11

Pra nao dizer que nao falei das (flores) foices e martelos.

Posted by Luana on 19:26
Existem assuntos controversos. Tem coisa que eh realmente dificil de encontrar uma resposta final, ou uma resposta simples e linear, como "sim", ou "nao".

Vou dar um exemplo pra voces. 

Aquecimento global.

Ha decadas que esse assunto vem aparecendo. Ha decadas que tem gente dizendo que o planeta esta ficando mais quente e que isso vai ser catastrofico pra todo o eco-sistema. Ao mesmo tempo, tem gente que acha que nao, cientistas que defendem que isso nao esta acontecendo, ou que eh o curso normal do planeta - ficar mais quente - sem qualquer influencia humana.

Como ter uma conclusao nesse assunto, quando tem tanta gente contra e tanta gente a favor? 

Bom... Se o assunto eh de expertise cientifica o mais certo eh perguntar para os cientistas que estudam esse assunto, certo?

Entao, uma maneira simples de comecar eh procurando por textos cientificos e ler quais sao os argumentos e quais sao as evidencias de cada lado.  

O Google ta ai para nos ajudar nessa ardua tarefa. Eu iria direto pro "Google Scholar", porque la voces vao encontrar artigos indexados, ou seja, que passaram por algum crivo (nao eh certeza de qualidade absoluta, mas eh o melhor que da pra fazer).   

As vezes eh dificil separar o joio do trigo, com tantos sites e blogs internet afora. Dando uma olhadinha rapida aqui eu achei um site da NASA que resume varias informacoes relevantes sobre o assunto. Eh a NASA gente, da pra levar mais a serio, nao da?

Nesse site, por exemplo, eles mostram evidencias, artigos, possiveis solucoes (o site eh otimo! Bora la ver!). 
 
Evidencia mais na cara do que nariz...
Outra coisa que da pra procurar eh a quantidade de gente - e quando eu falo gente, quero dizer experts no assunto, e nao a opiniao geral das pessoais - que concorda e que discorda do assunto em si. 

Por exemplo, existem cientistas criacionistas, arqueologos e biologos que defendem que o universo foi criado em (+ ou -) 6 mil anos. Mas qual eh a proporcao dessas pessoas em relacao a quantidade de cientistas que evidenciam suas pesquisas de que o universo eh (BEM) mais velho do que isso?

Se o assunto em si eh mensuravel: fisica, biologia, quimica, medicina, riqueza, pobreza, doenca, etc, entao quantidade de opiniao eh sim um fator importante na hora de tirar suas conclusoes sobre qualquer assunto. Porque mesmo com todas as evidencias, tenho certeza que tem gente (pesquisadores) que defendem que o holocausto nao aconteceu. 


Eu sei que muitas pessoas usam seu "instinto" pra acreitar em alguma coisa, ou nao. Na sua logica propria, pra aceitar uma informacao ou rejeita-la. Vamos ter um pouco de bom senso? Porque causa e efeito sao coisas muito dificeis de se relacionar, as vezes.

Sabe aquele seu conhecido que defende que negros sao mais propensos a violencia, porque a maioria da populacao encarcerada no Brasil eh composta de negros? Entao, ele esta usando sua logica de causa e efeito de uma maneira burra. Tem muita gente que faz isso, faz com coisas muito, mas muito mais sutis do que isso.

- Eu tomei gelado e sai no frio com os cabelos molhados e fiquei doente: frio causa gripe
- Meu sobrinho era uma crianca normal, quando aos 4 meses tomou vacina e "pegou" autismo: vacinas causam autismo
- Eu ja peguei zika e foi apenas uma gripe mais forte: vacinar contra a zika eh um exagero

Eu sei que as vezes eh dificil resistir. As evidencias-causas (falsas) estao la, na sua cara, gritando pra voce aceita-las! Mas aguentem, colegunhas. O caminho do conhecimento eh sim, dificil, requer tempo, requer trabalho, requer colocar o tico e o teco e trabalhar mais do que o costume. Eu sei que eh dificil, acontece comigo tambem.

Sabem o que que eu faco quando preciso - ou quero - ter alguma opiniao num assunto que nao eh da minha area de expertise? Eu busco as analises de quem realmente estuda essas coisas. 

Politica, por exemplo - eh! Acharam que era um texto inofensivo sobre ciencia? NA-NA-NI-NA-NAO! Vou tocar na ferida aberta - POLITICA NO BRASIL

Voltando... 

Minha formacao nao eh em ciencia politica, nao eh em economia, nao eh em gestao publica, nao eh em ciencias sociais... Entao, quando eu quero entender o que esta acontecendo com a politica no Brasil eu vou atras de quem entende mais sabe do assunto.

Eu assumo que essas pessoas sao esquerdopatas/fascitas porque as conclusoes delas sao diferentes dos meus pre-conceitos? Nao! Isso eh o mesmo que achar que cigarro nao mata, porque aquele meu tio fumou dois macos de cigarro a vida inteira e morreu aos 100 anos. 

Entao... Sucede que eu sempre fui uma critica ferrenha do PT. Sempre mesmo. Tenho um tio que era (era do verbo: tem ate vergonha de dizer que foi) filiado ao PT. Ele sempre teve discussoes calorosas com seu sogro que era (talvez ainda seja, nao sei), eleitor assiduo do Maluf. No meu caso, eu sempre achei a ideia do partido bacana, no papel, mas as atitudes muito contra-producentes: PT ate o final do governo FHC era contra tudo, meio dificil de dialogar. Sempre com um discurso de salvador da patria, detentor da verdade absoluta. Isso so da certo em filmes, gente, na vida real nao existe solucao final, salvadores da patria. Toda historia tem varios lados, sempre alguem sai perdendo. E todos os escandalos de corrupcao estao ai pra mostrar que, no final, ninguem veio salvar ninguem.

Enfim... PT entra no governo. Sao anos e anos de uma politica que eu discordo. Acho populista, acho errada em muitos aspectos. Nao que eu fosse team PSDB (muito menos PMDB, deuzmilivri!), mas como eu era muito crianca nos governos anteriores aos do PT, eu nao vivi na carne, no dia a dia, as cagadas dos governos anteriores, pra poder falar assim, de vivencia, entendem? Bem como eu nao vivi na epoca da ditadura militar. Sei que foi um horror, mas (gracassadeuz!) nao vivi essa epoca,

Ta... O que eu quero dizer eh que desde o ano passado, com as eleicoes pra presidencia, eu resolvi ir atras de (mais) evidencias. Porque comecei a ler o mesmo discurdo em tudo quanto foi lugar:

- A Dilma afundou o Brasil
- O PT quer instaurar um golpe comunista

O Brasil eh um pais democratico (cof, cof) e nas eleicoes vence quem tem mais votos. Eh uma coisa dificil de engolir, ainda mais quando voce: a) nao tem em quem votar ou b) ve seu candidato dos sonhos perder praquele que parece a encarnacao do capeta.

No meu caso foi a opcao a) acima. E eu vi que pra muitos, muitos mesmo, a opcao b) fazia mais sentido. Eu entendo, entendo mesmo. Numa democracia as pessoas pensam diferente e todo mundo tem o direito de expressar seus sentimentos. Mas sabem, por mais que isso doa, 50-e-tantas milhoes de pessoas votaram na Dilma, foi a escolha da maioria. O que que se faz com isso?

a) torce pra que o governo de certo, 
b) torce pra que a presidenta (voces podem reclamar o quanto for, tem os dois no dicionario) seja deposta

Eu, particularmente, acho paia ficar torcendo pelo pior. Eu nao fiz isso no governo Lula - q eu achava um horror - e muito menos no governo Alckmin (pera, deixa eu ir la vomitar, ja volto). O que da pra fazer, de novo, numa democracia, eh votar certo, eh cobrar quem voce votou, eh ficar em cima...

Ficar em cima nao quer dizer sair pelas ruas com uma pauta vazia. Chamar todo mundo (a.k. PT) de corrupto, dizer que a Dilma eh uma vagabunda e que esta afundando o Brasil nao eh assim uma pauta politica ao meu ver.

Mas voltando aos pontos que me interessaram:

- A Dilma afundou o Brasil

Nos temos sub-prefeitos, vereadores, prefeitos, deputados estaduais, deputados federais, senadores, ministros e presidente: num pais com mais de 200 milhoes de pessoas, 5570 municipios, sera mesmo que da pra botar a culpa de todo o mal numa pessoa apenas? Eh o mesmo que culpar Hitler, e so ele, pela segunda guerra mundial (se voce faz isso, meu amigo, corra pros livros DJA!)

O Brasil eh uma repuplica federativa: o presidente da República é Chefe de Estado e também Chefe de governo. Por ser federativa os estados têm autonomia política. Eu deixei a ultima parte em vermelho de proposito. Voces leram bem? Os estados tem autonomia politica. Voces podem vir nos comentarios me dar uma lista interminavel de motivos que fazem o governo Lula/Dilma um lixo (e eu vou provavelmente concordar com a grande maioria desses motivos), mas nao da pra jogar a culpa toda nas costas de uma pessoa apenas. 

A União está divida em três poderes, independentes e harmônicos entre si. São eles o Legislativo, que elabora leis; o Executivo, que atua na execução de programas ou prestação de serviço público; e o Poder Judiciário, que soluciona conflitos entre cidadãos, entidades e o estado. (peguei do Wikipedia). 

Sera que esta claro? Estamos todos juntos nessa. Culpar uma pessoa por todos os problemas do pais eh, no minimo, burrice e falta de vontade de entender como o sistema politico/economico no Brasil funciona - alias, no mundo! Porque aqui em terras elficas tambem estamos passando por uma baita crise economica, ta todo mundo no buraco! 

Isso quer dizer que eu defendo o governo da Dilma? Nao, jamais... Nunca votei nela (antes que alguem venha aqui com: "votou nela, votou no Temer, agora engole"). Mesmo nao tendo votado nela NENHUMA vez na minha vida, eu nao me acho menos responsavel pelo andamento do meu pais, afinal, eu tambem voto em prefeito, vereador, senador e deputados (morando aqui na Belgica, na verdade, eu so voto para presidente, mas quando eu digo "eu", quero dizer "eu, como brasileiro", entendem?).

- O PT quer instaurar um golpe comunista
  
Isso ai eh muito dificil de entender... Estamos em 2016. Barack Obama ja foi visitar Raul Castro, o Papa foi visitar o Fidel.. Logo, logo teremos um McDonalds Havana... A Perestroika fez 30 anos em 2015, o muro de Berlim caiu em 9 de Novembro de 1989... Gente, golpe comunista? Voces assistem TV, veem o que acontece na Venezuela e acham que vai acontecer o mesmo no Brasil? 

Ate hoje eu nao achei UMA unica analise de cientista social, filosofio, politico que seja que explique o real perigo disso ai (Reinaldo Azevedo e Olavo de Carvalho nao servem, ja adianto).  Fora isso, tanto governos Lula e Dilma seguiram economias bem capitalistas. Quantos anos mais de governo PT seriam necessarios pra esse tal golpe comunista? 

Vi gente dizendo que o Ministerio da Cultura (recentemente abolido pelo Temer), era a arma do governo pra instaurar o regime comunista no Brasil. Olha, se isso era verdade, entao os caras eram muito ruins no servico. 14 anos e eu nao vi nada disso. 

....

Eu sei que vai ter um gente lendo isso aqui e pensando que eu estou defendendo o PT - nao estou. Deixa eu repetir. EU NAO DEFENDO PT! 

Nessa histeria coletiva que tenho visto por ai, nao da pra me posicionar ao lado de gente que grita que eh tudo por causa da corrupcao, ao mesmo tempo que chama uma representante politica de "puta". Ou que acha o Temer mais competente do que o Lula porque ele nao fala errado. Qual a logica dessa gente? A mesma que faz com que comemorem a dissolucao do ministerio dos direitos civis, das mulheres, dos negros e da cultura, porque isso vai enxugar a maquina, ja que sao assuntos secundarios em meio a uma crise com 10 milhoes de desempregados? Ou que cancelar o servico do SAMU e das farmacias populares vai resolver a crise economica? 

Voces nao veem que, mais uma vez, sao os miseraveis que vao sofrer?


Eu me voltei aos que estudam esses assuntos. me voltei aos formados em politica, em economia, em direito... Fui ver os dados, fui ver se, de fato, nunca estivemos numa situacao economica tao ruim. Fui ver se, de fato, os crimes cometidos pela gestao Dilma sao tao serios quanto se diz e se, outros presidentes antes dela, nao fizeram exatamente a mesma coisa. Tem analises muito boas, dos dois lados, a favor e contra o Impeachment e, garanto, coisas que vao MUITO alem do simplismo de: PT afundou o pais/vamos virar a veneuela.

Da pra ser absolutamente contra o governo Dilma, ou contra o PT e ao mesmo tempo achar um absurdo como esse processo de impeachment esta sendo conduzido. 

Isso aqui eh so mais um texto de internet... Nao tem metade das coisas que eu queria dizer... E pra ser bem sincera eu ja me arrependo de postar esse texto. 

Por fim deixo uma analise muito interessante do Leandro Karnal, sobre crise e perspectivas.


E tambem anuncio que vou fechar esse blog. A principio deixarei apenas para alguns leitores (me mandam email no murphymeama@gmail.com) e depois eu vejo o que eu faco. 

ATUALIZACAO: 

Gente, eu vou deixar o blog fechado para leitores condidados (e nao fecha-lo de vez). Eh o que da pra fazer em tempos de e-mails mal criados e gente louca (mais louca do que o comum). Tem uma porrada de assunto que eu queria tratar, compartilhar, discutir, mas por hora eh melhor selecionar um pouco quem vai ler. 

|

11 Comments


Tempos estranhos... tempos estranhos...

O que eu acho ficou resumido aqui: http://nadademais1.blogspot.com.br/2016/04/aqueles-pensamentos-aleatorios-entre-eu_25.html

e se me der a graça: alvesc80 gmail com


De primeiro - Fico triste que você vai fechar o blog, gosto de seus textos.
Não que eu esteja muito assídua no meu, rs
De segunda - Concordo muito com seu texto. Votei na Dilma por falta de opção.
Jamais votaria/rei no PSDB, não concordo em nada com o programa
partidário deles. Dito isso, o governo da Dilma é pouco defensável, mas o congresso não deixou passar nenhuma das propostas dela. A reforma ministerial que agora o Temer diz ser sua é a mesma que ela propôs em janeiro!!! Enfim entre erros e acertos, ditadura comunista é de rir até o fim do século e sim foi um golpe, se o judiciário não fosse tão partidário essa palhaçada tinha acabado o ano passado. Ser democrata está longe dos movimentos que ora se apresenta no Brasil como salvadores da Pátria.
De terceiro - Acho o Leandro Karnal uma das mentes mais lúcidas do país
atualmente.
Beijos e mais beijos depois do textão!


Luana, concordo muito, MUITO. Eu sempre tive sérias restrições contra ao PT, mas não deixo de ficar decepcionada com o rumo que eles escolheram para si. Porém decepção é uma coisa, passar por cima de decisões democráticas com argumentos rasos é outra. Eu falei um pouco disso no blog, porque acabei chorando de raiva no dia da votação do impeachment na Câmara. Raiva e vergonha, senso de injustiça, me bateu um desespero danado. As vezes eu fico olhando pro mundo e penso que as pessoas estão loucas. Aqui é essa onda direitista, nos EUA o Trump, na Europa esse monte de partido conservador ganhando espaço, sei lá... me dá muito medo.

Enfim, que pena que o blog vai "acabar". Gosto de ler as coisas aqui, são sempre lucidas e/ou engraçadas haha. Se puder me add na lista de emails, gabrielatmilan@gmail.com

Beijos!


Você escreveu brilhantemente (como sempre) aquilo que eu penso/sinto e nunca conseguiria colocar em palavras.
Não sei que rumo as coisas vão tomar... como disse a Gabi, ando com medo... e não pela saída do PT, pois inclusive, todos esses retrocessos que estão acontecendo, começaram com eles... sempre com a desculpa da governabilidade eles abriram cada vez mais e mais espaço para o conservadorismo... Nossa elite e classe média me dá ânsia... e meu cérebro agora entrou no meio de um ciclone de tantas coisas que eu tenho na cabeça...
Beijos mil amiga, e claro, não esqueça de me adicionar vivivallar@gmail.com


Olha, nem sei o que dizer. Não sei porque admito que sempre gostei (e MUITO) do PT, e não tenho vergonha alguma de falar isso. Concordo que cometeram alguns erros mas continuo achando que foi, de longe, o melhor governo que o país já teve. Mas enfim, o que eu quero comentar não é isso... o que eu quero comentar é que ler um texto como o seu dá até uma baixada na minha bola, porque em tempos como esses eu fico totalmente pilhada e desanimada com tudo. E lendo isso consigo esfriar um pouco a cabeça e ser mais racional. Dá uma tristeza ler algumas coisas na internet, é tanto preconceito e discriminação...
Eu li esse texto aqui https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1794276730803736&id=100006642782773&__mref=message_bubble e apesar dele ter um quê de teoria da conspiração, ele traduz exatamente como me sinto em relação a todas as medidas tomadas por esse pessoal que entrou agora: profundamente triste e atônita. Eu sempre gostei de política, desde o colégio, e sempre li muito sobre, talvez por isso tenha uma paixão exagerada pela esquerda. Enfim... seu texto só nos mostra quão inteligente e sábia (pq é muito diferente, né?) você é. Tenho visto muitas pessoas que acham que sabem de tudo e se recusam a pesquisar e estudar algo. Eu, particularmente, acho que estamos sempre aprendendo e sinto que não tenho tempo suficiente para saber tudo que eu deveria saber. Muito obrigada por mais um texto maravilhoso!

Agora me diz, pq será que os blogs estão assim? Esses dias mesmo conversávamos sobre isso :-/ Todos fechando ou deletando... uma pena, era uma comunidade tão legal! Se puder me dar o convite, meu email é juliedutra@gmail.com

Beijinhos


Eu confesso que antes da universidade nunca fui muito engajada politicamente falando, mas de uns anos para cá tenho ficado mais consciente. Acho muito triste a forma que tudo aconteceu, mas percebo que muita gente não faz essa "investigação" que você falou. Parece que quanto mais estudo, mais desanimada fico, porque parece que só tem corrupção aqui. Mas entendo que existem coisas boas e ruins nesse âmbito.
Gostei muito da sua visão e acho que estudar é preciso sempre! E vim parar aqui por causa de uma indicação no twitter. Já estou lendo os outros posts! Adorei!

:)


Nunca votei no PT mas obviamente não existe um único culpado ou razão para a situação do país chegar onde chegou, a não ser uma conjunção de fatores muito bem descritas no teu texto..eu até ia discorrer um pouco mais, mas aí me dei conta daquele trecho final de que o blog será encerrado e já me perdi toda, páaaaa!!! Cortou total minha linha de pensamento. Agora quero saber se preciso deixar meu email aqui ou o que fazer, acabou meu comment, fiquei sem reação...Lá vai:madeleine.muller@gmail.com (ai, Lu, fiquei meio estranha ao ler isso...)


Então cara, que difícil a situação pra todos neh, cada um com seus problemas, seja essa crise econômica e política, seja EI explodindo tudo, crise migratória... ai pare o mundo que eu quero descer. Bom, nunca fui petista, mas acabei votando em Lula e em Dilma por falta da terceira linha com chances reais e ó para o pobre não foi de todo ruim, eu por exemplo nunca tive nem perspectiva em outros governos, morando no interior da Bahia, longe de tudo, filha de um vaqueiro com uma dona de casa e não é que com o governo petista eu finalmente consegui cursar a faculdade, com trancos e barrancos, formei-me e até então venho trabalhando direto, com melhor salário, já consegui ir 2 vezes passar férias na Escandinávia, coisa que nem passava na minha cabeça. Por essas e outras, afirmo que governos piores já passaram e nada fizeram em benefício dos menos favorecidos e agora com esse golpe, o que será de todos nós brasileiros? O país está dividido, parece guerrinha de torcida organizada e os políticos estão lá dividindo os lucros, que chegou a vez deles, nem que seja na marra, como foi. Bom, também dei um tempo no meu blog e acabei não voltando mais, espero que você continue com o seu, adoooooro! Adiciona meu e-mail, por favor: luroque25@hotmail.com


Eu sou uma completa ignorante quando o assunto é política. Nos últimos tempos de tanto ouvir e vivenciar tenho tentado entender e aprender um pouco mais. É meio que aquilo que você disse, a gente tira conclusão de acordo com nossa vivência e nem sempre isso é o correto. Tenho tentado muito entender os dois lados, ver o que faz ou não sentido, de acordo com informações reais e não com meu achismo, e até agora aparentemente eu sou da turma dos isentões. Cada lado tem duas razões e muitas vezes os dois lados também possuem defeitos terríveis. Não boto minha mão no fogo por ninguém e fico torcendo pra que as coisas deem certo, fazendo a minha parte pra não entrar no time dos que são contra a corrupção, mas não perdem a oportunidade de se dar bem. Enfim, esse é um comentário aleatório sobre alguém que ainda precisa aprender muito e não faz ideia de como tentar continuar de boua por aí sem levar pedradas de pessoas que acham que a opinião delas é a única válida.
E sobre o fechar o blog, por favorzinho, não me deixe de fora!!! Adoro suas opiniões seus causos! (luafernandez@gmail.com)
Beijo!


Ai Luana, é tão difícil falar de política. Sabe a minha impressão? Que tudo virou uma máfia, de baixo pra cima e de cima pra baixo. Você começa a ver que a coisa ficou feia quando não reconhece mais a própria cidade onde nasceu. Sim, porque a nossa relação com política começa com a nossa cidade, o nosso berço. Se as pessoas que se dizem "da terra" usam e abusam do poder, se favorecem e esquecem de trabalhar pela cidade, imagina quando isso vai se distanciando, se tornando maior? Comandar um Estado? Um país todo? Eu penso que cada pessoa que está ali desempenhando uma função pública, social tem que ter a decência de não se corromper e de cumprir honestamente o seu papel. Seja quem for, desde o gari na rua, a quem vota por uma lei na câmara, no congresso, senado.
Eu fui uma admiradora das ideias do PT, mesmo porque tive um professor PTista. A gente acreditou neles! Hoje este professor se mandou do país há anos e quando o encontrei aí na internet, ele parece que sofreu de amnésia, sabe? hahahah
Também acho que a Dilma foi feita de "laranja", comandada.
Como você, também não estou no Brasil, fica difícil saber o que teria acontecido comigo, mas pelo que sei, muitas pessoas que eu conheci, profissionais super qualificados estão na rua da amargura. Aí fica difícil quando você sabe que do seu circulo, muita gente está em apuros! Triste! Espero que estes políticos agora façam algo, porque a crise, uma hora, vai chegar neles também! Aliás, já chegou pois perderam totalmente a credibilidade. E nos resta torcer por um Brasil melhor!


Infelizmente, o que eu vejo é muita gente com preguiça de tentar entender o que acontece. É bem mais fácil simplesmente aderir a uma coreografia ou reproduzir um discurso de ódio que nem eles mesmos sabem de onde veio, sabe? Você pergunta duas coisas e, pela falta de conhecimento e/ou argumento, a pessoa se exalta logo no foradilma (...)

Eu tenho prestado muita atenção no que as pessoas escrevem a respeito disso, tenho tendado me informar em outras fontes.. mas tá difícil demais conviver com a intolerância generalizada.

Quanto ao fechamento do blog........ me adiciona na listinhaaa!!!
blogretratoembrancoepreto@gmail.com

Um beijo!

Web Analytics

Copyright © 2009 Hunfs All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.