10

Os artistas vagabundos

Posted by Luana on 16:05
Pera, pera, pera, pera, pera!!!




Nosso presidente em exercicio acabou de entrar e, dentre as muitas coisas que ele resolveu mudar, esta a extincao do ministario da cultura... 

- Noticia antiga, Luana, porque ele ja voltou atras...

Verdade! Mas sabem... Na semana em que o novo ministro da saude afirma que haverao cortes no SUS e lembrando que, em 2014, o Senado resolveu perdoar uma divida dos planos de saude de mais de 2 bilhoes de reais, eu acho meio estranho ter visto tanta gente chamando artista de vagabundo por reclamar dos cortes na cultura, especificamente. Eu percebi que tem uma parcela grande de pessoas que acha mais absurdo artista reclamando, do que corte em servico publico de saude...

Uma das coisas que eu mais li foi que artista eh tudo vagabundo que vive as custas do governo. Alias, semelhante teoria eh usada pra qualquer pessoa que receba ajuda social: tem bolsa familia? Vagabundo! Tem cotas? Vagabundo! Vai pro exterior pelo Ciencia sem Fronteira? Ai nao, ai eh merito, afinal, estudou tanto... bla, bla, bla...

Merito? Merito eu tenho apenas por ter conseguido nota maior no vestibular comparado aos coleguinhas de mesma classe social que a minha, meus amigos. Os anos de escola particular, nao ter precisado trabalhar na adolescencia, ter comido muito Danoninho na infiencia... Isso nao eh merito nenhum...

Mas vamos voltar aos vagabundos artistas...  

Bom... De onde as pessoas tiraram a ideia de que sao vagabundos? 

Vamos fazer uma rapida leitura da lei Rouanet de que tanto as pessoas reclamam? VAMOS!

A lei Rouanet (1991) foi sancionada pelo entao presidente FHC - PSDB, pra quem nao sabe - e ela nao concede dinheiro a torto e a esquerdopata direito pra Maria Bethania recitar poesia, ou pra Claudia Leite escrever um livro de memorias. Eh uma lei de incentivo fiscal... Ela permite que artistas tenham suas obras patrocinadas pela iniciativa privada.

Quer dizer que se, por exemplo, uma empresa doar 1 milhao, ela nao vai pagar 1 milhao em impostos?

NAO! Quer dizer que parte do imposto que a empresa pagaria de qualquer forma vai ser direcionada ao projeto selecionado... E quanto isso quer dizer?

1) Empresas, até 4% do imposto devido;
2) Pessoas físicas, até 6% do imposto devido. (daqui e aqui)



E o que a empresa/pessoa fisica ganha, ja que ela vai ter que pagar impostos de qualquer maneira?

Empresa: projecao... Porque clientes, comunidade, parceiros comerciais costumam gostar de acoes assim. Vai me dizer que voce nao compra numa loja/empresa que incentive a cultura? Eu compro... 

Pessoa fisica: ajudar artistas nos quais voce acredita... Como voce acha que Da Vinci e afins viviam? Eles tinham patronos... Same old thing... Cultura, arte, musica... Qual o valor de uma obra? Quanto vale o trabalho de um artista? Tem gente que acha que vale muito e eles pagam pra que alguem com talento trabalhe... Acho justo! Faria igual, alias...

Agora... Muita gente tem reclamado que esses artistas que recebem incentivo pela lei Rouanet sao uns vagabundos que nao trabalham e nao pagam impostos...

Gente.. Vamos, novamente, colocar tico e teco pra funcionar? 

Pensa, por exemplo, num diretor que pede incentivo para um filme... E se eu fosse fazer um filme sobre buracos-negros-quanticos-ondas-gravitacionais-quarks?

Quantas pessoas sao necessarias pra fazer um filme? Um filme simples, nao estou nem pensando num Star Wars, ou Senhor dos Aneis... 

Pra ter um filme voce precira de uma historia, certo? Supondo que eu mesma escrevi a minha historia e nao vou precisar pagar direitos a historia de alguem (que eh bem comum, como adaptacoes de livros) eu ainda vou precisar de um roterista (em muitos casos sao varios, mas aqui estou sendo humilde e so pedi um). 

Eu, auto-entitulada diretora do meu filme, vou precisar de um produtor pra procurar financiamento, contratar as pessoas, selecionar os atores. Vamos supor que eu precise de, sei la, uns 5 atores apenas.  Mesmo assim, precisaremos de maquiador/cabeleireiro, figurinista, dubles, extras, editores, experts em efeitos especiais e tecnologia. 

Ate ai, contem comigo, eu precisaria de: um diretor, um roteirista, um produtor,. cinco atores, um maquiador, um cabeleireiro, um figurinista, um duble, dois extras, um editor, um expert em edicao/efeitos. Somaram? 16 pessoas. Isso pra um filme BEM simples, com 5 atores apenas... Pensem nisso, voces que adoram grandes producoes... E aqui eu nao estou incluindo distribuicao e divulgacao do filme, ta?

Bom, todas essas pessoas recebem salarios, certo? O dinheiro vindo da captcao da Lei Rouanet, por exemplo, eh usada para pagar salarios. Nao somente salario, ela paga material tecnico (cameras, filmes), roupas, instalacoes... 

16 pessoas recebendo salarios... Sao 16 pessoas pagando impostos - SIM amiguinhos! Como pessoa fisica voce paga imposto, ta? 

- Mas sao impostos de um dinheiro que ja era do governo... mimimi whiskas sache

Sim, colega, mas vamos pensar um pouco?

16 pessoas empregadas sao 16 pessoas que consomem... que pagam escola dos filhos, que pagam prestacao das Casas Bahia, que pagam o pingado na padaria, e a conta de luz, e o ingresso do show da Beyonce... Entende? Economia segue seu fluxo...

- Mas esse dinheiro poderia ser usado pra educacao/saude e nao eh... 

Bom, que eu saiba - procurei no Google, nao achei nada concreto, se alguem achar me passa - a porcentagem de arrecadacao que vai pra educacao ou saude nao depdende do quanto se destina a outras coisas...  Quero dizer que, dinheiro que vai pra oficina de capoeira em favela (cultura), nao esta sendo tirada do previso pela uniao para saude e educacao... 

Na verdade, o que eh tirado da saude e da educacao sao coisas como 2 bilhoes de reais perdoados dos planos de saude, ou merenda escolar roubada... Precisaria fazer umas contas, mas chuto que o impacto eh maior, hein? 

- Mas no lugar de dar incentivo ao micro-empresario, o governo banca vagabundos artistas de esquerda..

Novamente, eu nao vejo a relacao direta... O governo nao da o incentivo necessario ao empresario? Entendo... Acredito que em outros paises mais prosperos o empresario tenha mais facilidades, nao sei... Contudo, a culpa disso eh de quem? Do artista? 

Eu, cientista, cansei de ver projetos importantes serem recusados por motivos politicos falta de dinheiro, jamais pensei em culpar a Maria Bethania, ou o micro-empresario...  

- mas a lei esta sendo usada pra artistas ricos que nao precisam... bla, bla, bla

hunnn... Sera que tem, em algum lugar, uma lista de todas as concessoes? Eu nao duvido que tenha casos questionaveis... Na ciencia tem, porque nao teria na cultura? Mas, mesmo assim, tanto ciencia quanto cultura sao coisas que se auto-provam, sabe? 

Boa ciencia gera boa ciencia... o mesmo pra cultura... Projetos cientificos ruins que recebem dinheiro nao duram muito, ou nao tem projecao internacional... 

E aqui tem um artigo muito interessante de quanto um empresaio paga de impostos no Brasil.   

Com esse post eu quero apenas dizer que: a culpa eh das estrelas nao eh dos artistas, gente! 

------

Alias, aposto que a grande maioria de voces sabem a histoira de Van Gogh... O pintor ruivo holandes? 

Entao, eh consenso que ele era um genio, que os quadros dele sao lindos... 

O cara morreu pobre, se suicidou... Nunca vendeu UM quadro em vida... Suas ultimas palavras foram: "The sadness will last forever" (a tristeza durara pra sempre)

Por toda sua vida adulta ele foi mantido financeiramente por sua familia, especialmente por seu irmao.

Nos dias de hoje - e provavelmente naqueles dias tambem - o jovem pintor seria visto como um "vagabundo" da familia, que nao quer trabalhar e apenas viver de sua "arte" (textoes no facebook usariam muitas aspas para descreve-lo)... 

Deixo-vos com o meu quadro preferido do vagabundo ruivo... =D




|

10 Comments


Gosto de ver sua paciência em explicar tudo direitinho... já passei por essa fase. Hoje em dia estou amargurada e acho que todo mundo entende muito bem o que está rolando, só prefere ver da forma que lhes convêm. :(


O problema que acho na lei é uma que vc colocou no seu post: qual filme é mais facil para recardar recurso, um grande com o hassum ou um alternativo...

O que é uma ironia, uma coisa capistalista (maiores projetos tem mais patrocinio) é o grande problema de uma lei que sustenta vagabundo comuna.


Nossa, tão bom ler algo sensato!! Concordo que a lei precisa ser revista,que casos como o da Claudia Leite deveriam aparecer pra mostrar o que está fora da curva e deveria ser ajustado,e não como se fosse a única pessoa beneficiada pela da lei. Mas parece ser muito difícil entender isso..
Maíra


Como você é paciente para explicar tudo...nossa, admirável! Eu estou spechless com a situação do Brasil, 0 paciência também e muito triste como o pessoal dividiu tudo em bem e mal e pronto. Lamentável. Gostei do texto, vou mandar para algumas pessoas. O do post passado também :)


Lu... como eu queria, como eu QUERIA que sua coerência fosse algo mais fácil de se ver por aí.
Tá tão difícil... tá dando uma preguiça das pessoas...
Obrigada pelo respiro no meu dia!!!


Amiga, sinto lhe dizer, com as 16 pessoas listadas você nem começa. Faltou: um iluminador (não é um diretor de fotografia, afinal não queremos luxo), um cenógrafo, um cameraman (a câmara é um equipamento e não vem com o profissional que opera), um captador de som e um analista de imagem. E já que não queremos luxo, dispensamos a arte (o cenógrafo faz), dispensamos os camareiros (um homem e uma mulher), a figurinista faz, dispensamos o coordenador do set, achamos um amigo para fazer, afinal ele não vai receber. A lista é grande. A Lei precisa ser revista, por mil motivos, mas nenhum dos motivos que rola na internet! É fácil dizer que grandes empresas querem grandes projetos, é verdade, mas elas são mais inteligentes que isso, a maioria também aprova projetos alternativos, filmes experimentais, livros coletivos e etc. Todos os profissionais envolvidos pagam impostos e movimentam a economia, muito mais que imaginam a vã filosofia de quem chama artista de vagabundo. Só para você saber, em 2014 a cultura movimentou 2,4 milhões de reais, isso inclui da estrela até o motorista dos caminhões e as pessoas de limpeza! Você sabe, me senti pessoalmente ofendida. Desculpe-me o textão. Beijos


Se vc escutasse entrevistas de grandes personalidades da tv, música, teatro muitos já disseram que foram chamados de vagabundos, de mulher da vida e bla bla bla...porque mulher que queria ser cantora, atriz era chamada de mulher da vida. E olha que nem devia ter SUS rs O que me assusta é que parece que estamos regredindo na nossa humilde evolução. Artista é vagabundo? Mas todo mundo vê novela, copia o modelito da atriz, o corte de cabelo, vai em cinema e ainda forma filas quilométricas qua do o ingresso é grátis...vai entender. Agora tem que ver onde que é o rombo...tem muito mais vagabundo usando terno e gravata e dabemos onde se encontram.


Adorei seu post Luana. Eu não ando muito por dentro do que anda acontecendo nessa mudança de presidente. Ouvi dizer da extinção do ministério da cultura, mas não sabia que tinham voltado atrás.
A Lei Rouanet é só um dos incentivos à cultura que o ministério da cultura oferece (ou oferecia?). Eu fui para a Finlândia graças a uma bolsa de intercâmbio do ministério da cultura. Sou da área da educação musical, meu projeto focava formação de professores de música para atuarem com alunos com deficiências, e mesmo assim fui contemplada! Olha a abrangência do meu projeto: música, educação, educação musical, educação de professores, educação especial... realmente, é muita vagabundagem minha querer dinheiro do governo para me aprimorar lá fora em uma área que quase não se pesquisa no Brasil.
Com certeza devia haver muita corrupção neste ministério também, e infelizmente há essa coisa de liberar verba para show de cantor sertanejo (que já está milionário) ou para artistas que já tem carreira sólida no lugar de liberarem dinheiro para quem precisa. Isso não entendo, mas querer acabar com um ministério e chamar artista de vagabundo é demais né?


Luana sempre sensata e paciente <3 (a parte do paciente é só vc mesmo huahuahha) Acho que o problema é q as pessoas acham q qq um q não sejam elas mesmas são vagabundos. É mto fácil julgar sem entender o contexto e se colocar no lugar. Acho que as pessoas fazem isso por terapia, de xingar os outros por esporte pra aliviar o estresse do dia a dia. Ah, aproveita o momento e abre uma categoria aqui no Blog chamando "Luana explica".


olha, eu já gostava da seçäo 'ciência for dummies" desse blog. mas a de política eu tô gostando ainda mais :)

p.s.: dica pro próximo post político, cientista: https://pbs.twimg.com/media/CkSzG1AXIAEaVPA.jpg (P&D= pesquisa e desenvolvimento)

bjo

Web Analytics

Copyright © 2009 Hunfs All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.