9

Como os atentados de Bruxelas me afetaram.

Posted by Luana on 19:01 in ,
Esta nos rascunhos desse blog que vos escreve um texto falando sobre os atentados aqui na Belgica. Algumas pessoas me pediram para escrever sobre isso. Outras, se lembraram de mim e vieram ate aqui perguntar se estava tudo bem (coisa mais linda desse mundo essas ligacoes que a gente tem com gente que escreve blog, ne? Nos sentimos intimos da pessoa). Ja se passaram algumas semanas e eu ainda nao estou nada feliz com o meu texto. Eh um assunto muito complicado. Nao eh facil falar sobre isso, porque eu nao sou belga, eu nao cresci aqui, eu nao entendi direito a dinamica dessa gente. Tenho lido muitas coisas, ja tenho aqui uma opiniaozinha em formacao, mas nada que me deixe a vontade de sair por ai divulgando.

Tambem porque o que eu acho que envolve os atentados na Franca e na Belgica (e no Yemmen, e na Tunisia, e na Turquia e no Egito, e na Siria...) eh uma coisa muito maior do que "um grupo malzao-terrorista que quer matar todo mundo, isso nao tem nada a ver comigo, eu jamais faria isso"... Porque eu vejo discursos de odio muito parecidos nas discussoes de politica no Brasil, nos grupos terroristas, nos torcedores de futebol.. Discurso de odio diretamente ligados a falta de empatia... Porque so falta de empatia faz uma pessoa achar que "bandido bom eh bandido morto", ou que "esse pobres ficam tendo filhos pra ter bolsa familia", ou "onde ja se viu cotas, eh muito mimimi essa historia de racismo" ou ainda "imigrantes so trazem problemas"...

Uma coisa que eu vi bastante depois dos atentados de Paris e de Bruxelas foi a quantidade de gente falando: "nossa! Eu ja passei ali, ainda bem que nao fui eu"... Eu entendo porque a gente fala isso, porque logico que entre o proximo e eu, todos (quase todos, sera?) escolhem "eu". Mas eu acho uma coisa muito egoista de se dizer, porque enquanto a minha mae esta muito aliviada que nada aconteceu comigo, existem hoje muitas familias que ainda choram seus entes queridos. Eu nao consigo nao pensar nisso. 

Acho que isso tem me incomodado ha muio tempo. Eh o que me impede de terminar de contar sobre a minha viagem pra Tanzania. Porque so falta de empatia, so puro egoismo humano pra um pais tao lindo, com pessoas tao interessantes e capazes, ser tao pobre... Eh como se uma culpa me corroesse, sabem? De pensar que eu passei dias em frente ao mar, bebendo e comendo do melhor, sendo servida por pessoas que NUNCA terao acesso a nada daquilo - em seu proprio pais! Eh horroroso... 

E... Bom... Eu nao vou entrar nesse assunto agora, porque, como ja disse, eu ainda nao tenho todos os pedacos que acho necessarios pro meu texto...

Mas eu queria contar uma coisa minimamente relacionada ao atentado em Bruxelas que me afetou... Eh coisa idiota, gente, nao esperem nada serio... So que eh um pouco irritante e absurdo, entao tinha que vir pro blog. 

Quem segue esse blog (voces estao ai? Ainda existem leitores de blog?) deve se lembrar na epopeia que foi pra conseguir tirar minha carteira de motorista aqui em Narnia Molhada do Sul... Desde entao, eu sou uma feliz motorista em terras elficas. 

Meu carrinho eh meio velho. Foi comprado usado, pelo maridon, e depois eu fiquei com ele, quando maridon comprou um novo... Depois de 6 anos ele nunca nos deixou na mao, ate o dia 22 de Marco, quando ele deu um erro no computador de bordo e ficou engasgando. Levei-o correndo ao mecanico que sempre levo (pra trocar oleo, essas coisas).

Chegando la, deixei o documento do carro em maos do dono do estabelecimento. Enquanto ele fazia toda a papelada - o carro ficaria por la alguns dias - entrou uma mulher, muito calma, porem seria, pra buscar sei la o que.. Eram umas 08:30 da manha... Ela disse pra todo mundo: "duas bombas explodiram no aeroporto de Bruxelas"... Ela nao disse "AI MEU DEUSSSSSS!!! MINHA NOSSA SENHORAAAAA!!! TA ACABANDO O MUNDOOOOO!!! TAO ATACANDO BRUXELAS!!!", entao demorou um pouco pra todo mundo se ligar no que estava acontecendo... O dono da mecanica ligou o radio e eu, mais uns 5 ou 6 belgas, ficamos ouvindo as noticias, muito chateados e preocupados, todos nos. 

Nessa, o cara terminou de fazer a papelada, me disse que ligaria quando o carro ficasse pronto e tchau.... Eu perguntei sobre o documento do carro e ele disse: "fica aqui comigo, eu devolvo com o carro". Bele, liguei pro maridon, que foi me buscar e vida que segue...

Aquele dia 22 nao foi um dia comum pra ninguem aqui na Belgica... Alguns boatos de bombas, o excercito na rua, medidas de seguranca... A policia mandando as pessoas ficarem em casa, escolas fechando... Nao foi um dia normal pra mim, nao deve ter sido pros caras da mecanica...

Dia seguinte eu liguei pra saber do carro, ele ja estava pronto... Fui ate la busca-lo, mas quem me atendeu foi um rapazinho. Eu paguei, peguei as chaves do carro e perguntei: "cade o documento do carro?" e ele "esta dentro do carro".

Entrei no carro e, como ja estava escuro e tarde, resolvi ir embora...Contudo, todavia, porem, uma vozinha me disse: "procura o documento"... Sabe aquela vozinha que a gente as vezes ignora e depois se ferra? Aquela que fala assim "nao namora esse babaca, fia" e voce vai la e namora? Ou aquela que fala "nao come esse quindim" e voce PAH, come e tem aquela baita diarreia? Entao, eu ja me lasquei tanto por nao ouvir essa vozinha que, no lugar de ir embora, comecei a procurar o documento...Nao estava la... Maridon, que estava no outro carro, veio ver o que estava acontecendo.. Nada do documento.. procuramos e nada... Chamamos o rapazinho e ele tambem procurou (primeiro ele disse "voce deve ser procurado errado")... E nada.. Nao estava la...

Rapazinho ligou pro chefe, que foi quem me atendeu, e o cara disse "eu sempre coloco o documento no carro, tem que estar la".. NAO ESTAVA!!! Dai ele disse que ia procurar no dia seguinte e me ligaria...

Jacare ligou? Nem o cara...

Liguei pra ele na hora do almoco e ele: "eu sempre deixo o documento no carro"

eu - fio, eu ja procurei, meu marido procurou, seu empregado procurou e nao esta la...

tio - eu vou ligar pros meus outros clientes, mas eu tenho certeza que coloquei no carro... Te ligo mais tarde. 

Jacare ligou mais tarde? Nem o tio..

Liguei bufando...

eu - E ai, fio?

tio - liguei pros clientes, nao esta com eles... Mas pensando agora, eu lembro que te dei o documento de volta e voce guardou na sua bolsa.

eu - nao entregou, nao

tio - entreguei sim.... agora lembrei, tenho certeza...

eu - tem certeza, amigao? Primeiro voce tem certeza que estava dentro do carro, depois foi ver com outros clientes e agora a sua certeza mudou pra me culpar? 

tio - olha na sua bolsa, esta la.. TU-TU-TU

Sim, senhorar e senhoras... O tio estava cagando e me deixou falando sozinha...

Liguei bem puta pro maridon, contei tudo pra ele... Ele, que estava num dia bao, resolveu ir ate la, pra descontar em alguem a frustracao de alguma coisa relacionada ao trabalho (nao aconselho... hahaha... ). Dali algum tempo ele me ligou: "o cara ta falando que voce que perdeu".

Meu amigo, se tem uma coisa que mata de odio eh gente que faz merda e nao assume. Se o cara tivesse dito: "nossa, nao estamos achando, vamos ter que pedir um documento novo, me desculpe" a vida seguia, porque erros cometemos todos... Agora, a criatura insistir que a errada sou eu?

Liguei pro cara... E nessas horas o holandes enrola com o ingles, que xinga em portugues... A minha furia era tanta que o cara disse: "moca, fica calma, eu vou pagar por qualquer custo relacionado, vou ligar na policia e ver o que precisa ser feito, dai te retorno a ligacao"

JACARE LIGOU?????????

Mano... Olha... Eh horrivel dizer que, enquanto a maioria das pessoas por aqui estavam preocupadas com os atentados, eu estava querendo explodir a cara daquele tio no tapa. 

Liguei pro cara DE NOVO e ele: "tem que levar o carro na policia, fazer um BO e pedir um documento novo no DETRAN*, eu vou pagar, mas eh voce quem tem que levar o carro la, porque ele eh seu".

Feliz e saltitante, fui ate a delegacia fazer um BO. Chegando la o policial perguntou o que tinha acontecido e quando comecei a contar a historia ele: "ahhh... Voce eh a cliente do mecanico X?" (cidade pequena, com poucos problemas) "ele me ligou aqui, dizendo que voce perdeu o documento e precisava de um novo..."

So nao bati na cara do policial, porque quando eu bufei que tinha sido o mecanico, nao eu, ele apenas deu de ombros e escreveu a minha versao no BO... EIKE ODIO!!!

Depois de pegar o BO ainda tivemos que levar tudo pra nossa seguradora e fazer o pedido, desde entao, o documento novo AINDA nao chegou e eu estou dirigindo por ai com um atestado da policia. Sao tempos otimos pra sair por ai sem documento, ne?

Agora... RUFEM OS TAMBORES!!!

Chegando em casa hoje... O que tinha na minha caixa de correio?

ACERTOU QUEM DISSE O DOCUMENTO DO MEU CARRO!!!

Enviado por quem? Pelo mecanico... Aquele senhor que tinha CERTEZA que eu que tinha perdido...

Veio algum pedido de desculpas na carta? Nao!

Esta pra nascer o belga que vai assumir a responsabilidade por alguma cagada e se desculpar...

FIM  

|

9 Comments


Nossa, a cada parágrafo seu eu me enchia de raiva desse sujeito também!!!!
No fim deu tudo certo, mas o cara perder seu documento, achar e não pedir desculpas foi o fim da picada!

Quanto aos atentados, creio que vc deva sentir muito medo de estar por esses lados com tudo isso acontecendo. Quem está longe não tem nem como medir a situação. Eu espero que as coisas melhorem.


Ainda existe leitor do blog Siim o/
E tem que existir blog pq o leitor (eu) ainda espera um dia ler sobre a Tanzânia :)
Maíra


gente irresponsável existe em qualquer canto do mundo.tem jeito não.
Quanto aos atentados,mesmo pra você que mora aí,também é difícil pra quem assiste de longe.Faz a gente pensar, aonde vai parar a humanidade.aonde tirar vidas vai resolver algum problema.vai fazer enxergar o ponto de vista deles. É difícil opinar.o negócio é ter fé que tudo vá dar certo,porque senão, nem saímos da cama.

bjs


Ainda tem leitores do blog: Siiiiim... vários, então, não pare... hehehe
Meu, que ÓDEEEEEOOOOO... vc já arrumou outro mecânico né?! Agora dá vontade de voltar lá e na delegacia com a cartinha... olha só a CERTEZA desse puto... humpf.
Lu, entendo perfeitamente essa culpa... é horrível essa sensação, e o sentimento de impotência então?!!
Saudades sempre de você... adoro nossos papos. Fica bem!

Bjão


cara, tu devia ir lá esfregar o documento na cara dele. ai que ódio!
num tem como queimar o filme do cara por essas bandas aí, näo?! ele merece.


Não se espante se a oficina explodir qualquer hora rs Porque me diz o que a gente tem vontade de fazer com uma criatura sem noção como esta? Pelo visto, belga não é diferente de holandês neste quesito. Eles nunca assumem a responsabilidade. Se deu errado foi culpa de qualquer coisa, pessoa, mas NUNCA um engano ou erro dele. Pelo visto belgas e holandeses não erram e nem se enganam! hahaha
Realmente estes atentados todos têm mexido comigo...não consigo me animar a planejar um passeio porque a gente bem sabe que milhoões estão sofrendo por aí...sabe quando vc pensa...eu sei que a vida continua mas a gente sente algo no ar que não tá legal!
Que bom saber que está tudo bem e que vc voltou a escrever por aqui. Bjs


Não vou entrar nos detalhes dos atentados, pois como você disse é muito complicado, mas eu também fico incomodada quando me dizem "que alivio, que bom que nada aconteceu com você".
Sobre o mecânico, imagino muito bem como você se sentiu e a sua sensação de impotência, o cara te acusando de ter perdido o documento e não poder fazer nada! Ainda imaginei a sua cara quando o marido te ligou dizendo que tinham dito que vc tinha perdido (e ele provavelmente acreditando)... Jah aconteceu algo levemente parecido comigo, e o pior foi o meu marido ainda dando créditos para o outro!


Dividimos opiniões muito parecidas, muito mais do que eu achava :-) Meu discurso quando as pessoas falam que "falta amor no mundo" sem é que na na verdade falta é empatia!

EU tenho muuita, muita raiva de quem não asusme as cagadas que faz. Afff, nem imagino a raiva que você ficou deste mecânico.

Bjss


Não consigo nem imaginar a sensação de ter um atentado tão perto. Mandei energias positivas para você naquele dia... :(

Mas agora você ficou com dois documentos?!

Web Analytics

Copyright © 2009 Hunfs All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.