8

A saga das banhas (cont)

Posted by Luana on 21:03 in
Em Marcos 12:31 (isso mesmo, na Biblia) esta escrito "(...)Amaras o teu proximo como a ti mesmo (...)". Foi o proprio Jesus quem disse isso, quando lhe perguntaram qual seria o maior de todos os mandamentos. 

Ele sabia exatamente a sinuca de bico que ele estava colocando toda a humanidade... 

Eh facil amar o proximo quando o proximo nao eh tao proximo assim (num ninho de mafagafos, tinha 3 mafagafinhos...). Eh facil amar o refugiado Sirio, se compadecer com sua dor, querer ajudar. Eh facil amar a crianca que passa fome, ou o velhinho esquecido num asilo. 

Ta... Pera... Quando eu digo "facil" quero dizer que, em geral, as pessoas simpatizam com essas dores. Tambem gosto de pensar que as pessoas que leem esse blog sao almas iluminadas e evoluidas, que se sentem como eu, quando veem essas dores do mundo...

A foto de uma crianca desnutrida, de uma familia num barquinho no meio do Mediterraneo eh fonte de compaixao. Nao conhecemos aquelas pessoas. Nao sabemos se sao "boas" (e vai com aspas mesmo, porque como definir uma coisa dessas?), se sao honestas, se sao "merecedoras" (aspas de novo, porque merecimento eh outra coisa dificil de definir) de ajuda. Nos apenas nos compadecemos com a dor deles e nos colocamos no lugar delas: "podia ser comigo. Podia ser meu filho". 

Nesse caso eh facil amar o proximo, porque voce nao esta necessariamente convivendo com ele...

Agora... Meus amigos... Jesus sabia que o bicho ia pegar quando o "proximo" viesse com nome e endereco... 

Vamos ilustras com causos banais do meu dia a dia? Bora, entao....

Caso 1 - A peituda do Crossfit

Lembram que eu contei da minha implicancia com a menina que nao acha pertinente usar soutien quando faz exercicios fisicos? A Pamela Anderson me irritou tanto que eu demorei uma semana pra finalmente mudar de modulo.

A guria nao me fez nada diretamente (nao que fosse justificar toda essa implicancia, se eh pra amar o proximo, eh pra amar o proximo, FIM)... Ela mal fala "oi".... Mas a mera existencia dela na mesma academia me incomoda. Me incomoda tanto que, no primeiro dia de aula no modulo novo, eu fui na aula mais tarde pra nao ter que encontrar com ela...

Dai Deus vem e PAH na minha cara... Quem resolveu ir no mesmo horario NAQUELE dia? Pamela Anderson!! 

Nao so foi no mesmo horario, como ficou perto de mim num momento crucial em que o treinador formava duplas para um excercicio que consistia em ENCOSTAR no coleguinha... Adivinha em qual dupla eu entrei? RAH! Eike alegria... Era como se eu pudesse ouvir uma vozinha dentro da minha cabeca dizendo assim: "vai la, ama o proximo agora!" 

Nao so tive que passar longos minutos fazendo exercicio perto da Pamela Anderson, como ainda tive que segurar os tornozelos dela para que ela desse pulinhos bem na minha frente... Que morte horrivel! Como eh dificil seguir um UNICO mandamento, cara... 

Caso 2 - o nanico do Crossfit

Bom... O novo modulo do Crossfit eh muito, mas muito mais dificil que o outro em que eu estava. Eu ja penava naquele, nesse agora tem sido uma sucessao de humilhacoes... Na minha primeira aula - alem de ter que conviver com Pamela Anderson - eu ainda passei varias vergonhas por ver todo mundo fazendo os exercicios e eu NAO. 

Soma-se a isso que o treinador daquele dia foi um cara com quem eu nao simpatizei... A vozinha tava la de novo: "Round 2, FIGHT!! Quero ver voce amar esse ai!"

Eu nao sou tao fluente em Holandes assim... Entao quando o cara comecou a explicar os exercicios eu me desesperei.. Eu nao entendia UMA palavra... NADA... Cara, que lingua ele estava falando? Tem essa gracinha aqui na Belgica, que toda cidadezinha tem um dialeto diferente... Eh como se em Campinas (SP) falasse uma coisa, em Valinhos outra, em Barao Geraldo outra... Serio, eh uma delicia, porque voce nao vai conseguir se comunicar NUNCA! Enfim... Eu nao entendi bulhufas e fiquei perdidona... Fui falar com ele, expliquei que meu holandes era ruim e pedi pra ele repetir a tarefa (haha... tarefa, to na quinta serie, ne?) novamente... Ele explicou em ingles... E EU NAO ENTENDI!!! 

Amiguinhos... Se tem uma coisa que eu acho que faco bem eh falar/entender ingles... Entao aquilo foi muito frustrante...

Alem disse, o cara nao foi assim muito simpatico. Como a comunicacao ficou dificil ele comecou a me tratar como uma retardada. Eh o tipico comportamento dos zoropeus de que gente de fora eh burro...

Entao pensem... Eu nao tenho forca pra fazer os exercicios direito, eu estava encostando na Pamela Anderson e pra ajudar o treinador (carinhosamente apelidado por mim de "nanico") estava me tratando mal... Quase sentei e chorei, porque eu sou adulta pacas...

Ta dificil amar o proximo assim, Jesus, como faz?

Caso 3 - o nanico-gago do Crossfit

Depois dessa experiencia maravilhosa de proximidade com outros seres humanos eu pensei em desistir de fazer Crossfit... Contudo, como eu me conheco e sei que eu ia arrumar alguma desculpas dessas, tratei logo de pagar varios meses com antecedencia.. Entao, eu ia parar o Crossfit, ficar gorda e perder uma grana...

Dai, eu usei da minha grande sabedoria e resolvi "amar o proximo" pelo metodo mais facil (e hipocrita) que eh: evitando... Olha que bacana? Voce nao suporta uma pessoa, dai voce evita ter qualquer contato com ela, pra depois poder dizer "eu amo fulano!"... 

Na proxima aula eu fui num horario bem mais cedo... Da pra ver as reservas pela internet e percebi que seriamos apenas 5 pessoas - no lugar das 30 do outro dia - e eu ja gostei...Menos gente, fica mais facil de amar, ne? =D

Cheguei na aula e dei de cara com o nanico... Gelei! Contudo, ele nao daria aquela aula... No lugar foi um cara que eu nunca tinha visto na vida... Um sujeito todo zen, da paz, ostentando belissimas barba e cabelo do melhor estilo Lumberjack (que estava meio destoado ali do proposito de uma academia, mas enfim). Quando eu cheguei ele ja veio conversar comigo: "Oi Luana, tudo bom?" e eu pensei "meu Deus, quem eh esse cara? como ele sabe meu nome?"

Bom... A aula foi uma delicia! Eramos 6 5 (hehe) pessoas bem de boas, cada um num canto, fazendo o que tinhamos que fazer... O Buda-Lumberjack foi fofo e atencioso com todo mundo. Cada vez que alguem tinha dificuldade ele dava a maior forca, dizendo que era assim mesmo coisa e tals.. 

Sai de la me sentindo felizona! A Pamela Anderson nao estava, o Nanico nao me deu aula, eu nao passei vergonha e o treinador foi otimo! 

Que que eu fiz no dia seguinte? FUI NO MESMO HORARIO!!! Olha como eu sou esperta?

Mas dai... HAHAHAHAHHAHAHA... Logico que eu ia me ferrar, ne?  Novamente tinham apenas 5 pessoas na aula... So que eram provavelmente as 4 campeas de levantamento de peso das ultimas Olimpiadas, e eu... Fora isso, quem deu a aula? O Nanico! Nanico que deve ser gago, porque novamente eu nao consegui entender quase nada do que ele disse (e eu percebi que ele repete umas silabas varias vezes, entao realmente deve ser algum problema de diccao). 

Deixa eu tentar explicar aqui, com desenhos ilustrativos, o nivel da minha humilhacao..

Tem um exercicio pra barriga que consiste em voce levantar pernas e bracos ao mesmo tempo, freneticamente... Assim:



Se voce eh como eu e tem o centro de massa deslocado para as regioes abaixo da barriga, voce vai tentar levantar as pernas (que no meu caso possuem mais de 1 metro) e quando voce tentar levantar os bracos sera lancada pra frente... RIDICULO! Todo mundo fazendo certinho e eu la, destrambelhada... 

Dai tinha outro que nem tinha relacao com forca, mas com equilibrio... BEEEHHHH!! Eu nao conseguia me equilibrar numa perna so.. Nao sou o Saci, nao consigo... Todas conseguem, menos eu...

Dai o nanico-gago, no lugar de dizer que tudo ia ficar bem e me dar um pedaco de bolo, naaaao, disse que eu nao ia conseguir fazer os exercicios e que ele ia me passar coisas bem mais faceis. Ainda disse que no dia seguinte eu teria muitas dores - e eu vi um sorrisinho de prazer quando ele falou isso...

Ai cara... A minha tentativa de amar o proximo foi pro saco.... Eu fiz o resto da sessao com muito odio no coracao... Desejando coisas horrivel pro cara e me sentindo super mal por causa disso... Mal por nao conseguir levantar peso direito - meus bracinhos nao aguentam! -, mal por nao acompanhar os coleguinhas, mal pelas coisas que o cara disse, mal por desejar que ele desse com a cara no chao... 

-------

Entao... No jogo da vida em que a gente deveria conseguir avancar casinhas, eu estou voltando... E devo ter parado num daqueles "fique 10 rodadas sem jogar". 

Eh dureza, meus amigos... Muito mais facil ajudar refugiado, gatinhos abandonados, mandar ajuda pros Medicos Sem Fronteira... 

Bom... Continuarei na minha saga, ate que eu aprenda... 

Nao posso deixar passar a chance de compartilhar com voces esse link, em que voces podem ajudar o proximo-nao-tao-proximo.... Bora la!

Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. Marcos 12:31
Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. Marcos 12:3(...)"

|

8 Comments


mas é um circo essa aula de crossfit! hahahaha
nanico gago é um bom nome pro professor. Sobre amar o proximo, tambem acho uma tarefa bem dificil, digamos que eu consiga simpatizar com o proximo e depende muito de quem é o proximo. No jogo da vida eu nao to na casa do crossfit, por enquanto to tentando aguentar 40 minutos numa esteira sem pirar de ansiedade (ja ajuda na depressao e crise de ansiedade), mas menos mal que nao preciso enconstar em ninguem (tenho nojinho mesmo, admito hahaha).
Sobre os refugiados, a situaçao é bem tensa e complexa. Quando penso em ajudar, lembro que tem situações tão criticas quanto mais perto de mim, principalmente na familia, e tento ajudar da forma que posso.


Luana eu nem iria comentar, mas apareço aqui pra dizer que não sou um bom exemplo de amar ao próximo, eu até simpatizo com algumas causas, ajudo como posso algumas. Mas uma das coisas que mais me irritam em qualquer pessoa é a capacidade de não entender coisas simples, ter que falar como se estivesse explicando pra uma criança de 2 anos de idade e com desenhos ainda pra complementar, não dá, fico tão irritado que de uns tempos pra cá, nem converso mais com os acéfalos, assim evito ouvir bobagem, não me incomodo e consequentemente não me estresso.
Eu me isolo, nada legal, foi a única solução que encontrei, seu caso é um pouco diferente, porém em alguns pontos o resultado será o mesmo, não ter estar no mesmo ambiente. Não culpo ninguém e nem me incomoda todos por não saberem sobre tudo, sou um verdadeiro tapado pra muitos assuntos.
Eu já tentei relevar, fazer de conta que não ouço certas coisas, mas meu forte não é paciência, e parece que percebem o quanto certos assuntos me incomodam e por mais que eu tente mudar o rumo da conversa sempre insistem. Aí fiz como te falei me afasto de todos, sou do tipo de que se nenhuma parte acrescenta nada à outra melhor nem se aproximar mesmo, cada um na sua e pronto. Se vc conseguir encontrar alguma maneira de superar esse "bloqueio" compartilha qual método utilizou, eu e acho que muita gente precisaria testar pra ver se funciona. Torço pra vc continuar firme e forte com suas aulas de Crossfit, sem Pamela e anão gago pra atrapalhar. Abraço.


hahahahahahahaha eu ri

hj mesmo me deparei com uma das pessoas que desperta meu ódio na academia... o bom (ou ruim, sei lá) é que pude desabafar com o namo, que também tá na fase "10 rodadas sem jogar" e não me criticou


Rí demais! E não é que é a mais pura verdade? Amar o próximo que não está próximo é muito mais fácil! Boa sorte nesta sua jornada rsrs Bjss


Luana, eu estou meio atrasada nas leituras rs. Olha, eu só amo o próximo agora se ele me amar primeiro e ser meu amigo. Do contrário não faço mais esforço. Tô que nem o Fernando num dos comentários anteriores. Se é bom, eu não sei mas o sossego pra mim é o mais importante. De uns tempos pra cá tenho até pensado em deixar de ir num certo aniversário, são muitos egos. Eu gosto de conversar, falar de família, perrengues diversos, do que vi na tv, enfim, mas o povo só quer contar vantagem e eu me canso com assuntos vazios. Não tenho paciência.
Estas figuras da academia hahaha por que sempre tem que ter uma figura espetaculosa? Dá vergonha alheia rs eu sei. Bom, não sou fã de academia, mas fique firme hahaha bjs


Luuu... por causa das três trilhões de coisas que estou fazendo ao mesmo tempo, estava ha um tempão sem entrar aqui... que arrependimento!!!
hahahahahaha
Hoje entrei e tirei todo o atraso!!!! E foi ótimo!!!!
Leitura maravilhosa e merecida, após ter ido fazer prova da faculdade (três provas) no meu horário de almoço!!!
Amo tu mulher!!! hahahaha
E desencana de amar todos os próximos, alguns são impossíveis!!!!


MELDELS. Acho que em salas de esporte é onde tem a maior concentração de pessoas toscas por m², a começar pelos professores. Depois eu reclamo que não consigo fazer amizades. D:

Natalia (ex ora bolas) :)

Web Analytics

Copyright © 2009 Hunfs All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.