11

Volta ao mundo em 23 dias [2]

Posted by Luana on 20:17 in
 


Entao, chegamos em Dubai...

Como eu disse, tinhamos apenas algumas horas... Entao tentamos aproveitar ao meximo...

Passamos na casa do Julio, mas antes demos uma parada num mercado para comprar coisas para fazer um lanche. No mes do Ramadan a grande maioria dos restaurantes fecham durante o dia, voce nao pode ser visto comendo ou bebendo em publico (o que eu super entendo, quem que gostaria de ver outra pessoa tomando uma bela Coca Cola gelada, naquele calorao, quando voce nao pode comer ou tomar nada desde quando o sol nasce ate o sol se por?) . O mercado, contudo, estava aberto e tinha uma vasta opcao de produtos. Inclusive, uma secao inteira de produtos a base de carne de porco... Muculmanos nao podem comer porco de jeito nenhum, mas como Dubai eh um lugar cheio de estrangeiros eles abrem essa excecao.

Voce nao eh muculmanos? Pode entrar e comprar bacon.

Alias, deixa eu falar um pouco sobre Dubai e os Emirados Arabes... Se voce acha chato a parte sobre historia e cultura, pule dois (ficou tudo misturado, se vira ai) paragrafos.

Os Emirados Arabes Unidos eh um pais composto por 7 emirados (uma especie de reinado)... Cada cidade tem seu monarca (sheik). O pais possui por volta de 10 milhoes de residentes, sendo que apenas 1.5 milhao consiste de gente de la, os beduinos que outrora andavam pelo deserto com seus camelos - emirati.

Aquilo ali era (ainda eh) um desertao com gente muito louca, a ponto de aguentar viver naquele calor. Belo dia descobriram um montao de petroleo e gas natural e o povo ficou rico.. Nao rico como aquele seu vizinho que compra I-phone sem parcelar, rico de resolver contruir pista de esqui NO MEIO DO DESERTO!!

Alias, a primeira coisa que nos notamos em Dubai... Nao, mentira, a primeira coisa foi PUTAQUEOPARIU QUE CALOOOOOOR!!! A segunda coisa que notamos foi que eh uma cidade ostentacao... Tudo faraonico, ou melhor, sheik-onico? 

Tem foto do Sheik e do seu filho por toda a cidade... Pelo que eu entendi, cada sheik, de cada uma das 7 cidades dos Emirados, tem uma funcao politica. O sheik de Abu Dabi eh o presidente, o de Dubai eh o primeiro ministro. Essas vagas sao vitalicias. Se o sheik atual morre, o filho dele sucede... Imagina o quanto esses caras nao devem enlouquecer ate terem um filho "homi", ne?

O sistema judicial nos Emirados eh uma mistura de direitos civis e Sharia (leis islamicas, baseadas no Corao). As courtes de Sharia sao dedicadas a crimes como adulterio, roubo e consumo de alcool... Curioso que se voce for estrangeiro e tiver uma certa permissao, voce pode consumir bebidas alcoolicas. Caso voce nao tenha, pode ser preso. Beijo em publico, andar de maos dadas, demonstracoes de afeto sao ilegais em Dubai. Puniveis com prisao e acoitamento (como o caso recente de um casal pego se beijando na rua). Homossexualismo eh crime e passivel de pena de morte.... hunfs

Ja que eu ja cotuquei a ferida... Antes de seguir postando fotos dos lugares incriveis que vimos, vou falar um pouco sobre direitos civis em Dubai. Lembram que eu disse que a grande maioria dos residentes nao eh "emirati"? Entao, a cidade esta em pleno crescimento, predios gigantes, shopping centers, conglomerados de predios... Quem constroi tudo isso? Os estrangeiros... Sabe os nordestinos que foram pra Sao Paulo nos anos 60/70 pra trabalhar nas construcoes? Assim tambem sao os indianos/paquistaneses que vao pra Dubai. A comparacao com os nordestinos pode parecer meio esdruxula, mas nao pude deixar de pensar neles quando vi aquele bando de gente trabalhando debaixo daquele sol de matar... Existe um monte de violacao de direitos civis. 

A coisa toda ja comeca a cheirar mal quando ha uma lei que impede que esses trabalhadores sajem filmaos durante seu trabalho. Grupos de direitos civis nao podem tentar acessar a situacao dessas pessoas, sob pena de prisao e altas multas. Quem nao deve, nao teme, nao eh mesmo?

Estrangeiros sao tratados de maneira diferente, dependendo da funcao que exercem e do pais que vieram. Quando esses trabalhadores bracais sao contratados, o contratante fornece alojamento. Esses alojamentos sao predios em que dezenas de pessoas sao obrigadas a dividirem o mesmo quarto. Homens e mulheres sao separados e existem muitas restricoes de onde eles podem ir, coisas que podem consumir (nao possuem licenca para beber, por exemplo).

daqui
No caso do meu amigo, Julio, ou se eu ou maridon quisessemos trabalhar la, como pesquisadores, a vida seria bastante confortavel. Nao somos "trabahadores bracais" e as regras sao muito mais abertas. 

Se voce for "Emirati" a vida eh mais facil ainda. Se um "Emirati" se casa com uma "Emirati" o governo da, totalmente de graca, uma casa pro novo casal... Uma casa dessas aqui:

Programa Minha Casa, Minha Vida - Dubai
O que vimos?

Primeira coisa que vimos, de varios angulos diferentes, foi o Buji Al Arab, o hotel 5 7 estrelas mega-blaster-ultra-uber luxuoso - porque tudo la eh exageradissimo. Esse eh o unico hotel 7 estrelas que existe no mundo. Ele foi construido numa ilha artifical, na praia de Jumeirah.







Sua estrutura deveria imitar um navio, mas quando se olha de frente pra ele, se ve uma cruz... Diz a lenda - contada pelo Julio - que o arquiteto que desenhou o predio fez isso de proposito. Uma ato de "rebeliao" crista, contra uma cidade islamica. Provavlmente isso eh mentira, mas eu achei a historia fascinante, quando voce olha o predio e realmente ve uma cruz nele...


Derretendo de calor fomos para um Souk. Souk sao mercados abertos, onde se vende de tudo. Como ninguem eh obrigado a ir a um mercadao no meio do inferno do calor, o Julio nos levou a um que eh, na verdade, um belo shopping center, todo trabalhado no ar condicionado. A arquitetura eh muito bonita. Como era muito cedo, nao tinha ninguem la (nem as lojas estavam abertas), entao deu pra ver tudo com muita calma, sem poluicao visual nas nossas fotos... =D

Vista de dentro

Parte externa, onde ficam restaurantes e cafes. Se nao fosse pelo Ramadan certamente teriamos tomado um cafe por la.
Depois disso parada rapida para ver o hotel Atlantis... Nos vimos isso aqui:


Mas se voce for rico e puder entrar, vai ver isso aqui:


Antes de continuar... Quero apenas deixa-los com fotos das ilhas artificiais que foram/estao sendo contruidas por la. 

A ilha "O Mundo"

 
E a ilha "Palm Tree" (porque aqui eh Corintcha e eu me recuso a escrever "Palmeira"... hahaha)

Bora comprar uma casinha de frente pro mar?
Andamos e andamos... Dai deu fome... Julio e Aninha tinham feito sanduiches. Entramos no estacionamento do "Dubai Mall" e comemos dentro do carro, escondidos. Uma turista russa foi presa em 2008, depois de ser vista bebendo suco de laranja em publico (no mes do Ramadan)... Como voces sabem que eu e Murphy temos uma relacao conturbada achei por bem comer beeeeeem encondidinha. 

Alimentados, entramos no shopping, que eh o maior do mundo... Tao grande que eles tem um aquario gigantesco, cheio de tubaroes e arraias. 

A Luana tira foto bem bagaray
Do shopping avistamos o maior predio do mundo, o Burj Khalifa (o Khalifa ta de olho no decote dela... )

 
Treco monstruoso, com mais de 800m de altura... Dai eu me pergunto... PRA QUE?

Se voce, caro leitor, tivesse uma fortuna para pagar num apartamento nesse predio, pagaria? Dai voce volta do trabalho toda cansada, esta 40C la fora, voce passou no mercado e comprou Coca Cola e outras guloseimas (bacon, porque voce pode) e dai voce vai subir pro 58th andar... Dai.. PAH!... A luz termina... Voce chama o porteiro e ele: "ihhhh dona Luana, o tecnico so vem mais tarde..." e voce faz o que? Sobe as escadas? Se alguem resolver jogar um aviao num torre em Dubai, vai jogar onde? Isso mesmo, no SEU predio... NAO! Obrigada, prefiro gastar minha fortuna em uma casinha na ilha de "Palm tree"... 

Depois paramos para visitar o forte Al Fahid. Estava tao calor que eu quase desisti de sair do carro. Mas qual outra chance de ir ate la? 

O forte eh hoje um museu, com recriacoes de lugares comuns de qualquer cidade ou grupo beduino de centenas de anos atras. Tinha uma recriacao para padeiro, costureiro, vendedores.... Uma casa e cada um de seus aposentos. Foi bem interessante. Na saida eles estavam dando versoes do Corao em varias linguas, de graca. Trouxemos dois aqui pra casa. 

Parte externa
Dentro de uma tipica casa de beduinos
Ja estava ficando meio tarde, mais tinha mais uma coisa que o Julio disse que precisavamos ver... O mercado de especiarias. Ele nos deixou num porto, de onde pegamos um barquinho  para atravessar do outro lado. CALOR!!!!!



Vai uma canela ai?

Fantastico, nao eh? 

Foi um pouco chato andar nesse mercado, porque os indianos/paquistaneses que cuidam das barraquinhas nao paravam de encher o saco... Eu sei que eles estao la para ganhar a vida, trabalhar... Mas isso nao significa parar a gente no meio do mercado e ficar forcando a barra pra entrar na loja. Se eu quero, eu vou comprar... CHATO! Eu tenho o maior problema com "gentes", entao se o cara comeca a falar, fazer pressao e pegar em mim.. eu seio correndo...

Bom, pegamos o barquinho de volta e Julio nos levou ao aeroporto, de onde pegamos nosso voo para Dar El Salam, na Tanzania...

E eh isso por hoje... Vamos fazer o favor de comentar? Nem que seja pra dizer "nao gostei"... 

Bora la!
 

|

11 Comments


Luana eu não queria morar em Dubai nunca na minha vida, verão de 2000ºC na sombra, o ano todo. Nem lascando, eu já odeio com todas as minha forças o daqui que da uns 1000ºC, e dura eternos 3 meses. Ou só sendo sheik, e nunca precisar sair no sol, e passar calor. Mas uma coisa tenho que parabenizar esse administradores, o petróleo e gás um dia acabam, e poderão viver de turismo, já que como vc disse é tudo assustadoramente gigantesco e chamativo, e turistas e milionários adoram isso, a meu ver estão com o futuro garantido.


Adorei como você escreve, parece que eu viajei também sem estar lá! Era verão? Quero ir no 'inverno'


Aff de calor ja basta o Brasil né?! Eu derretendo aqui com 26 graus e lá é tipo o dobro?! Obrigada mas nao obrigada... e essa ostentação toda também?! Não me atrai... apesar de parecer interessante...

Beijo


Caramba, se esse é o relato de um dia em Dubai imagine passar alguns dias lá. É tudo tão gigante, tão exuberante!!! Parece outro planeta!
Adorei o seu relato Luana!
bjo


Não gostei.

Briiiinks, hahaha.. Eu acho Dubai cafona. Nunca fui, e acho que vale a pena ir nesse esquema ta voando de Emirates, aproveita e parada. Mas acho essa megalomania louca no meio do deserto cafoninha. O bom é ter guia local, heim.. numa para rápida, vai direto nos lugares estratégicos. Seu dia foi mega proveitoso, ne? Legal demais! Bjs


Fernando - foi a mesma coisa que eu pensei... Viver naquele calor? Nao obrigada, so sendo "Sheika".... hahahaha... Com certeza o futuro deles esta garantido, eu vi que a principal fonte de renda nao eh mais o petroleo.

Anonimo - era verao sim! Que ideia estupida de viajar pra Dubai no meio do verao e no meio do Ramadan, ne? Nao aconselho...

Barbara - eu sempre tive um pouco de preguica dos Emirados, com tanta ostentacao... Mas dai voce vai la e tem tanta coisa pra ver e fazer que eu mudei minha ideia, viu... Agora, o calor realmente nao da...

Ana Calia - parece outro planeta sim... um BEM quente.. haha... eu quero voltar, pra pelo menos passar uns dias no deserto com os beduinos...

Gabi - eu sempre tive preguica de Dubai. Acho aquela quantidade de tapetes, marmores muito exagerado... Mas nao eh assim... Tem muita coisa bonita... A cafonice fica nos hoteis caros e lugares de luxo, que nem eu e nem voce iremos... =D


Daí, a pessoa superficial aqui chega e só fica pensando "foi lá que gravaram Sex And The City 2"?

Mas as fotos tão lindchas!!!


Oi Luana! Quantas coisas para contar dessa sua viagem, heim?
Ainda não fui para Dubai e não é o meu "sonho", mas com certeza adoraria fazer uma parada de algumas horas (ou dias) voando pela Emirates, mas por enquanto ainda não aconteceu, quando eu pesquiso o preço estah sempre acima das outras e eu escolho a passagem mais em conta :)


Gente como assim turista não pode comer ou beber agua?? eu não tinha noção que eles iam tão longe assim. E restaurantes ficam fechados o dia inteiro e só abrem a noite? Q surreal.

Adorei as fotos. Eh um saco mesmo andar nesses mercadinhos. Em Hurghada a cidade é um mercadinho desses ehheheh. Vc não consegue nem atravessar a rua sem um vendedor começar a pesar na sua. Eu simplesmente agradeço falo não e vazo, agora o Mr. Simpatia do marido aqui para começa conversar ehhehehe maior saco.

Ainda não estou acreditando q vcs tiveram q se esconder para comer? Mas e seus amigos q moram lá, como eles fazem?
Fiquei mega curiosa.


Mas naonde que eu vou escrever que não gostei!?!?
Acredite, super queria fazer uma viagem com vc pq é muita coisa que acontece e eu me delicio sempre!!! ahahahahahhaah


Ah esse Ramadan... trabalho num bairro mussulmano, a praça do lado da escola das minahs kids tem um super mercado de rua nessa epoca e fiz a efsta nas frutas! mto mais barato que nos outros mercados!

E esse calor hen? passou mal nao?
bjss

Web Analytics

Copyright © 2009 Hunfs All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.