9

Volta ao mundo em 23 dias [1]

Posted by Luana on 15:41 in ,
Ta, vamos la... FERIAS!!! 

Maridon eh uma pessoa muito eficiente... Se eu acreditasse em signos diria que maridon eh a melhor difinicao do signo de Virgem: "Se for uma viagem, ele cuida das malas, dos horários, das compras mais difíceis, dos mapas, e tudo mais que envolva a parte trabalhosa do lazer. Prefere o prazer cerebral, trabalhoso, que o obrigue a raciocinar, do que o prazer do tipo ver um pôr-do-sol, brincar com crianças ou apreciar um passeio no bosque. Ele prefere uma mixagem entre prazer e autopunição.

autopunição - DEFINE! 
 
A coisa la em casa eh assim

Luana - Vamos viajar nas ferias?

Maridon - vamos, onde?

Luana - Eu ouvi dizer que Endor (Middle-earth) eh legal... (entro no Google rapidamente, vejo umas fotos de Endor no Google imagens e mostro alguma bem bonita)

Dois dias depois...

Maridon - ja fiz o nosso roteiro, achei as passagens mais baratas, to aqui um arquivo com TUDO que faremos nos dias que estivermos la. Chegaremos as 5 da manha, dai pegamos um taxi ate Eriador. La a gente ja deixa as malas no hotel e partimos para o Shire, porque tem um mercado de frutas de epoca que so fica aberto ate a hora do almoco. Eu fiz uma lista de 5 restaurantes locais com as melhores notas no Trip Advisor, escolhemos um e depois de almocar seguimos para Rivendell. No dia seguinte partimos para Gondor, onde esta tendo uma exposicao sobre a vida de Isildur... (sim, eu sei mais de geografia do Senhor do Aneis do que a do nosso planeta...)

Entao, quando eu falei sobre finalmente irmos para a Africa a coisa rolou dessa maneira...

Sim... Africa... Aquele continente gigantesco, cheio de paises, cheio de historia, cheio de povos diferentes, comidas diferentes, religioes, costumes, linguas, climas e paisagens diferentes, mas que a maioria das pessoa so lembra como terra de onde sairam escravos, onde tem criancinha morrendo de fome ou ebola... Eh uma pena e eh uma merda... Tanta coisa la pra fazer e pra ver... 

Bom... Chefe elfo eh mais louco do que eu... Ele, anos atras, comprou um Jipe, mandou pra Africa do Sul, voou ate la e voltou dirigindo ate a Belgica. Oito meses conhecendo todos os paises possiveis - menos os que estavam em guerra, segundo ele... Puta vaigem massa, ne? Entao, quando decidimos ir para a Africa eu fui perguntar pro Chefe Elfo onde poderiamos ir... Ele sugeriu Tanzania. Disse que dos paises que ele tinha ido era um dos melhores no quesito seguranca, coisas legais pra fazer, comunicacao com os locais... 

Beleza... Tanzania it is... 

Eu comecei a ler sobre a historia do lugar (enquanto maridon montava todo o nosso roteiro super-mega-blaster-ultra-uber optimizado). 

Tanzania eh o berco da humanidade, onde se encontraram os fosseis humanos mais antigos. Isso quer dizer que o nosso parente em comum (seu, meu, do papa, do Hitler, do Ozzy Osbourne...) veio provavelmente de la... Massa, ne? 

Dente os muitos povos que existem por la, um em especial (povo Haya) ja sabia manusear metal 2 mil anos antes de Cristo. Nada de pensar que so existiam "selvagens" morando nas matas... Existiam cidades civilizadas, troca de mercadorias, economia... A ilha de Zanzibar (sim, sim, aquela onde nascei Freddie Mercury, vou falar aqui logo antes que alguem venha me dizer... toda vez que contei da viagem alguem me disse isso... haha) era um centro comercial tao importante que o sultao de Oman chegou a mudar a capital do seu sultanato para la... 

A Tanzania na verdade eh um pais relativamente novo. Era uma regiao cheia de povos, distribuidos aqui e acola... Dai vieram portugueses, arabes, alemaes, britanicos e toda essa gente que nao sossega a bunda no lugar e acha que tem o direito de invadir outras terras, escravizar seu povo, massacrar quem discorda... Coohzoes!!! Tanzania, que na verdade se chamava Tanganica, e Zanzibar nao eram o mesmo pais ate os anos 60.

Lembram da minha tecnica de escolha de destino de ferias? Eu me deparei com esse tipo de foto 

Tanganica
 
Zanzibar
Bora pra Tanzania!!! 

Compramos Maridon comprou as passagens... Nosso voo daria uma paradinha em Dubai. Dai marido-virgniano pensou em otimizar ainda mais... Resolveu fazer uma parada por la, por 10 horas. 

Dai ele comecou a bolar todo o roteiro mega super "conheca TODA Dubai em 10 horas" e eu aqui pensando com meus botoes "Dubai? eu acho que eu tenho algum amigo em Dubai.. Ou era Mumbai? Ou era Mongolia?"

Dei uma procuradinha na minha lista de amigos no Facebook.. PAH! La estava, Julio, meu amigo dos tempos que eu era punk... Alias, que eramos punks, eu e o Julio. Eu escrevia num fanzine - que eu nao vou colocar o nome aqui por motivos de vergonha - e ele escrevia no "Coracao Pacifista" e tocada no Araukana (cujo EP eu tenho ate hoje) e no Parental Advisory. A gente trocou muitas cartas (sou velha) falando sobre anaquia, sobre um mundo melhor, sobre bandas barulhentas, sobre poesia e um pouco sobre esperanto (porque ele acha isso muito legal e eu estava sendo apenas educada... haha). Entrei em contato com ele, na maior cara de pau: "Oi Julio, tudo joia? Voce mora em dubai, ne? Vamos nos ver? Vou passar 10 horas ai".... HAHAHAHAHAHAHAHAHA... Oh, foi super cara de pau da minha parte, mas eh o tipo de coisa que se alguem fizer comigo, eu vou adorar... Serio mesmo! 

Bom, Julio eh super gente boa, foi ver se estaria em Dubai no dia (ele viaja o mundo todo trabalhando pra Emirades, eh "aeromoco" o meu amigo) e ficou combinado de que nos levaria pra conhecer a cidade... Pra que TripAdvisor quando se tem uma rede de amigos ex-punks espalhados pelo mundo, nao eh?

Entao... Dubai tava sussa... Era hora de organizar todo o resto... 

Visto pra Dubai

Brasileiro pode entrar em Dubai? Pode, tem q pagar uma taxa, mas pode... Super de boas, da pra fazer online, pelo site da Emirades... Checked

Visto pra Tanzania

No site - "é possível obter o visto nos pontos específicos nas fronteiras, aeroportos e estações portuárias."

Na verdade - Ligue para a embaixada da Tanzania mais perto de voce, va ate la e faca o visto ANTES de ir. Para todas as pessoas desse mundo.de.meu.deos o visto custa 50 dolares, mas se voce for de.certos.paises (EUA) tem que pagar 100. Maridon foi laaaaaaa em Bruxelas da primeira vez, levou todos os documentos (incluindo DUAS fucking fotos e "Prova de Condições Financeiras para viagem a Tanzania/Zanzibar mediante cópia de Extrato Bancário atualizado" - porque NAONDE que voce vai querer viajar pra Tanzania SEM grana, ne?) e uma tiazinha achou alguma coisa muuuuuito errada (acho que era uma assinatura faltando em uma das 50 folhas) e disse que tinha que voltar outro dia... Feliz pra caramba, maridon voltou outro dia, pra outra tiazinha atende-lo e dizer "faltou essa assinatura so? ahhh, se eu estivesse aqui aquele dia eu tinha deixado passar".... EHHHHHHHHH!!! 

Pulando um pouco a historia, so pra voces terem uma ideia... Quando chegamos na Tanzania descemos do aviao na pista, entramos no aeroporto e la estava uma fila QUILOMETRICA para passar pela imigracao... Voce nao pediu seu visto antes de entrar na Tanzania? SE FODEU!!! O tempo medio pra tirar o visto? DUAS FUCKING HORAS! EHHHHHHH  que maravilhaaaaaa!! "Mas por que demora tanto, Luana?" Eu explico, amiguinhos... O guiche da imigracao tinha uns sujeiros muuuuuuuito entediados. Na nossa fila, daquelas pessoas que leem as sugestoes do TripAdvisor e tinham tirado visto antes, a coisa foi devagar, o cara apenas precisava pegar nosso passaporte, ver a foto, olhar pra nossa cara, confirmar que era a mesma pessoa (porque deve ter uma GALERA tentando entrar ilegalmente na Tanzania), carimbar e deixar a gente ir... Mas naaaaaao.... O cara olhava a foto, olhava pras minhas fuca, olhava pra foto, olhava pras minhas fuca... Resolveu tirar minhas impressoes digitais, a maquininha nao funcionava, o Windows travou, dai ele me pediu pra ir em outro guiche (HAHAHAHAHHAHAHAHAHAHA GENTEEEEEE), o sistema travou de novo, ele me levou em outro guiche onde outro cara tentava tirar as impressoes de outra pessoa (um gringo alemao, ou seje, tava todo mundo passando por isso), dai o "meu" tiozinho da imigracao TIROU o cara que estava atendendo o alemao (chupaaaaaa gringo!) e me passou na frente... Pra finalmente, de uma maneira beeeem grossa (mas isso eh com todos os sujeitos e sujeitas que trabalham na imigracao) ele finalmente me liberar... Agora, IMAGINEM todo esse processo muito, mas muito piorado, quando voce precisa TIRAR o visto na hora, explicando pro carinha do guiche todos os lugares que voce vai ficar/visitar (com comprovacao), prova de que voce tem dinheiro, as duas fucking fotos... Nao desejo isso pra ninguem! 

Ok... Passagens, visto... E agora? Tem que tomar vacina? Tanzania fica no meio da Africa, deve ter mosquito, sempre tem mosquito em lugares paradisiacos... Fomos ate o centro de doencas tropocais que fica em Antuerpia... La voce faz uma consulta com aqueles medicos que ADORAM passar meses em luages inospitos, cheios de doencas loucas... Aquele tipo de medico que adora contar quantas vezes teve febre amarela. Entao, fomos la e tals... Voce senta na sala do medico e conta pra onde voce vai... Dai ele comeca a falar de todas as doencas: "voces vao pra Tanzania? Tem a doenca do sono, que nao tem cura, nem vacina, tem a doenca do elefante doido, que mata em 5 minutos, nao tem cura/vacina, tem a doenca do piriri-atomico, nao mata, mas te deixa no trono por uma semana..." e dai voce pergunta "ta, legal, e quais vacinas devemos tomar pra ir pra Tanzania?" e ele fala "hunnn... Febre amarela voces ja tomaram" (quando fomos pra Tailandia) "o resto nao precisa"... EHHHHHH... consulta pra nada, minha gente! Sim, tivemos que tomar aquelas pilulas pra Malaria, mas se vende em qualquer farmacia, nao precisava ir ate o medico pra isso... Nao tem vacina pra tomar? Claro que tem! Tem todas! Mas tem medico que tem preguica de dar vacina... Esses caras devem ver tanta doenca louca que acham que um tetanozinho nao vai ser tao ruim... 

Eu sou 100% mega-pro-blaster-uber pro vacinacao... Me deem vacina ate de cancer de prostata, meu amores... vai que, ne? ;)

Ta... Proximo passo (ceis tao vendo que esse post eterno nao vai nem chegar em Dubai, ne?) foi ver detalhes sobre hoteis, passeios... Resolvemos fazer um Safari. Maridon pesquisou trocentos sites deepweb e fez uma lista (pessoa com tara de lista, nunca entenderei) dos melhores safaris dentro do que a gente estava disposto a pagar... Dai ele me deu a lista e disse "se vira ai, entra em contato com as pessoas e escolha uma"....

Detalhe, maridon eh excelente estrategista, organizador, agente de turismo.. Mas se ele tem que entrar em contato com alguem? ESQUECE, sobra pra mim... Eu, que ADORO falar com gente, ainda mais com gente que eu nao conheco... 

Eu que to cagando pra listas e morro de preguica dessas coisas escolhi o primeiro da lista - hahahaha - entrei em contato com o cara por e-mail e comecei a ver precos, datas e condicoes... 3 fucking meses trocando mensagens com o gerente da coisa la... Nao posso reclamar muito, o cara me explicou tudo certinho, deu todo o itinerario... Mas dai tinha que dar um deposito pra reservar o passeio (pegamos um Safari de 3 dias) e dai o cara queria:

1) Transferencia pra conta dele laaaaaaa na Tanzania (PayPal? Link online pra fazer pagamento? Nao trabalhamos)

2) Transferencia em DOLAR! (minha moeda eh uma merda, eu quero ganhar em "doli")

Como eh que se faz isso? Vou la no meu banco, belga, ver como eh o procedimento de transferencia... Taxas, taxas, taxas e mais taxas, com mais algumas taxas pra ter certeza de que o dinheiro vai chegar... Nao rola... Dai acabo indo nessas empresas obscuras de enviar dinheiro, essas que ficam dentro de mercadinhos no centro das cidades europeias... Esses que tem atendentes que falam chines, russo, javanes, portugues do brasi... Sim! Eu achei uma em Bruxelas que faz servicos pra america do sul, voce ligava la e a maquininha: "goedemorgen, for dutch press ONE, french TWO, para portugues aperte o 3".. A mocinha que me atendeu eh baiana, mora em bruxelas ha alguns anos, adora batata frita e passeios ao longo do rio, mas sente saudades do acaraje... Me disse que pelo preco que eu estava mandando como deposito do safari dava para passar uns bons dias de carnaval assistindo Asa de Aguia... Ficamos amigas, sabe... Eu transferi da minha conta pra uma conta qualquer que ela me passou, e ela ia transferir sabe-se la como pra conta do cara la na Tanzania, sem taxas adicionais - apenas a conversao do dia... Como essas pessoas fazem dinheiro? Alguem sabe? 

Por uma semana eu rezei para o santo das causas monetarias em paises que nao usam sua propria moeda e deu tudo certo... O cara do safari confirmou recebimento do deposito. 

Os hoteis a gente maridon reservou pelo Booking.com mesmo... Sem problemas (hahahaha... Aguardem cenas do proximo capitulo!)

Chega de enrolacao... Tudo pronto, malas feitas, hora de embarcar pra Dubai e depois Tanzania... 

Chegamos em Dubai as 5 da manha - horario local. O aeroporto eh suuuuper modernao, ostentacao total... Combinei com o Julio e ele ia nos buscar... 

Primeira coisa que notamos? CALOR! 

Eu ja passei ano novo no Rio de Janeiro, eu ja passei parte do verao em Goiania... NADA se compara ao calor que eu senti as 5 da manha em Dubai... Sim, coleguinhas, 5 da manha! Como eh um pais muculmano eu fui de calca comprida e uma blusa fininha, mas de mangas mais longas... Que arrependimento! 

Quando Julio e a esposa (linda Aninha, gravida da Mariana) chegaram, eles estavam de shortos, regatinhas... Entramos no carro deles e o Julio disse: "vamos passar em casa pra voces comerem e beberem agua... Ramadan"

HAHAHAHAHAHHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHHAHHAHAHAHAHA

Tanto planejamento, tanta pesquisa e a gente nao percebeu que tinhamos marcados nossas ferias no MEIO do Ramadan....

Nao pode comer ou beber agua durante o dia... Mas que ideia excelente, nao? Ainda mais em lugares onde as temperaturas passam dos 50 graus!!! 

Santo Julio! So ele pra nos salvar... 

O resto da historia? Volto pra contar depois... eu sabia que eu ia entrar nos meus loops infinitos e nao ia nem postar uma fotinho de Dubai...

 

|

9 Comments


Por favooorr volte logo! Só início já está divertidíssimo!! Morro de vontade de conhecer a Africa. Esta nos meus plano de vida. Ler sua viagem me deu aquele sentimento instantâneo de "cade meu carro?! quero vender e viajar dja!" mas como não tenho carro.. ainda está no papel. :)
Maíra


Ahhhh, termina o post na parte mais legal? =P
Ansiosa pra saber como foi sua viagem!


Hahahah murphy é realmente seu amigo...
Ansiosa pra ler o resto da aventura!!!
Beijokas


Que viagem, legal, gente!! To curiosa pelos causos e fotos que virão da Tanziania :)


Olha, ainda bem que seu marido gosta de planejar férias...eu morro de preguiça e meu marido também...às vezes, penso que a gente devia sair mais, viajar mais mas quando penso em destino, procurar hotel, como chegar, se é muitas horas de viagem...fazer malas (a pior parte) e tantos outros detalhes hahaha olha a gente prefere evitar a fadiga e ficar em casa hahahaha
Sabe que as férias dos outros até me divertem hahahaha ainda mais as suas...são smpre cheias de emoção rs Tô pra ver gente mais aventureira que vocês hahahaha Bjs


Lendo seu comentario no facebook me dei conta q mudei de endereço do meu blog e nao avisei quase ninguem sobre a mudança.
Se quiser acompanhar o novo endereço ehhttp://semlenco-semdocumento.blogspot.com.br/?m=1


Saudades de vir aqui!!! Sempre um passeio extraordinário, uma viagem além do óbvio. Mas o que mais gosto é do seu relato cômico-trágico de absolutamente tudo. Murphy, né?
ADORO!
Tô meio sumida. Obrigada pela visita no meu bloguito super enferrujado.
Beijos pra vc!!
Cris


kkkkk... eu sou i-gual ao maridón planejando viagem e fazendo lista! e se eu acreditasse em signos diria que é porque eu também sou virginiana o.O

(vou lá ler as cenas do próximo capítulo)


Opa! tb estive de ferias, pela primeira vez em dois anos e meio de França fui pro Brasil, voltei esses dias! Quero nem ver as historias da sua viagem hahahaha, bjsss

Web Analytics

Copyright © 2009 Hunfs All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.