28

Post chato e desagradavel sobre ciencia.

Posted by Luana on 20:08 in
Ja vou avisando... Esse eh um daqueles posts chatíssimos em que eu falo sobre ciência (a Luana pira, a Luana da pulinhos de alegria, mas a Luana eh cientista, não conta).

Primeira coisa que eu achei maravilhoso foi esse artigo sobre os hambúrgueres do McDonalds. Sabem aquele mito sobre eles? Nao aquele que fala que a carne eh de "minhocuçu", mas de que ele eh tao artificial, mas tao artificial que nem os fungos e as bactérias os comem... Pois bem... Eis a prova cientifica se isso eh verdade ou não (não vou dar a resposta, vai la! Nao dói muito)


---------------------------------------------------------------------------------------

Outra coisa eh esse site MAGAVILHOSO que maridon me mostrou em se pode ver estatística pra quase tudo nessa vida. Conseguiu me tirar do Candy Crush, eh um milagre, senhoras e senhores!

O site eh esse aqui.

Nele você pode ter uma visão real de como coisas como educação/saneamento/renda.per.capita/igualdade.social/... (insira aqui sua escolha) foram evoluindo com o tempo. Nos graficos da para comparar de pais pra pais (da pra fazer uns filminhos, eu "perdi" facil umas duas horas so brincando com isso).

Por exemplo:

Sabem qual eh a taxa de assassinatos no Brasil comparada com Narnia Molhada do Sul? Sabem como tem evoluído desde que as estatísticas oficiais começaram? 

(Brasil em Amarelo e Narnia em laranja) link

E a expectativa de vida?

Nao sei onde saiu esse "Filipinas" desconsiderem
Desde o começo do seculo XIX Narnia (bolinhas laranjas) ja saiu na frente...Da para ver algumas oscilações que condizem com tempos de guerra. Eu achei muito curioso como a expectativa de vida do brasileiro era praticamente a mesma (32 anos) ate meados dos anos 50 (1950) quando existem duas grandes subidas. Alguem ai sabe o motivo? Seriam vacinas? Seria melhor economia e distribuição de renda? Seria por causa de antibióticos? Se vocês forem no link e clicarem em "play" (que fica abaixo no gráfico, na parte esquerda)  da pra ver as curvas crescendo... Eh muita emoção, Brazweeel! 

E qual sera a media de anos de estudos de mulheres com 25 anos? 


Achei bem curioso eles só começarem a medir esse tipo de dado só a partir de 1970 (tanto pra Narnia, quanto pro Brasil). Nos anos 70 as mulheres com 25 anos tinham, em media, 2 anos de estudos. Inacreditável! Hoje em dia são quase 7, o que ainda eh bem vergonhoso. No link (e no gráfico acima) vocês podem ver que o a educação das mulheres de hoje, no Brasil, assemelha-se das elfas-belgas de 1970. Mais de 40 anos de defasagem! O pais com maior numero eh o Canada, com media de 14 anos de estudo. 

Que fique claro. Eu nao estou comparando os dados com a Bélgica pra mostrar como aqui eh "fueda" e o Brasil eh uma merden. Nao acho e não eh! Muito facil ficar de mimimi que o Brasil nao presta, que "la fora" que eh bom, sem fazer uma analise critica e real dos motivos e "culpados" disso tudo. Eu comparo Bélgica e Brasil porque moro em um e vim de outro. Pra mim esta bem claro que existem melhorias surpreendentes, que tem muita coisa ainda pra melhorar... E que eu posso ficar ali brincando de plotar gráfico over and over! 

------------------------------------------------------------------

Pra finalizar o momento cientifico/nerd/porre do dia tem esse site com gráficos MAGAVILHOSOS e coisas que eu achei bem absurdas. Como por exemplo saber que tem metade da humanidade nesse circulo abaixo!

Nunca mais reclamo quando pegar metro lotado na Se.


|

28 Comments


Quanta coisa interessante hein..Hunf...acho que tenho que ler mais...!


Ah,Eu adorei o post e não achei nada chato. Fui lá ver as bolinhas se mexendo e também senti a maior emocão! Confesso que só fui no link do Mac Donalds porque você foi bem taxativa, e eu sou uma pessoa obediente. (Mas, a gente já sabia que o troço ia mofar, né??) Carne de minhocuçu é demais! MInha funiconária falava isso com tanta certeza, até que meu marido um dia perdeu a paciência. " Você sabe quanto custa UM minhocuçu??" É muito mais barato fazer com carne de boi, minha filha. Boi de raça! Um hamburgeuer de minhoca sairia uma fortuna!!! kkkkk
Beijos


eu juro que em minha leitura dinâmica não entendi se o hamburger decompõe ou não! dá a cola, por favor, professora!


Nao achei chato! E nesse caso, nem dificil de entender...rs (confesso que tem alguns que eu me perco, me enrolo e depois me perco de novo... no final, com muita sorte, me acho um pouquinho)...

Mas acho valido pensarmos nisso tudo, principalmente na hora de votar, ne, pq reclamar todo mundo reclama... SEMPRE.

Beijocas querida!


Não achei chato não Luana! Adoro essas "curiosidades". Informação nunca é demais! Bjss


Por isso q eu amo demais este blog,onde meu tico e teco sao sempre obrigados a se conectar..aqui nao tem chatice,tenho o maior orgulho da minha amiga cientista, e de seu enorme e generoso poder de dividir seus conhecimentos cazamigues fora da casinha,tipo eu..rsss...E viva o Boson! E viva o Linus Pauling! (nooossa,acho que pirei na batatinha hj...)


Por isso q eu amo demais este blog,onde meu tico e teco sao sempre obrigados a se conectar..aqui nao tem chatice,tenho o maior orgulho da minha amiga cientista, e de seu enorme e generoso poder de dividir seus conhecimentos cazamigues fora da casinha,tipo eu..rsss...E viva o Boson! E viva o Linus Pauling! (nooossa,acho que pirei na batatinha hj...)


O Brasil foi um país que "nasceu" à base de corrupção. Não adianta a gente sonhar com desenvolvimento a curto prazo LOL

Até porque, porra, uma "refeição" no McDonald's ser tão cara quanto uma refeição em qualquer restaurante a la carte não dá pra dar provimento.


Hum... muito interessante!!!

Bom saber essas coisinhas, mas eu li, e não consegui concluir se o lancinho apodrece ou não. Meu inglês não ajuda nada e o tradutor... nem te conto.

Bêjo


Não achei chato e os gráficos dá o que pensar, e como diria a Mafalda: se pensar bem isso é muito sério!
bjs
Jussara


Não entendi por que você disse que esse post seria chato . Eu achei foi muito do interessante , isso sim ! Até fiquei chocada em saber onde se concentra a maioria da humanidade. Por essa eu não esperava nem de pantufas ! Morri !
Bj


Bem legal. Isso me lembra o dia que coloquei no google maps Whole Foods ( supermercado de rico-hippie-saudavel nos EUA) e descobri os estados, cidades e bairros que bombavam de Whole Foods ( exemplo: California) e as cidades quase zeradas. Ja da pra ter uma ideia da distribuicao de renda so brincando com uma coisinha boba como essa.


uau Luana ! Adorei as "chatices " de hoje !Aliás adoro um gráfico ! Nada como "ver" as estatísticas !Eu gosto do meu país também, mas não concordo com a maneira com que fomos """colonizados""" . Sempre pensei que se tívessemos a chance de ter escolhido, preferia ter ficado com os franceses ou os holandeses...Aliás, Pernambuco foi um Estado onde os holandeses o fizeram progredir e depois regrediu com a saída deles ( Nassau).
Mas enfim...
Eu comí um sanduíche de queijo(de verdade!) com salada, num pão delicioso no centro de Bruxelas, acompanhado de uma garrafnha de vinho tinto francês, por uns 5 euros tudo..Melhor que qq Mac da vida ! Bjs, eu estou doida pra ler o próximo!


Pôr, eu sou a única [sincera] burrinha aqui que nao deu conta de clicar em link nenhum? Hahahahahahahaha
Beijo, Lu, me ame mesmo assim! Sou das humanas e odeeeeeio estatísticas. Odeio McDonalds tb, mas comprei Smurfete do McLanche feliz sem o lanche..


E vc nem sabe como me ajudou com esses links: fontes de informacoes infinitas. hahahaha
Bjs!


Lu, eu tenho preguiça de gráficos...e quando vi que o texto tava em inglês...desisti! hahaha Mas eu li o texto e as comparações...é interessante mesmo...expectativa de vida de 32 anos?!?!?! Nossa, já era pra eu ter partido então hahaha Meu avô morreu com 40 anos em 1939.


Eu devo estar lerda hoje porque postei meu comentário no Facebook em vez de aqui no blog! Anyway, gostei do post nerd didático e li o artigo inteiro sobre o tal burger (que eu vou continuar considerando como 100% junk food e acho que as criancas merecem coisa melhor).

Agora vou lá espiar os gráficos ;-)


Eu devo estar lerda hoje porque postei meu comentário no Facebook em vez de aqui no blog! Anyway, gostei do post nerd didático e li o artigo inteiro sobre o tal burger (que eu vou continuar considerando como 100% junk food e acho que as criancas merecem coisa melhor).

Agora vou lá espiar os gráficos ;-)


vc tem O DOM de me fazer rir nos teus posts SEMPRE!

*hashtag euri com o "nunca mais reclamo de pegar o metro cheio na Sé. kkkkkkkkkkk

Mas achei incrivel teu post e essas linhas coloridas (brinks, ahhaha)


Q site maior legal. Adorei as variantes q dá pra escolher. E o cara dos hamburgueres me ganhou muito "My problem is not with McDonald's. My problem is with bad science". Q frase mais linda. Bad science sucks big time ehhehehhe


Luana, como sempre, insights maravilhosos... pena que meus neurônios estão morrendo em função da falta de sono, nem sempre consigo acompanhar seu raciocínio - logo eu, que um dia já fui considerada uma pessoa super cdf/culta/inteligente/escolha a opção.
Agora quanto ao McDonald's... sorry, nojento é pouco...


Atoooron graficos, principalmente comparativos, seja la qual for o assunto!
E nem foi chato nada o seu post, hunfs!


Curti todos os links Luana, mas meu inglês não me permite ler alguns termos científicos do artigo sobre o McDonald's ):
Mas acho que entendi hahahha.


conheci um cara ( pq nao da pra chamard e amigod epois dessa, né?) que era engenheiro ( estudado o moço, olha que absurdo), que tinha certeza absoluta que o Mac Donalds tinha um laboratorio secreto onde eles criavam animais sem cabeça ( oi?) que ficavam ligados á maquinas para sobreviver ( oi? oi?) e a carne dos hamburguers eram desses animais criados de forma DESUMANA ( não sei como não matei o cara - mas juroq ue tive vontade. e depois apaguei os contatos dele e da familia dele de todas as minhas agendinhas reais e virtuais)...
to com medo de ir la no site das estatisticas. acho que nao saio de lá nunca mais.
Tem um grupo de apoio que vai e te "rescue" ? como vc saiu?


Adorei, Luana! Compartilhei no facebook!


Gostei das discussoes com a esposa ahahahaaha


Oi Luana,

eu sempre gostei de Mc... Mesmo tendo carne de minhoca, sendo feito com carne lavada com acido e todos os outros boatos kkkkk

bjsss


Hello. And Bye.

Web Analytics

Copyright © 2009 Hunfs All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.