17

Tailândia - Ilha de Koh Phi Phi [1]

Posted by Luana on 15:12 in
Is this the real life? Is this just fantasy?

Mama?
Yeah, Mamma
Mamma, Mamma, Mamma!
Hahah
Mamma, Mamma, Mamma,
Mamma, Mamma, Mamma,
Mamma, Yeah!
Mamma, Yohoo
Mamma, Yuhoo,
Mamma, Mamma,
Mamma, Mamma,
Dadda? Dadda!
A Luana vai contar sobra a Tailândia? Eh isso? 

SIMMMM!!!!  Eike emoção! 

Então... Deixa eu ver onde eu parei... Ah eh! Bom, dia seguinte a minha experiencia com os camarões e os lábios inchados (não leu? Ta aqui) pegamos nossas malas e ficamos esperando a van que tinha ficado de nos pegar para levar ate o barco que nos levaria ate a ilha de Koh Phi Phi. 

Ficamos la esperando, esperando... Enquanto isso ficava passando uma van pra cima e pra baixo e nada do cara parar... Dali, la pelas tantas - e depois de ligar pra empresa da van e falar pra eles que o cara tava ali dando voltas - o tiozinho parou a van e la dentro tinha um bando de turistas mal humorados, com medo de perder o barco... Désolé, galere, o tiozinho que eh um mane... Felizmente a empresa da van eh a mesma do barco e os caras atrasaram em meia hora a saída da embarcação - pra "alegria" de outros tantos turistas que estavam la na hora certa e tiveram que esperar. 

 
Saia as 08:30, e já eram mais de 09:30...

Chegamos ao local de saída e tava tudo suuuuper organizado... Entramos e nossas malas foram devidamente colocadas num lugar adequado. 
 
Olha a minha mala ai, gentchy!
Mais de uma hora dentro do barco depois - e debaixo do solzão, porque não pagamos ticket para a área VIP, então tinha que ir em pé, do lado de fora da cabine - chegamos a ilha de Koh Phi Phi. Essa ilha fica ao sul da Tailândia, era inicialmente um lugar bem pobre, com pescadores muculmanos. Ainda existe uma população local majoritariamente muçulmana, mas no lugar de pescar eles trabalham nos mega hotéis e restaurantes, ou levam turistas pra cima e pra baixo nos barcos para conhecer as praias locais.

Esse lugar eh muito diferente das cidades praianas no continente - como os de Pukhet. La haviam muito mais jovens do que famílias e tiozoes a procura de jovens garotas tailandesas. Se não fossem pelas mesquitas e falta de carne de porco nos restaurantes, eu ate diria que estava no Hawaii (nunca estive no Hawaii, baseio-me nos filmes americanos, que fique claro). A população local eh pobre, não eh paupérrima, mas eh pobre. Os grandes hotéis, restaurantes, resorts e empresas de mergulho/snorkeling são de estrangeiros, europeus em maioria, que estão la tirando o máximo que eles podem. Coisa mais do que comum, não eh? Países de terceiro mundo sendo extremamente explorados por estrangeiros, que depois reclamam quando o garoto que carrega as malas dentro do hotel pede gorjeta...

To reclamando, ne? Ja explico...

Como nos chegamos la já meio tarde foi tempo de fazer check in no nosso "bangalow" (pagamos 120 euros, para duas pessoas em 3 noites). Esse lugar ficava meio longe das praias, uns 10 minutos andando (dentro da ilha não existem carros, alias, nas ruas só se anda a pé, de bicicleta ou com pequenas motos) e por isso o valor do nosso quarto era barato. Pra ficar nos hotéis em frente a praia você pagaria pelo menos 400 euros a diária.

Depois de fazer o check in fomos procurar por uma empresa de mergulho que eu já havia visto no Tripadvisor. Eh uma empresa de um Finlandês que faz passeios e da cursos de mergulho. Eu escolhi esse lugar em especial porque o numero de pessoas por barco era limitado. O preço, para os padrões locais, era acima dos outros lugares, mas eles davam atenção especial e passeios diferenciados. 

Loja do Adventure Club em Koh Phi Phi.
Eu queria escolher um dos pacotes para mergulhar com os tubarões. Maridon tinha dito que toparia qualquer coisa que eu escolhesse, então ele não disse nada... hahaha... Mas enquanto conversávamos com a moca da loja apareceu uma opção que me pareceu melhor. Por 800 Baht por pessoa (20 euros) faríamos um passeio de 4 horas, num barco com no máximo 6 pessoas (sem contar nosso instrutor) para ver os recifes, tartarugas, peixinhos coloridos, o Nemo (haha.. serio...) e TUBARÕES!!! EHHHHHHH. Nesse preço também estava incluído todo o equipamento (fizemos snorkeling), água e frutas dentro do barco. Legal, ne? Negocio fechado!

Bom, vou quebrar um pouco a linha do tempo e contar o pos passeio... No próximo post eu posto as fotos que consegui tirar e conto com mais detalhes como foi nosso mergulho... Adianto que amei! Adorei ter ido com apenas 5 pessoas no barco (contando comigo), gostei de nossa guia (uma francesa que fazia sinal de "hang loose" pra tudo.. haha), vi muitos e muitos peixinho coloridos, tubarões, tartarugas, moreias... Foi ANIMAL! E eu recomendo muito a empresa... Muito melhor do que pegar os outros passeios, em que você vai em barcos com 30 pessoas e afugenta todos os peixes (e paga 10 vezes menos por isso, também)...

Minha câmera não era a prova d'água (e como não era!) então as fotos debaixo d'água foram todas tiradas pela francesa do "hang loose". O preço das fotos não estava incluído no pacote, ok, normal, entendo... Nem todo mundo quer fotos, ou muitas pessoas levam suas câmeras a prova d'água....

Ao terminar o passeio voltamos a loja e vimos foto por foto... Tudo muito bom, tudo muito bem... Quando perguntamos quanto sairia o preço de comprar um CD com as fotos: 1000 Baht!! 27 Euros por um CD com fotos tiradas com uma maquina digital... Sendo que o preço do passeio todo tinha saído por 20 Euros... Qualé!

Não compramos! Não compramos.... Tenho um problema seríssimo... Quando acho que estao ganhando em cima de mim eu não pago, mesmo que isso me cause problemas, mesmo que hoje eu não tenha as fotos minhas debaixo d'água, perto de uma tartaruga...

Era desse jeito, alias, essa foto eu peguei de um site de mergulho da ilha que estávamos (daqui)
Quando voltamos para Narnia Molhada do Sul eu entrei em contato com eles pelo facebook para reclamar dos preços abusivos das fotos... O responsavel me deu a seguinte resposta.


Eu gostei deles terem respondido, muitas vezes esses lugares nem dão a mínima pra sua reclamação, porque afinal você ja pagou pelo passeio mesmo... Mas eu devo reclamar...

1 - Como eu falei, os donos do lugar são Europeus... Eles acham que o valor do passeio eh baixo, ok entendo... Na Finlândia - se la tivesse sol e calor, Ra! - seria muito mais caro do que eles cobram la... Contudo, meu amigo, você esta na Tailândia... 

2 - Como assim dividido por 3 pessoas? Eles estavam vendendo os CDs por pessoa. No meu caso seriamos eu e maridon... Mesmo assim... Não eh para calcular o preço por pessoa - nem que fosse uma família com 10!

3 - Sua câmera eh muito cara e você quer compensar o preço cobrando caro pelas fotos? Quanto você cobra pelos trajes de banho? Equipamento de snorkeling? Para manter o barco? Para pagar seu pessoal (composto de outros estrangeiros, que ganham bem, assumo eu)? Vai querer me convencer que cobrando 800 Baht pelo passeio cobra tudo que você precisa com pessoal+barco+equipamento e que os 1000 Baht são apenas para a sua câmera cara? Ah vah! 

4 - Lanche do Mcdonalds... Quer me deixar puta eh quando a pessoa compara o preço de algo que eu acho caro com o preço de um Big Mac... Qual a relação, meodeos? Se eu quisesse comer um Big Mac eu pagava por um... Mas como ele falou do McDonalds... Bom, o preco de um menu do McDonalds na Tailândia custa 120 Bhat - tireo o valor daqui - lembra que você esta prestando um serviço na Tailândia? Então... Nada comparável com os 1000 Baht...

Vai pra Tailândia? Quer uma sugestão de passeio? Va com eles, mas leve uma câmera adequada para tirar fotos em baixo d'água, ou então pague mais do que o próprio passeio por elas.

Eu volto com mais detalhes... prometo que volto!

Cena (roubadas de um site, mas juro que foi igual) do proximo capitulo..

Yeah!!!!
 

|

17 Comments


Você fez mergulho? *.* Foi sua primeira vez? Eu amo mergulho, amo amo, pretendo fazer de novo quando houver outra oportunidade ^^ E eu até tenho fotos do meu mergulho, mas nenhum peixinho estava perto de mim :( e foi foto tirada por eles da empresa mesmo. Mas amei ainda assim. Mas no seu mergulho certamente viu coisas maravilhosas da natureza *.* E os tubarões?


Tubarão? Tubarões?? Tô fora!! Fiquei na vontade de ver as fotos.


Quero muuuuuuuuuuito ir pra Tailandia!


O cara foi pilantra demais. Tem certeza de que não era brasileiro?

Mas apesar de pilantra, ele é esperto, Luana. Ele sabe que a maioria das pessoas pagam o preço que for pelas fotos digitais num CD, porque isso é a metade a moral de gastar 800 baht nesse passeio: mostrar pra todo mundo que foi e fazer pose com tartarugas e tubarões.

O argumento sobre McDonald's é fraco, soa como uma desculpa esfarrapada pra cobrar o que ele quiser por algo que, na prática, custa o preço de um CD virgem da KONY (marcadiabo, oi?) e dez minutos pra gravar as fotos no CD. E fim. É esse o gasto que ele tem. O que ele ganha com as fotos é o que ele lucra e fica com ele. Vai dizer que a câmera dele precisa de um milhão de manutenções?

O que deve ser feito, sim, é levarmos a nossa própria câmera, ou procurar algum waterproof case o eBay por cinco dólares. E sempre perguntar quanto custa qualquer serviço. Tudo tem que ter preço exposto em letras garrafais. Se não tiver, perguntem. De repente o cara penchincha (pexinxa?) pra não perder cliente :'D


Pois é, tem sacanagem em todo lugar, de uma forma ou de outra...lógico que eles enfiam a faca nas fotos pq o people paga pq é daquelas experiências únicas na vida! E é aí que eles ganham. Se todo turista fosse como vc, eles estariam ferrados rs...Agora comparar alhos com bugalhos, nada a ver...que tem um big mac a ver com isso???? Ui! rs


Luana, vi seu comentário lá no meu blog e vim aqui espiar o seu...e agora estou morrendo de inveja!!! rsrsrsrs

Eu fiz curso de mergulho no Rio, quase morri afogada na prova final mas mesmo assim, mergulhar é maravilhoso. Nem se seja só com snorkel...levei meu filho em 2011 à Ilha Grande, ele pegou um snorkel e curtiu muito...FELIZMENTE não vimos tubarões (tenho verdadeiro horror mas meu filho gosta, ele vai ser biólogo). Mas vimos tartarugas marinhas e outros peixinhos...Pro meu filho foi uma experiência inigualável, pra mim...nem tanto! É que eu já tinha mergulhado em Abrolhos né?

Enfim, muito legal a sua viagem. E não esquenta com os erros de português não: eu sou formada em Letras e você em Física, né? Então eu dou "desconto"....diga-se de passagem, minhas piores notas no segundo grau eram física...e matemática!

Greetings from Amsterdam!


ainda não li esse post porque eu juuuuuuuro que vou tentar me atualizar nos posts anteriores hahaha, me divirto muito aqui no seu blog mais ultimamente to com preguiça até de postar no meu quanto mais de ler os blogs que eu tanto gosto :/


noossa deve ter sido muito FODA esse mergulho hahaha eu quero muito muito hahahaha adorei Luana, pena que cobraram muito pelas fotos ia ser tão legal ver as fotos do mergulho


eu também paguei caro por fotos debaixo d'água em um passeio em maceió... jurei pra mim mesma que compraria uma máquina dessas, que nem é tão cara assim (lógico que é uma simplezinha né). Não tem porque os caras enfiarem tanto a faca... eu fico me sentindo idiota (e fui mesmo porque paguei as drogas das fotos.. hunfff)!
bjoksss


Que massa, morro de vontade de mergulhar. Tenho certeza que as fotos ficaram lindas, acho que no seu lugar eu teria quebrado tudo lá e eles teriam que me explicar o por quê desse preço abusivo lá, na hora. Vai ver o cd era de ouro. (:


Fiquei bem medrosa com mergulhos depois que vi aquele filme do casal que é deixado a deriva no oceano, acho que o nome do filme é : " Mar Adentro". Sendo assim, acho que nunca terei uma foto ao lado de uma tartaruga marítima no mar, aliás, além de todo o sacrifício de se chegar até a tal tartaruga, cobrar o valor de uma foto é um escândalo mesmo!
Bj


Queria ver as fotos, mas concordo com você, exploração, não! Comparar com Big Mac não rola, até por que não como sanduiche, risos...
Espero maiores detalhes.
bjs
Jussara


Puxa,tu és corajosa,eu nunquinha na vida que iria nadar com tubarões,nem com golfinhos,acho que só abriria exceção pra peixinhos de aquário,e olhe lá..Minha única experiência de mergulho (com todos os aparatos,aulinha e tudo) em alto mar foi desastrosa,quase entrei em pânico lá embaixo, e nunca mais quero repetir a dose..não é pra mim..
Pena sobre a cãmera,queria ter visto as fotos...


Adorei a ideia do mergulho com peixinhos coloridos, tartarugas marinhas e moreias mas esse papo de tubarao to fora...rsrs...so vendo as fotos tiradas do site ja da pra imaginar como foi seu mergulho, massss tubarao nao...rsrs. Olha eu nao sou especialista em cameras a prova d`agua e essas coisas, mas uma vez eu fui pra Natal/RN e fui fazer mergulho um carinha que estava no barco com a gente nos falou sobre um tipo de cover que voce compra pra colocar sua maquina dentro e poder mergulhar com ela. Eu nao sei se e boa mas eu vi o preco nas lojas por la e era cerca de 50 reais, era tipo um saco plastico bem grosso mas dizia o cara que as fotos ficavam boas e o negocio funcionava mesmo, ele tirou umas fotos minhas e me enviou por email e as fotos vieram normais, entao aparentemente esse saquinho funciona...rs. Agora e muita cara de pau essa desculpa que ele te deu pelo preco, eles podem cobrar mais barato e recuperar rapidinho o valor da camera.
Beijinhos


Aaaahhh quero mais historia sobre o mergulho! Nunca mergulhei, mas acho que deve ser incrivel mesmo, ainda mais num lugar paradisíaco como esse.


Não vai rir de mim? Promete?
Eu tinha ( tinha?) sei lá... eu tenho um pé atrás com a Tailândia porque uma vez li numa revista que lá eles comem cachorro. É verdade?
Tá, eu sei que é muita ignorância julgar um país inteiro por conta de um lugarejo onde existem pessoas que comem coisas estranhas, mas isso é culpa de quem faz esse tipo de matéria. kkk Eles falam o tempo todo que na Tailândia é assim, que na Tailândia é assado...
E pra piorar a impressão que eu já tinha, no filme Diário de Bridget Jones 2 , ela passa maus bocados justamente na Tailândia...
Enfim, foi bom ouvir o outro lado da história, sem sensacionalismo ou ficção.
Pode não ser o lugar mais organizado do mundo, mas o Brasil também não é, certo? Algumas cidades são e outras não e imagino que no mundo inteiro seja assim.
Aquelas águas cristalinas, as tartarugas, peixinhos coloridos e o tubarão ( que eu dispenso), fazem valer a pena.
Quero a segunda parte hein!
Beijão!


Eu nunca mergulhei. Deve ser tão incrível!
Sabe o que eu acho, que essas tailandeses mete oloko kkk
Eles acham que todo estrangeiro é meio burrinho, e cai nessa de preços abusivos haha

Meu mais novo blog : http://minhaformadeexpressao.wordpress.com/
http://minhaformadeexpressao.blogspot.com.br/

Web Analytics

Copyright © 2009 Hunfs All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.