31

La Plagne - Esqui

Posted by Luana on 11:43 in ,
Semana passada fiquei praticamente incomunicável, fui pra Franca...

Povo da Franca não sabe que existe WI-FI nessa vida, povo da Franca acha que internet eh coisa boba, capricho...

Ta, quando eu digo "povo da Franca" eu estou generalizando e cutucando quem mora na Franca, estou brincando... Frances conhece WI-FI sim, só que não gosta de disponibilizar pruzamigos que alugam apartamentos nos Alpes para esquiar.

Pois eh, fui esquiar.. Todo ano eu vou... Se vocês procurarem (eu queria muito saber quem realmente procura/lê algum post antigo meu quando eu indico aqui... Tenho a impressão que ninguém.. haha) por posts na Franca (que eu, muito da esperta, coloquei tag em Flemish: "Frankrijk") poderão ver os lugares lindos que eu ja fui. 

Esse ano fomos para La Plagne, que fica nos Alpes, na região de Savoie. Alugamos um apê e ficamos a semana toda subindo e descendo a montanha. 

50 tons de branco


Mas claro que teriam historinhas, ne?

Bom, eu fiquei encarregada de organizar nossa viagem de esqui. Foi Maridon quem organizou a viagem pra Tailândia (juro que termino de contar como foi, juro!) e dai ficou combinado assim. Eu fiz as reservas laaaaaa em Setembro do ano passado. Reservei apartamento (pagamos uns 300 Euros, pra duas pessoas, por 7 dias, super barato!), comprei passagens de trem (todo ano a Thalys tem uma linha especial de "neve" que vai de Amsterdã, passando pela Bélgica, ate os Alpes franceses, parando em varias estacões de esqui), comprei os "ski-pass". Ate dei de presente pro Maridon, de natal, um treco la especial pra esquiar... Na minha cabeça tava tudo resolvido.  

Estamos la no trem, sábado de manha, quase chegando na nossa estacão, quando Maridon pega os papeis que eu imprimi com as reservas e vê que eu só tinha pago o deposito de reserva do apartamento e não tinha pago o resto... 

AI-MEO-DEOS eu só quero entendeeeer Oh oh oh ai meu deeeeus eu só quero entender (em clima de Carnaval) 

Meu... COMOASSIM eu esqueci de pagar o resto da reserva? Não, não pode ser... Mas era... Não tinha papel nenhum confirmando que eu tinha pago e ainda falava que se eu não pagasse com 30 dias de antecedência da viagem a reserva seria perdida.


Bom... DR, ne? Maridon ficou bravo.. Eu fiquei me sentindo um lixo... Iamos chegar na estacão de esqui sem reserva... Sem lugar pra dormir... Tendo que correr pra arrumar alguma lugar e, certamente, pagar MUITO por isso...

Caras feias... Aquele gelo no estomago de quando se faz uma merda muito, mas muito grande... Chegamos a estacão de esqui e seguimos para a imobiliária tentar salvar nossa reserva. Tinha fila enoooooorme de pessoas indo pegar suas chaves. Para cada pessoa na minha frente eu pensava no apartamento a menos que teria pra mim... Tive várias mini paradas cardíacas...

Quando chegou a minha vez eu fiz cara de linda, de centrada, de normal e entreguei o papel da minha reserva... E ainda tentei esboçar um sorriso, ja pensando em todas as desculpas que ia dar quando a mulher me dissesse que não tinha reserva nenhuma.  

Ela pegou o papel, pegou uma pastona e tirou de dentro um envelope com as chaves e os Ski-passes... NORMAL... Tava tudo normal! Nesse momento a culpa, que eh um lutador de sumo beeeeeem gordão, saiu de cima das minhas costas. Eu paguei o que faltava e pronto.. Eu perguntei pra ela sobre o cancelamento da reserva e tals, que constava no papel (depois de pagar, pegar as chaves e tudo mais, claro) e ela disse que isso era apenas para o pagamento da entrada... Que o resto as pessoas pagavam sempre quando chegavam... Ou seja, Maridon e eu entendemos tudo errado o que estava no papel... Acho que preciso voltar pras aulinhas de francês. 

Bom, o tempo não estava tao maravilhoso e ensolarado quanto nos outros anos... Num dia nevou constantemente e em outro teve uma neblina densa que cobria a montanha. Mesmo assim fomos esquiar.

Mãe, pare de ler a partir daqui... 

Com a neblina e a neve eu não estava vendo a pista... Pra mim não eram mais 50 tons de branco, mas um apenas. Eu via as outras pessoas, dai sabia de quem desviar... Mas a pista? Nadica... Eu fui as cegas... So seguindo os passos de Maridon... Devo dizer, em minha defesa, que não trombei com ninguém - alias, nunca.na.historia.desse.payz eu trombei com alguém enquanto esquiava -, não causei nenhum acidente, nem nada... Mas era difícil de desviar de montes de neve e as vezes eu acabava presa neles. 

Num dos dias, com o tempo melhorzinho, resolvemos treinar esquiar de costas... Mãe, eu disse pra você não ler! Hunfs... Ficamos la, esquiando de costas, dando voltinhas... Me empolguei e comecei a descer a pista mais rápido do que devia... Dai, quando tentei parar não consegui e cai de costas... A pista tinha terminado e eu cai numa ribanceira! 

Oooops
Felizmente a ribanceira não era tao profunda e eu cai num monte de neve... Eu fiquei rindo, claro, foi engraçado... Mas prometo, mãe, que não faco mais isso, ta?

Foi uma semana muito legal... Esquiamos muito, rimos muito, comemos comida boa... 

Na volta o nosso trem da Thalys foi cancelado. 

Alias, deixa eu falar... Toda vez que eu vejo povo no Facebook a la "Classe media sofre" falando que sistema de transporte no Brasil eh uma droga, que na Europa não seria assim, eu penso em todas, TODAS as vezes que eu peguei trem da Thalys e teve ou atraso ou cancelamento. Serio, não teve UMA vez que meu trem saiu na hora certa... E eu já peguei Thalys (e TGV e ICE e Eurostar e outras tantas) e tenho varias historias pra contar de atrasos, cancelamento e atendimento ruim. 

Não to dizendo que no Brasil o sistema de transporte eh maravilhoso, mas pensem bem antes que achar que na Europa eh tudo perfeito, viu?

Então, nosso trem da Thalys foi cancelado... Por que? Ninguém falou nada, ninguém explicou... Alias, azar o seu! Tivemos que pegar um trem de linha  e ir para outra estacão e la, então, pegar nosso trem da Thalys (que foi cancelado apenas na nossa estacão, novamente, sem explicação nenhuma). 

Chegamos em casa no ultimo sábado...  Tesla e Curie (que foram muito bem cuidados pela dona do meu apartamento, que eh a "avo" deles) estavam com saudades... Dormimos os quatro agarradinhos... =)

|

31 Comments


Suspiros... muitos suspiros.
Meu sonho é ir para a França, comer um monte de comida boa e me enterrar na neve igual eu me enterro na areia da Praia Grande hahahahaha

Que legal Lu... espero que não faça mais sua mãe ter ataques cardíacos ao ler que vc caiu em uma ribanceira.

Bêjo da Cris


Mini paradas cardíacas hahahaha Não...convenhamos: "clinicamente cega", neblina, neve, sem pista visível" aventura pouca essa aí hein???? hahahahah Cai na ribanceira, de costas ainda por cima....ohhh menina danada. Bom vc riu e eu tb hahaha agora concordo com vc...trem no inverno, principalmente, é quase uma lenda... a gente fica lá congelando e só vendo nos quadros os horários sendo cancelados. Eles cancelam e vc que se vire. Boa semana, bjs


Cara, vocês são muito chiques! Achei o máximo essa divisão de organização de viagens. <3

Ainda bem que o perrengue da reserva foi só aquele susto básico e que na hora deu tudo certo. Eu não teria chegado ao local viva, eu teria morrido de ansiedade e culpa no caminho. =P

Esquiar por si só não é adrenalina suficiente, tem que incrementar e cair de um barranco gente! Sem dúvida entra no top 10 das bizarrices do blog! Hahahahaha

Beijo!


ainda bem q tava tudo certo, no fim das contas hein!

agora me explica: por queee esquiar de costas?!?! seus doidos! =)


**50 tons de branco** = não sei porquê ainda acho a maior graça desse tipo de trocadilho, mas rindo muito aqui, hahaha!

Ai, que fotos lindas! *o*
Problemas em meios de transporte há em todos os lugares... A diferença é que conhecemos - em maioria - apenas os do Brasil mesmo. Mas né? Se tu tá dizendo, a gente acredita, haha.

Esquiar... e cair. GENTY, isso é tipo o fantasma do natal futuro pra mim (ou do carnaval futuro, no caso, né?), hahaha!

Kissu ;*


Que delicia de passeio, Luana! Meu amrido ama esquiar, eu que tenho joelho de idosa nao posso :( Mas um dia ainda vou para os alpes, nem que seja para fingir que estou esquiando rsrsrsrs Bjsss e Welcome back :)


Luana, que bom que no fim deu tudo certo e apesar do gelo, não entraram em nenhuma"fria", rs.
Bjs
Manoel


Meu....realmente nao temos muito juízo né, mas gracas a Deus, termina sempre bem...Que bom que seu passeio tenha sido legal e tbm romantico né.....agora é ficar em casa quentido debaixo do cobertor por que tá branco lá fora...e matar as saudades do Brasil pelo youtube...Carnaval a leleo


O povo adora criticar o Brasil meeeeel dels ! KKKK
fiquei tentando imaginar você caindo de costas KKK

http://www.agorasouirish.blogspot.com


Ai Luana, como eu queria n ter medo de esquiar!! O máximo que eu fiz na neve - e foi ano passado - foi "snow tubing" que é nada mais, nada menos que deslizar na neve com uma bóia bem grandona. Coisa que criança faz. hahahaha

Tenho coragem de esquiar nem a pau!

Beijo!


Deve ser legal esquiar, prometo que um dia ainda farei. Só peguei Thalys uma vez e foi bem pontual na ida e na volta ja avisaram antes que atrasaria uns 10 minutos por causa da neve. Na Alemanha é bem normal atrasar o tempo todo e não darem nenhuma explicação pro cliente.


Merda muito grande que no final dá certo, me deixa esgotada por uns dois dias, afff... ainda bem que riram muito!
bjs
Jussara


Ahhh é uma delícia ir pra montanha né?! Eu esquio malemá de frente, imagina de costas, sem ver o perigo =O
Beijinhos!


eu só tenho uma coisa a dizer: TODO o meu respeito a pessoas que trocam o aconchego dos seus aquecedores pra esquiar num bolo de neve.


AUhauauaha eu não gosto de esquiar porque na verdade eu fujo do frio. Acho a neve incrivelmente bela, mas apenas da janela. Encara o friozão não é comigo. Sou mais ficar debaixo das cobertas na frente da TV tomando um chocolate quente...

Mas adorei seu planejamento. Eu e Felipe ficamos brincando de gatinho planejamento. Que ele planeja tudo e no fim, dá tudo errado auhauaha

Kisu!


Oi Lu, fez a reserva e esqueceu de pagar???
Eike Olivia!!!!

No mais, minha irmã se queixava da mesmíssima coisa da mesma coisa quando morava na frança. Quando viajava, ficava incomunicável, para o desespero da minha mãe que ficava sem notícias até ela voltar.
Eu portugal, as mesmas queixas!

Queremos fotitas!!!
Beijos


O mais importante é que vocês aproveitaram bastante!!! Não fui nessa estação de esqui, mas na que eu fui, pedi um vinho quente no final do dia, paguei 1.50€ e tive wi-fi grátis!!! Mas se não tem, até reclamo, mas essas pausas da internet fazem um bem enorme!!!
E faço parte dessas que nunca teve trem cancelado... Uma vez tivemos um atraso de 40 minutos em uma parada no meio do caminho e avisaram que o condutor não tinha vindo trabalhar e teríamos que esperar o substitudo chegar (mas depois fomos reembolsados em 25% do valor pago), e outra vez foi uma nevasca em Londres, demoramos mais de 4 horas para chegar em Paris... Mas como era um problema climático, não teve reembolso...


50 tons de inveja...de quem esquia! Hunfs,nunca aprendi,já tentei e só caí..posta uma fotinho de vc esquiando,vai..ou ao menos em pé sobre os esquis (acho que nem isso eu consigo)-é sério: QUEREMOS FOTINHOS!!!!!!!!


Po, ce deve fazer isso de propósito pra poder contar aqui... num é possível... hahahahaahhahahahahahahahahahaha
Já pensou ver no meio do caminho que não pagou o que devia pagar e agora não ia mais ter lugar pra dormir?? hahahaha ou é pra tentar matar o Maridon de raiva né?
Ainda bem que vocês ficaram bem e que foi só um mal entendido entre vocês e o papel..hehehehehhe
Um dia ainda vou esquiar e vou filmar pra poder colocar aqui (e deve ficar igual a esses filminhos ai em cima, porque eu mal consigo andar a pé...hahahahaa)
Ficamos com saudades!!!
Bjokssss


que lindo! meu sonho é me esborrachar na neve e ficar lá, rindo, igual vc!


Vou comentar rapidamente sobre o final do post (transporte público) e já passo pro post em si.
Guria, o transporte público brasileiro não é uma merda, mas não é bom. Não é raro eu entrar num ônibus sem ar condicionado num calor de UM MILHÃO de graus e tendo que dividir espaço com 80 pessoas suadas.
Mas realmente, as pessoas precisam parar de achar que é só no Brasil a deficiência de transporte público como um todo - aqui no Brasil o dinheiro existe, mas o desvio também.
No Japão, por exemplo, o metrô é o troço mais pontual que existe. Um dos principais motivos de atraso são o quê? O quê?? SUICÍDIO. Os loucos se atiram nos trilhos, o trem os fatia e a linha para.
Em Cingapura as pessoas estão fazendo vários protestos e barracos porque o transporte deles não está acompanhando o crescimento demográfico e não tem conservação.
Falando em conservação, Quando Em Roma, aquele metrô era um lixo só! Nossa, senti contrair tétano só de tocar no corrimão.

E voltamos.
QUE LUGAR MARAVILHOSO!!! *-* Eu já esquiei uma vez, mas não foi em nada perto disso - foi em Bariloche.
É muito humilhante tu tá lá, se esforçando pra se manter de pé, e aí passa um pirralho de 10 anos por ti fazendo curvas perfeitas e parando exatamente quando e onde ele quer. HUNFSZÕES!!


Um dos meus sonhos é aprender a esquiar... Eu não sou muito corajosa, então acabo não tentando altas manobras que nem você. Foi maior esforço pra eu tomar coragem e ir no ski bunda de costas, imagina na neve! Mas vou tentar...
Já conhecia um professor de física, tive aula com ele ano passado, ele é bem legal :) O outro já conheço de vista, mas nunca tive aula... Só semana que vem!
:D


Amanda - eu ja peguei muito metro na Se, nao disse que o sistema de transporte publico eh maravilhoso. O que reclamei eh desse povo que entope blogs, twitter e facebook com esse mimimi eterno de que tudo no Brasil eh uma merda e que se fosse na Europa/EUA não seria assim. Essa imagem irreal de que tudo que eh brasileiro eh uma porcaria e que tudo que eh gringo eh perfeito e funciona bem. Nao me lembro de ter greve de ônibus/trem/metro/jegue (que seja) em véspera de feriado, véspera de natal, véspera de pascoa... Aqui? TODA VEZ! Tente pegar um trem entre Antuérpia e Bruxelas que saia no horário? Pegue um bonde em Bruxelas as 17:00 de uma sexta feira e você sofrera com a catinga de 80 elfos xexelentos que só tomam banho de sábado (não são todas as pessoas que não tomam banho, mas tenho a impressão de que esses caras em especial adoram pegar bonde comigo) Sei que não eh o seu caso, mas minha critica ali no post foi pra esse povo deslumbrado que acha que na gringolandia tudo eh maravilhoso, tudo eh perfeito, tudo eh ideal.


LU, A, Na!!!!!! menimna que vida mais aventureira tu tem.... ri demais com esse post..... esquiar de costas, ahahahahahahahahah. quando eu fui dar uma de gostosa em uma dunna, também levei um capote básico! também fui dar uma de enchergante e dansei. mais esquiar deve ser divertido abessa. se sua mamãe for nervosa que nem a minha, a cada passada de olho pelo post, ela soa e da uns berros daqueles: " minha filha vc vai me deixar maluca!" kkkkk. mais ainda bém que no fim deu tudo serto, e vc se divertiu, riu, e trouxe uma história mais pros seus leitores. adoro seus posts, e o jeito com que vc escreve. falando em canselamento, aqui em sampa vive rolando isso nos haeroportos. ainda mais com esse lanse de carnaval. eu fui viajar de ônibos, que não canselou mais atrasou uma hora e meia. faaaala sério...... mais isso tem em todos os cantos do mundo..... bjs....


Ah, essa classe média que sofre com os pepinos brasileiros. Aí, vai pra Europa /EUA /Canadá e acha que estão no paraíso. Oh, my God! Quantas vezes eu entrava com pedido de reembolso do meu bilhete na RENFE por causa de ATRASOS... Quantas vezes fiz isso!!!! E outra coisa: desde já, a IBERIA está anunciando greve pro verão. É só no Brasil que as coisas não funcionam??? Oh, Deus!!! Tem outra: tô lendo há alguns dias que nos hospitais públicos de Navarra, Espanha, estão tendo problemas com a comida. Várias charges surgiram de motoboys indo entregar pizza, comida chinesa... hahahahahaha Só no Brasil, neam???? Fala sério.

Luana, eu morro de rir com seus posts! Acho mega engraçada a maneira como você narra seus "causos".
Beijos cariocas desde um país pobre, atrasado e onde as crianças não levam ipad pra escola. Só caderno, lápis e borracha!!!


Eu sei que já tem um tempão que você chegou e talz... mas eu tenho tannnta agonia com frio e neve, que passei pelo post sem ler. É, eu tenho esse tipo de TOC. Mas enfim, venci, e li! Rá!
Esse lance de "entender errado" o que tá no papel é pra mim!!! SEMPRE arranjo umas culpas nonsense. Mas nunca relaxo. É a vida...
Bjooo


Apareciiiii! hahahaha.


Então...obrigada pelos parabéns novamente e sim...existe uma Luana na minha vida já tem alguns anos hauhauhauhua

Imaginei vc caindo andandao de esqui e concordo sobre o que vc falou sobre brasileiro ahar que tudo fora de lá é melhor: to com um prblemão com minha companhia de cel pq to a 16km da fronteira e minhas ligações do meu cel frances pra um cel frances esta cobrando como internacional, olha eu dentro de casa e eles falando que eu to em genebra! bando de fidaputa!
E essa do trem é verdade: não tem uma vez que eu pego o TGV que ele não atrasa, ou o TER que demora pra sair...na outra plataforma terça passada tinha um TGV pra Paris com 50 min de atraso! pensa!!!

Mas ne...pra quem já pegou o trem lotado na Sé 50 mil vezes na vida esperar o trem atrasado sair sentadinha na sua poltrona até que não é ruim huahauhuaha


Luana "ahaza" nas viagens! Ó, tô com inveja! :P
Falando sério agora, menina, que privilégio poder ir a um lugar assim, né? Que máximo! Tá, eu não teria coragem de esquiar, no máximo subir no esqui pra tirar foto, hahaha!
Eu SUPER faria o que você fez com as reservas, na verdade, já fiz... tive foi sorte de chegar no hotel e ter quarto vago. Que susto, hein?

*HAHAHAHAHA adorei o "mãe, pare de ler a partir daqui"

Quer matar todo mundo do coração, é?
E você tem razão, povo aqui ama dizer que tudo é de 3º mundo, mas nem tem experiência para comparar com os outros países. Aí é fácil, né benhê?

Beijão!


Achei uma coincidência enorme eu também estive em França na semana passada, só que em Rhône!!! Depois conto tudo no meu blog... e também fiz ski!!!


Aiiiiiiiiiiiiiiiiiii..

Que delícia. Vi a foto no seu face e confesso que eu iria me deleitar naquela neve lindaaaaaaaaaaaa..

Tudo bem que só tem uma cor e o que vemos é apenas o branco em si. Porém a paisagem é massa!

Sempre nas viagens acontece alguma coisa. É normal.

Eu como mochileira, quando fui para Ouro Preto, já com as acomodações quase que pagas, chegando no hostel, descobri que não tinha mais quarto para mim. Falei que tinha pago e até ligado uma semana antes para confirmar a porra da acomodação. A menina que estava mais perdida que uma barata que acabou de receber um chuvarada de mata bicho, comunicou que eu iria ficar no quarto com umas meninas que haviam acabado de chegar de BH. Disse que não tinha problemas, já que havia contratado um quarto coletivo. Porém, as metidinhas a turistas (que acho que não sabem o que significa um hostel), não quiseram que eu ficasse lá (isso porque tinha uma cama sobrando). Quando cheguei na porta do quarto e vi aquele monte de idiotas discutindo por causa da minha presença desfavorável, já gritei bem alto que eu que não iria ficar ali. Provavelmente, eu iria sair na voadora com todas. Suas cambadas de trouxas. Virei as costas e pedi a recepcionista que se virasse, porém eu queria deixar minhas coisas pois estava perdendo tempo. E tempo é dinheiro.

No final, ela me alojou na casa de uma artista plástica que tinha quartos a disposição. Cama de casal só para mim. Banheiro VIP. Amei....

Gostei desse chilique. Tive um UP GRADE massa!

Normalíssimo. Lembrei de várias histórias minhas ao ler o seu post!

Beijos!


Eu até concordo que o sistema de transporte por aí possa não ser a oitava maravilha do mundo.. mas já ouvi falar que é infinitamente mais barato do que por aqui, né? Tipo trem bélgica-frança (600 km, 2 hs de viagem): 30 euros. Busão véio e apertado goiânia-brasília (199km, 3 horas de viagem): 18 euros. Então, né... Mas, sim, me choca saber que eles cancelam assim, DO NADA, sem nem avisar aos passageiros.

E.. eu queria ao menos saber se eu sei esquiar. Mas tá aí algo que a pobre aqui levará anos e anos para descobrir (se é q algum dia descobrirei) =(

Web Analytics

Copyright © 2009 Hunfs All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.