47

Carne de cavalo

Posted by Luana on 11:44 in
Cavalos são os animais mais maravilhosos do mundo. Sim, eu também amo muito gatos e cachorros, mas cavalos? São minha paixão desde sempre... Na verdade eu não me lembro quando comecei a gostar de cavalos, só sei que sempre gostei. Sou completamente apaixonada por todas as racas, tipos, cores, tamanhos...  Quando eu morei na roca, la no Brasil, a gente ouvia que em alguns lugares os caras faziam mortadela com carne de cavalo, não era a Sadia, ou a Chapecó, eram uns açougues malucos, no meio do nada, com carne sem "marca". Eu, embora goste, não comia muita mortadela e quando comia eu me certificava de que era de alguma marca, para não correr o risco de comer carne de cavalo sem querer.

Andaluz
Dai eu vim pra Zoropa e esses brutos comem carne de cavalo. Voce vai ao mercado e la, no açougue, tem uma parte reservada para carne de boi, outra para porco, outra pra frango e... cavalos... CAVALOS!

Gypsy vanner

Um vegetariano, ou alguém que não sente o mesmo amor por cavalos que eu, pode dizer que comer cavalos eh tao normal/anormal quanto comer carne de porco... Sim, sim, eu sei que eh uma questão cultural, que em partes da Índia a vaca eh venerada, que muculmanos não conhecem as maravilhas do bacon... bla, bla, bla whiskas sache. Como eu não posso privar os outros a comer carne de cavalos (posso desprezá-los?) eu apenas evito de comprar e pronto. Na verdade eu olho as bandejinhas com aquela carne vermelhona no mercado com muita dor no coração, mas eh só.

Appalloosa
Ta certo que outro dia eu comprei carpaccio e quando cheguei em casa e fui comer descobri que era de cavalo (não comi e joguei tudo fora)... Hunfs... Mas acho que ja me fiz clara o suficiente... Aqui em terras Narnicas se come carne de cavalo e eu evito. FIM

Puro sangue Árabe
Bom, dai que por esses dias explodiu um escândalo aqui na Zoropa. Varias marcas de comida congelada (que eu não como, gracazadeos!) que deveriam conter carne bovina estavam vendendo, na verdade, carne de cavalo. Em muitos casos 100% da carne era equina, não bovina. 


Marcas famosas, como Coop, Findus... Tudo carne de cavalo!
Os abatedouros de onde essas carnes saíram ficam na Romênia (parte da União Europeia) e as carnes foram distribuídas para praticamente todos os países da EU, através de uma empresa da Holanda e da Franca. Ou seja, todo mundo que come essas comidas congeladas provavelmente esteve comendo carne de cavalo.

Friesian
Eu acho isso uma falta de respeito tremenda! Um absurdo você querer carne bovina e terminar comendo carne de cavalo. Agora supermercados e agencias de saúde estão recolhendo esses produtos e fazendo uma infinidade de testes, porque se a carne não eh do animal que se esperava ser, que mais, ne? Quem garante a qualidade dessa carne? 

Mangalarga
Quando eu morava na Suécia lembro que houve uma suspeita de vaca louca de carnes vindas da Irlanda. Mais que depressa as importações de carnes brasileiras e argentinas foram suspensas em toda a EU, porque, né, se a carne da Irlanda esta com suspeita, certamente a carne desses países subdesenvolvidos estão em situação pior, ne? Eh assim que funciona... 

Breton

As agencias temem que a carne usada nos produtos adulterados venha de cavalos velhos e doentes e que isso pode acarretar problemas futuros de saúde para aqueles que a consumiram. A empresa francesa "À la Table de Spanghero" teria falsificado a documentação de procedência e qualidade da carne e revendido para o resto da Europa. Dai você pensa que esse eh um fato isolado, que aqui tudo funciona direitinho e descobre que a mesma empresa foi centro de outro escândalo, 20 meses atrás, com casos de comida infectada com E. Coli (uma bactéria que pode levar a morte). Preciso dizer mais alguma coisa? 


 Hunfs...

|

47 Comments


Namorado diz que comeu carne de cavalo sem saber, no casamento do irmão dele na França. Diz que não achou ruim, mas que também não era nada de especial. Eu sou chatíssima pra carne, acho que não comeria não...


Que bom que estou lendo sobre isso fora da imprensa e de alguém que mora aí.

Ler relatos de quem vive a situação é muito melhor do que ler na mídia. E eu adoro cavalos também.

Isso ainda vai dar muito o que falar.

Beijos!


Pois é.. e ainda tem gente que fala que só aqui no Brasil é que acontece merda, né não???


Sou do time que comer carne de porco é tão triste qto comer cavalo- já cheguei a chorar vendo um leitão pendurado no açougue. Mas estranhamente não tenho pena das galinhas ou peixes, o que, no mínimo, é incoerente. Enfim, meu sonho é conseguir ser vegetariana. Sonho.
Ps: vou escrever um texto baseado num seu que adorei ( Uma Vez, este era o título). Vc permite? Colocarei a fonte inspiradora com certeza e pretendo postar na semana que vem...
Bj


Senta no cavalo só pra levantar o rabo!
Senta! Eu sei que senta! Ele senta! Eu sei que senta! ♪
(curtúra brasilêra)

Minha mãe viu uma foto de sashimi de cavalo que minha amiga comeu no Japão e ficou apavorada. Disse que essas carnes estão matando gente em algum outro país e que a carne é horrorosa e perigosa também.
Mas... bom, eu gosto de comida diferente e certamente provaria carne de cavalo, de cachorro - podem me condenar e mimimi, eu provaria uma vez, mas não significa que vou parar um carroceiro na Avenida Ipiranga aqui e matar o cavalo dele pra comer!!


o que mais me assustou, é que aqui carne de cavalo é cara e uma especiaria! entao como assim esta sendo usada ao inves de carne bovina? que tipo de cavalos serao esses? Isso sim me assusta.
Continuo comprando carne organica e rezo pra ser a melhor opcao, pq 100% de garantia, nunca se tem ne?! bjs!


Oi mulher, meu marido ja comeu e diz que parece carne bovida. Diz qze é saborosa, mas é simplesmente só carne. Eu nunca provei e tenho até dó, senti o mesmo quando comi Escargot, mas noj fim é tudo carne. E vou dizer uma coisa se é pra comer o bichinho, entao vamos comer um belo Steak e pronto. Mas se tiver bvinho de boi vamos economizar nos cavalinhos


Por aqui o escândalo foi grande também..

A única coisa que compro congelada é lasanha e é com muito pesar que eu suspeito ter comido carne de cavalo sem querer, porque havia comprado a bendita na rede de supermercados alvo das acusações daqui antes da bomba explodir. =/


Então, nunca comi carne de cavalo, pelo menos sem meu conhecimento, mas não tenho nada contra. Carne é carne. Talvez até se temperassem carne humana não saberia distinguir o sabor. Gosto de carne de ve em quando, mas prefiro sempre aves e peixes. Mais peixes, coisa meio que de família rs.

Mas comi rã sem saber que era e tem gosto de frango diferenciado. Leite de cabra é ruim tanto quanto leite de vaca pra mim. É tudo questão de gosto. NO Japão tem sushi de cavalo...

KIsu!


Eu já ouvi de comerem carne de cavalo por aqui também. Moro no interior do Rio. Nunca comi, nem tenho interesse. Também dizem que vendem carne de gato (GA-TO). Como assim?
Mas acho que é só fofoca. Os cavalos são muito caros pra fazerem uma coisa dessas por aqui. É um absurdo isso... Comprar uma coisa pensando que é outra, que horror o.o
P.S.: Gosto de cavalos também, mas sou meio traumatizada e não consigo montar neles ¬¬
Olha essa galeria: http://www.gosiamakosa.com/index.php/black-day own


É, o bafafá aqui tá sendo grande.

Eu evito comer carne. Qualquer que seja. Só de pensar em como os bichinhos morrem, já me dá vontade de chorar. Não sou vegetariana porque amo peixe e os frutos do mar, como peito de frango... mas, a verdade é que não dá pra passar batida de um situação como essa. Eu imagino agora a neura dos europeus com relação a esse escândalo.

Beijos, queridona.


Eu não consigo nem comer carneiro pois o bicho começa a fazer Bééé dentro da minha cabeça nem sonho em comer cavalo.
Da mesma forma que tenho ódio mortal do povo que come cachorro.

Bêjo da Cris


Preocupante mesmo, porque é fato de que não estamos seguros! Ainda bem que faz um bom tempo mesmo que NUNCA MAIS comprei estas comidas congeladas com carne, mas vai saber né? Bjs


Oi Lu!

Quando eu fiz veterinária, os professores falavam mesmo que havia países que consumiam carne de cavalo, e inclusive, se eu me lembro bem, o Brasil até exporta uma pequena porcentagem de carne de cavalo. Mas não deixa de ser estranho pra gente, que não tem esse costume (assim como para um hindu é muito estranho que a gente come aquele bifão acebolado e adora). E realmente é muita falta de respeito com o consumidor essa contaminação. Lamentável, seja onde for.

Beijos!


Luana, eu sou zootecnista e quando fiz equinocultura o professor falou q cavalo tb vai pro abate, quase gritei de raiva na sala!
E depois fiquei sabendo que várias carnes secas/charques/jerked beef são feitas com carne de cavalo. E ai vai um carne seca no feijão??
Mas o mais assustador não é a carne em si, e sim o que as empresas omitem.


quando eu vi sobre assunto pela primeira vez, lembrei de vc na hora =/

achei no site do guia dos curiosos que o Brasil é um dos maiores exportadores de carne de cavalo do mundo... certeza q vai sobrar alguma coisa pra cá tb...

(lá tb fala q salame italiano legitimo é feito com carne de cavalo - e eu fiquei com nojinho...)


Oi Lu, eu acordo cedo aos domingos para ver globo rural e várias vezes ví reportagens falando sobre o risco de comer carne cuja procedencia desconhecemos e a importancia de verificar se tem uma espécie de selo que é a garantia de que não veio de abatedouro clandestino. Os riscos são desde a ter vermes na carne e até mesmo de não ser aquilo que estão vendendo. Eu por exemplo, não sei diferenciar algumas carnes!
Agora, no caso de produtos industrializados, como saber??? Fico insegura pacas quando me deparo com casos como esses. E o negócio vai muito além disso! Uma vez mostraram pelos de rato no meio de alguns produtos vedados. Ou seja, foram contaminados no processo de produção e não no supermercado.
Fico hororizada com isso!


Esquecí de dizer que já ouví indianos horrorizados com como nós matamos bois e vacas para comer!
Que horror! Que horror fazer isso com um animal tão sagrado, belo e blá blá blá. Como você acaba de postar sobre os cavalos.

Para mim a questão não é comer a carne de cavalo, mas comer sem saber ou poder escolher isso.
Eu ficaria p da vida se soubesse que algum produto que comi tem carne de cavalo, minhoca, fezes ou pelo de rato como já ví em alguns programas. Até vomitaria.


eles são tao adoraveis , pra mim seria como se comesse carne humana kkk


Eu como carne bovina, não é algo de que eu me orgulhe, mas como. E adoro. O máximo que eu consigo é restringir, tipo, só como duas vezes por semana. Já carne de cavalo eu nunca comi e se me oferecessem, recusaria. É uma questão cultural, não condeno quem come, mas, de toda forma, não é correto pagar uma coisa e receber outra, ainda mais nesse caso aí em que a procedência da carne é super duvidosa.

Também queria dizer que adorei as imagens de cavalo que você usou pra ilustrar o post. Simplesmente lindas!


Lu,
não sou louca por cavalos, mas gosto deles! Culturalmente não comeria sua carne, mas comer enganada me deixaria muito p* da vida.
Achar que tudo no "primeiro mundo" é lindo, ético e moral é no mínimo ingenuidade grau dez, o ser humano é o mesmo em qualquer hemisfério!
bjs
Jussara


Acho que nunca comi carne de cavalo,mas depois do que a gente viu na imprensa,tudo é possivel.Geralmente,como pouca carne vermelha,mas acho que temos o direito de saber o que estamos comendo/comprando,sem ser enganados por essas empresas que adulteram produtos,vendem gato por lebre,etc.É um direito dos consumidores,ora bolas,isso não pode,é um crime,tem que retirar todos esses produtos adulterados do mercado e punir essas empresas...


oi luana!!!! ééé menina..... isso é realmente lamentável..... carne de cavalo não deveria ser consumida, assim como carne de cachorro não deveria ser consumida e é, na china, e no viatinan. no japão as crianças órfans comem carne de baleia e eu também acho um pecado isso. pra falar a verdade pra ti, eu nunca fui fan de churrasco. troco tranquilamente um prato de carne por um bolo de chocolate sem sofrer. e eu morro de dó de todos os animais. porco, vaca, cavalo, cachorro, gato, coelho, até de rato eu tenho dó, carneiro, galinha, pato....... em fim, tooooodos! e lamento muito por isso. mais concordo com o coment de alguém que disse que depois falam que ( é só no brasil que tem merda, né?) imagine, falar que na eoropa acontece isso? uuuuu, só lendo mesmo relato de quem vive aí. pq a imprensa, abafa mais que pode! aaa!....... tomara que essas carnes sem selo sejam mesmo apriendidas. seria pedir demais que o povo tomasse consiencia e não fizece isso com os cavalinhos? seria..... assim como tbm seria pedir demais que eles não fossem tão mautratados durante suas horas de trabalho.... por aqui existe demais violência contra eles, os pobres cavalos. que estão aí pra ajudarem o ser humano. e em algumas vezes, são vistos como objeto de velocidade nas mãos de loucos e loucas que tem por aí. que exploram até o animal, e quando ele ja não tem mais força, o abandonam por aí. vai saber senão são esses que vam pros abates. vai saber! cheega. falei demais. beijo. ...


Ai, Lu... fiquei enjoada só de pensar na carne de cavalo. Eu também não como. FIM.


O que te dizer? A indústria alimentícia é um osso pra lá de duro de roer. Não importa quantas vezes eles digam que o importante é a saúde e o bem-estar do consumidor, o que eles realmente visam no final do dia é o lucro. Então, se a carne equina estava mais barata que a bovina, mais do que naturalmente eles substituem na hora de preparar o alimento. Não é a coisa certa a fazer, mas ouso dizer que a única preocupação no final do dia é a repercussão na mídia se a troca for descoberta.

Sobre a carne de equinos, pouco gente sabe que o Brasil exporta esse tipo de carne (e em 2009 estava entre os 5 maiores exportadores). É uma situação bem contraditória, aqui no RS, por exemplo, nós somos apaixonados por cavalos (afinal, construímos o estado com a ajuda deles) e existia uma quantidade assustadora de abatedouros especializados nesse tipo de animal. O que eu tive a oportunidade de conhecer, foi fechado a algum tempo (para minha alegria).

Não sei como funciona o serviço de inspeção de produtos e o setor de qualidade de alimentos aí na Europa, mas aqui no Brasil é um setor chave na maioria das empresas. Como somos grandes exportadores todas as etapas envolvendo a preparação de embutidos, congelados ou simplesmente carne in natura são monitoradas do ponto de vista físico-químico e microbiológico. Lotes em que são descobertos micro-organismos patogênicos (como a E. coli) são condenados (porque ninguém quer ter problemas com os importadores). Por isso eu me sinto segura (ponto de vista microbiológico) comprando uma lasanha congelada, embora duvide um pouco que a carne é exclusivamente bovina. Essa certeza eu só tenho quando faço a lasanha em casa, com a carne comprada no açougue (e que estampava o carimbo do serviço de inspeção).

Como esse é um assunto que me interessa, estou esperando para ver como esse caso se desenvolve e que tipo de medidas serão tomadas :)


Lu... começando a ler seu post a primeira coisa que me veio à memória é que sempre vc ficava nas aulas desenhando cavalos!! E desenhos lindos por sinal!!!Bjão!!!


Hoje descobriram que tinha cavalo até nas tortas servidas em algumas escolas aqui no UK. O triste é que muita gente come essas comidas congeladas porque é a única coisa que a grana delas consegue comprar. E agora? Como é que fica?
É muita sacanagem enganar o povo assim... :(


Não entendo muito de carnes, mas eu acho que nunca comi carne de cavalo...

Na verdade, tudo é uma questão cultural. Assim como determinados países degustam certos tipos de animais, já em outros lugares, nem em pensamento.

Enfim, se eu fosse pensar em todas as coisas que são abatidas em prol do nosso consumo, eu sinceramente não comeria nada. Mas, isto fica alojado em um lugar que eu ainda não consegui alcançar.

Sei lá se beira a hipocrisia. Enfim.

Beijos


Gentchi! Olha o babado ai!
Ainda bem que desde que cheguei eu não comi congelados ainda e to achando que nem vou comer pelo que acabei de ler, hauhauhauhaua

Acabei esquecendo de comentar o resto do seu comentário do meu blog:

1- sim...eu sou um esquimó andando pelas ruas, eu tenho uma blusa de poliester 100% que praticamente virou minha segunda pele, ahuahuahuahu

2- eu quero morrer com essa coisa de wi fi aqui na vila de 10 mil habitantes...ainda bem que tenho genebra encostadinho daqui e lá a coisa eh mudernê! rs.

obrigada novamente pelo feliz aniversário =)

E eu ainda tenho que ler seus posts antigos, cetamente tem coisas sobre sua vida em outros países...onde vc já morou afinal??
*-*


beijos


Isso me enfurece tanto que eu nem sei o que comentar, sabe?
Não consigo nem me imaginar comendo carne de um cavalo, já não posso pensar muito nas outras carnes que como também. :(


Concordo contigo... é uma falta de respeito para com os consumidores e eu era incapaz de comer cavalos... gosto tanto deles!!! O Lusitano é lindo =) Agora respondendo ao teu comentário... sim em principio dá para fazer o passaro mais colorido ;) e sim consigo fazer o teu avatar =) se calhar não fica exatamente igual porque é diferente desenhar e passar para o tecido/feltro, colocar certos pormenores (como os olhos) exatamente iguais é dificil, mas vou tentar ;) Queres com quantos centimetros? A minha matrioska tem aproximadamente 6cm, mas posso fazer maior.


Eu também sempre gostei muito de cavalos e minha filha e netas também! Eu até tive um ponei que se chamava 'periquito'. Por que? Não faço a menor idéia! Tive a faisca e a boneca também.Uma vez experimentei carne de cavalo na casa de um vizinho...não me lembro do gôsto,só da cor avermelhada,mas foi uma unica vez.E na Nova Zelandia,vi,pela primeira vez quatro cavalos Bretões puxando uma carruagem.Lindos! Me apaixonei por eles!Hoje não tenho nenhum...que pena! Bjs Inté!


O negocio é mesmo comer sem saber né? Mas desse mal eu não sofro. rs

beijao


Nossa, é um absurdo, só no Brasil mesmo que isso acontece! Pq não tem fiscalização! Pq MP não vai atrás! Pq a Justiça não condena! Pq brasileiro é tudo malandro que quer passar os outros pra trás! Se fosse na europa, isso NUNCA aconteceria...

slapt - o tapa na cara da sociedade.

Falando sério agora, eu queria muito dar conta de ser vegetariana porque eu não confio na procedência de quase nada. Mesmo sendo marca ''boa''. MAS.. não consigo não comer carne =T

E tbm acho estranho comer carne de cavalo (tbm amo, embora menos q vc), embora eu tbm saiba q é uma coisa cultural.


"O triste é que muita gente come essas comidas congeladas porque é a única coisa que a grana delas consegue comprar. E agora? Como é que fica?" -> sempre acho engraçado qdo algum europeu (ou alguem q mora na europa) fala isso. Pq aqui no brasil, comida congelada é meio ''luxo''. Quer dizer, geralmente é bem mais cara do q comprar os ingredientes e fazer vc mesmo.


Gostei do texto e do blog, parabéns!


Nossa, eu tinha visto essa notícia na TV. Eu amo cavalos, adoro cachorros, não aguento saber que existem países que comem gatos e cachorros...
Muito show seu texto!
Adorei!
=^o^=


Lu, eu acho um absurdo terem vendido carne de cavalo nos produtos aqui! ... Agora está na notícia todos os dias!
Eu não sou vegetariana, mas carne de animais "fofos" não como não ... não como nem carne de veado e alce (que é muito comum por essas bandas daqui)!!

Beijão


Eu como de quase tudo nessa vida. Mas, carne de cavalo... Não.
Que dó! Que dó! Que dó...
Beijos
Cristiane


Oi Luana!
Nossa, estou aqui de estômago embrulhado...
Meu sonho é ser vegetariana. Eu como carne mas como com culpa. Tenho pena de todos os bichos que são abatidos, de verdade.
Mas eu cresci comendo carne e infelizmente aprendi a gostar e sinto falta de vez em quando, mas não como todos os dias.
Cavalo é um bicho que nunca me passou pela cabeça comer. Nunca. Jamais! Por mais carnívora que eu seja não admito comer outra coisa senão o boi, o frango ou o peixe. Se já comi outras carnes foi sem saber. Absurdo!
Querida, sobre os produtos, dá para comprar através de alguns sites. Se você quiser te mando os links depois, mas vc tem que avaliar se o frete vale a pena.
Beijão!


Olha o que tem numa matéria da Folha hoje:
"O Brasil possui um abatedouro de cavalo, mas exporta toda a sua produção. Em 2012, os embarques atingiram 2,4 mil toneladas, o equivalente a US$ 6,8 milhões. A Bélgica foi o principal destino, com 64% do total."
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1232871-escandalo-da-carne-de-cavalo-respinga-em-frigorifico-no-brasil.shtml


Como assim eles comem cavalos aí? Não sabia dessa.
Meu espirito jornalista é super aberto a experimentar pratos exóticos, tenho vontade de comer aquela loucuras todas do oriente, escorpião, grilo, etc., mas acho que cavalo eu passo.


Fiz um post sobre Genebra, no estilo esses teus de viagens... vê se ficou mto ruim e se achou que falta alguma info legal??? Foi meu primeiro e to meio perdida!

Quando tu volta pros lados do esqui???
=)

beijos!


Sou carnívora, e não me orgulho disso...e acho cavalos belíssimos. E uma coisa que quando vejo, eu preciso virar o rosto, são aqueles carroceiros com seus cavalos, me dá muito dó...não gosto de imaginar/ saber de seres vivos sofrendo...


Nunca tive nenhuma vontade de provar carne de cavalo, mesmo vendo em supermercados. O problema é que nem sempre a gente sabe de onde vem as coisas, e isso eu acho chato aqui na França. Nem sempre tem a origem da carne ou dos ingredientes dos produtos. Até mesmo cosméticos, a lei nao prevê que se coloque a data de validade do produto!
Sempre achei que o controle fosse melhor por aqui, mas essa historia nos abriu os olhos.
Um amigo no Brasil me disse uma vez que em uma fabrica de salsicha misturavam papelão. E com os sabores artificiais, basta colocarem o gosto da salsicha e todo mundo cai direitinho!!!


olha... eu acho cavalos animais fascinantes e belos e, sinceramente, um "despedício" criar um bicho tão envolvente como esse pra comer. mas né, há quem goste.
não sou contra. quem quer comer, coma. eu tenho uma pira de experimentar carnes exóticas e comeria um naco de carne de cavalo só pra ver coléquié. assim como experimentaria carne de tartaruga e cachorro (novamente, dois animais que acho fascinantes).

agora, o erro nesse escândalo foi não avisar nas embalagens. tem gente que não vê nada demais, tem gente não iria gostar, tem gente que não comeria nem louca, morta, enterrada de sunga branca.
daí agora fica essa histeria coletiva, de achar que TUDO de tal marca ou TUDO congelado vai ter carne de cavalo paca tatu cotia não.


Luana, estava sem computador e não pude comentar antes... Como vc comentou lá no blog, não comer carne moída me livraria deste trauma de vida. Pq para mim isso seria um trauma. Coerência não existe na minha vida quando se trata de comer carne. Espero que um dia eu chegue lá e consiga cortar todos os tipos de carne, no momento só vou de frutos do mar, porco, galinha, peru e vaca. Não me venha com cordeiro, vitelo (pq é carne de bb na minha cabeça), rã, crocodilo etc etc que eu entro em choque, sério mesmo. E mesmo para o pessoal que come estas outras carnes, ngm merece comprar gato por lebre... Fiquei curiosa de como eles descobriram que era carne de cavalo...Bjsss

Web Analytics

Copyright © 2009 Hunfs All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.