63

Passei! Dirigir na Belgica.

Posted by Luana on 14:47 in , ,
O que eu vou contar eh, provavelmente, bem banal pra grande maioria das pessoas, mas não para mim.

Ontem eu passei na prova teórica para tirar minha carteira de motorista.

Todas comemora! \o/ 



Eu ja passei dos 18 anos faz um tempinho... Nunca tentei tirar minha carteira no Brasil. Por que? Por dois motivos:

A) Eu nunca precisei de carro pra nada.... Sempre tive tudo perto, ou alguém pra me levar.

B) Eu não passaria no teste.

Sim, eu não passaria no teste, porque né, sou clinicamente cega! Explica isso pras pessoas? O meu oftalmologista no Brasil me disse, anos atrás, que eu tinha condições pra passar no teste de vista, mas como explicar pro povo o meu diagnostico? 

Aqui em terras Narnicas as coisas são muito, mas muito mais simples!  

1) Voce não precisa fazer curso em auto escola. Aqui as provas dividem-se em duas: teórica e pratica. Não quer pagar uma fortuna pra aprender as leis de transito e nem pra aprender a dirigir numa auto escola? Tudo bem! 

2) A prova teórica:

   2.a) Voce pode estudar em casa as leis e fazer a prova no dia e hora que você quiser, não precisa marcar hora, eh só aparecer.

   2.b) O preço para fazer a prova teórica eh relativamente barato: 15 euros

   2.c) São 50 questões, e pra passar você tem que acertar pelo menos 41.

   2.d) passou na prova? Voce faz um teste de visão MUITO fácil  ali na hora mesmo (apenas lê uma linha com letras garrafais) e assina um documento dizendo que você eh saudável. Nada de psicotécnico, teste de visão demorado... NADA! 

Porquinho, ursinho... ahhh... Coelhinho? (daqui)

Ainda tem outro detalhe, como as provas só podem ser dadas em Flemish, Frances ou Alemão (as línguas oficiais da Bélgica), você pode agendar para fazer a prova com um tradutor juramentado. Foi isso o que eu fiz, pois não me achei ainda preparada para fazer a prova em Flemish - vocês sabem como se fala "triangulo de sinalização" em flemish? Nem eu! 

Dai a coisa foi bem fácil, eu liguei para o centro que organiza todas as escolas de direção e centros de exame - a GOCA - e perguntei em quais lugares eu poderia fazer a prova com o tradutor e quais dias. A moca, que falava inglês muito bem, me deu varias datas e locais. Escolhi os dois não tao próximos a sMol e liguei la.

Quando você faz a prova com o tradutor eh preciso agendar antes, porque o numero de pessoas na sala eh limitado. 

Minha primeira escolha foi no centro de Deurne, que fica perto de Antuérpia. Liguei la para fazer minha reserva. Uma tia muito da grossa atendeu, eu perguntei se ela poderia me explicar o procedimento em inglês - esse tipo de coisa eu ainda prefiro saber em inglês, pra não ter erro de não entender algo direito. Ela ficou toda ofendida e disse "eh claro que eu falo ingles!". Eu disso que nao era isso que eu tinha perguntado, que eu queria que ela me explicasse como eu teria que fazer para marcar minha prova. Jacare me explicou em ingles? Nem a tia grossa. 

Bom, ela disse que eu tinha que ir ate Deurne, pagar o tradutor (50,00 Euros) e fazer a reserva e dai voltar no dia da prova (não podia ser no mesmo dia) e pagar os 15,00 da prova. Eu perguntei se eu não podia pagar o tradutor por transferência bancaria, porque eu moro meio longe de Deurnee ir ate la só para fazer isso seria uma perda de tempo. Sabem o que ela me disse? "Azar o seu" E deligou na minha cara! HAHAHAHAHA

Pro centro de exame de direção em Deurne eu NÃO vou dar o meu dinheiro e se você chegou aqui procurando ajuda para fazer o teste, eu sugiro não fazer la também. 

Haviam outras opções de centros perto de Bruxelas, mas procurando por fóruns e blogs pela internet vi que nesses centros muito próximos da capital as provas eram estranhas. Muita gente reclamando que não tinha passado na prova porque o tradutor era ruim, não falava inglês direito e não traduzia as respostas direito. Pelo sim, pelo nao, achei melhor fazer uma prova na roca no interior.

Escolhi tentar em Bree, na região de Limburg. Liguei la e dai uma moca bem simpática me explicou que também tinha que pagar o tradutor antes. Perguntei se podia pagar por transferência bancaria e ela disse: "Claro! Muito mais fácil do que vir ate aqui!". Muito amor! <3

Marquei a prova, paguei o tradutor, recebi e-mail confirmando data e hora da prova. Sem nenhum problema! 

Para estudar para a prova comprei um livro em inglês, traduzido do livro oficial. O site eh esse aqui (vá em "Theory" e depois clique em "Buy online"), e eu indico porque realmente o material eh bom e caiu exatamente o que eles disseram que ia cair. 

Estudei as regras - que não são iguais as do Brasil -, fiz os exercícios no site e no livro e pronto. 

Pronto nada, eu fiquei morrendo de medo de não passar... Do tradutor ser ruim... De ter que fazer a prova de novo... 

Cheguei la ontem de manha - maridon (fofo, lindo, maravilhoso!) me levou de carro ate Bree. Paguei os 15,00 Euros da prova na hora. 

A prova foi realmente muito fácil. Antes de começar a tradutora explicou como tudo era feito e tivemos uma sessão previa, com 4 questões, para treinar. Todas as questões eram de múltipla escolha e eram respondidas no computador. O inglês dela era impecável! Caso alguém não entendesse, podia perguntar e ela repetiria. Para cada questão ela lia tudo pausadamente e só então colocava o relógio pra contar. Tínhamos 15 segundos para responder cada uma das 50 questões. 

Um tiozao - acho eu que era o dono do lugar - foi EXATAMENTE atrás de mim durante toda a prova, isso me irritou um pouco, mas de resto, sem problemas. 

Terminada a prova apareceu na tela que eu tinha passado (EHHHH!!!) e dai fiz um teste de visão, que foi ler uma linha com letras garrafais (eu nem precisei de óculos!). Dai me deram um papel oficial dizendo que eu passei, e ai sim, pronto.

3) A prova pratica. Uma vez que você passou no exame teórico você recebe uma carteira de direção provisoria. Dai você tem duas opções:

   3.a) Voce pode fazer as aulas de direção numa auto escola (carooo!!!), com mínimo de 20 horas de pratica, e dai marcar sua prova em ate 18 meses.

   3.b) Voce pode fazer aulas com qualquer pessoa que você queira (Maridon, beijo!), contando que essa pessoa tenha habilitação ha mais de 10 anos. Nesse caso você coloca um adesivo no carro, com a letra "L" e pode usar qualquer rua, avenida, auto estrada dentro da Bélgica. Sempre acompanhada de uma pessoa ao seu lado. Nesse caso o limite maximo para fazer a prova pratica eh de 36 meses.

Eu escolhi a opção "b", porque prefiro gastar 1000 dinheiros-Elfos em outra coisa.  

A prova pratica eu farei daqui alguns meses - prefiro esperar a neve ir embora e os dias ficarem mais claros. 

Volto aqui pra contar!

ps. Se alguém quiser comprar meus livros, entre em contato comigo!

|

63 Comments


gente, mas que maravilha! quero tirar minha carteira gringa ainda esse ano (minha brasileira näo funciona aqui na batatolândia)... mas os zalemäo cobram uma fortuna. será que dá pra fazer na bélgica? em alemäo mesmo? eu quero!


Ola Luana, meus parabens. Eu fia a minha ano passado e sei como é uma conquista dirigir. Aqui na Alemanha estudamos mais ou ´menos 3 meses 3vezes na semana de noite de dia umas 2 vezes na semana dirigir. Eu como tinha tempo, fiz a parte prática muito rápida, primeiro de dia, depois na estrada e depois de noite...UHHHHH::: passei na teorica no dia 1 de fevereiro(meu aniversario) e no dia 1 demarco fiz a minha prática. Eu tinha um livro de alemao e cd em portugues. Meu teste foi em portugues no teórico e no prático foi em alemao. Uma confusao, mas tudo deu certo e passei em tudo. Bom, entao cuide bem da sua carteira de motorista, senpre esperar é melhor do que correr e muito divertimento. Por que uma mulher com carro, pode realmente tudo e um pouco mais.


Luana, Parabéns!!!
eu ainda não me sinto na vibe de dirigir.
se ngm se interessar pelos livros quem sabe eu daqui a um tempo não aceito? :)
bjosss


Tirar a carteira de motorista na Espanha é beeeem mais caro, tipo uns 2 mil €.
Eu tenho a minha e tirei há séculos. Foi carinha também e nem dirijo mais hoje porque, 1º, dirigir no Rio de Janeiro é um teste de paciência e, 2º, não quero ser mais uma a colocar um carro nas ruas e poluir o meio ambiente. Além de, claro, carro no Brasil custa um rim e um fígado saudável.

Boa sorte!


EEEEEEEE Parabéns!!!!!

Uhull Lu morotizada!!!

Bêjo da Cris


Uau. Vc vai adorar dirigir. Esquecemos um pouco dos problemas, testamos o nosso nível de palavrões do dia a dia, fazemos cagadas e damos risadas como se fosse a coisa mais normal do mundo... e ainda, vc não precisará depender de ninguém para fazer absolutamente nada.

Pelo menos, me sinto liberta.

Beijos


Mas que sistema mais evoluído, ou menos burocrático sei lá. Parabéns pela aprovação! Que venha a próxima agora!


Meus parabéns, mas poxa, é bem difícil de passar numa prova na qual vc não manja nenhuma língua disponível. No Japão, qdo tirei a habilitação, eu optei por transferir a minha do Brasil. Fiz a teórica e a prática (pq a direção é contrária lá) e passei. Meu ex-marido reprovou na primeira e passou na segunda vez. Não foi muito fácil. A prova teórica tem aquele português traduzido do google... Aqui a direção é a mesma, mas pelo menos posso fazer em inglês rs.

Kisu e cuidado com os hidrantes, postes, se tiver rs


O "HAHAHAHAHA" foi de ódio da muié lá, né?
Eu tinha um colega que era de uma miopia limitante e dirigia um fusquinha vermelho caindo aos pedaços kkkkkk
Ele costumava dizer que dirigia no tato!!
Bom humor é tudo.
Treina muito Lu e vai...
Bj


Parabens!! To chegando a conclusao que a maratona de provas e testes para tirar habilitacao e coisa quase que exclusiva do Brasil e sem falar da mini-fortuna que a gente precisa pagar por la. Por aqui em terras do tio sam e mais barato e simples tambem quase parecido com o sistema dai.
Beijinhos


Parabéns! It's a big deal, sim! Eu também estava toda nervosa pra fazer a minha aqui em Houston e e olha que dirijo no Brasil desde os 18( e também já faz um tempinho que isso ocorreu...).
Eu acho que é pre-requisito pra trabalhar no DPS daqui de Houston, o fato de ser SEM-EDUCAÇAO, RUDE, SEM NOÇAO!! Povo que olha pra você e pensa assim: "escória da humanidade, bando de latinos que aportou no meu país" Hunfs pra esse povo, eu também passei!
Uma curiosidade: eles dirigem de que lado aí em Nárnia molhada do Sul? Fui aí uma vez, mas como só andei "de a pé" e de ônibus, não reparei nos carros... Beijos!


Parabéns!!!
Para algumas pessoas pode ser bem simples, mas assim como vc, nunca tirei carteira de motorista :(
Primeiro tb pq nunca precisei antes, e segundo pq tentei dirigir e sempre me achei muito descordenada, depois nunca mais tentei!
Mas há alguns dias fui fazer um exame médico no trabalho e no teste de visão disseram que sou ceguinha! Que não vejo nada de perto, e a pessoa que fez o teste ainda me perguntou se eu nunca tinha frequentado a escola no meu país (eu, hein?). Falei que nunca tive problemas na escola e ainda por cima leio muito. Vamos ver, tenho oftalmologista na sexta que vai verificar toda essa história e depois eu te conto!
Mas aqui na França é tão ou mais complicado que no Brasil... e caro! Acho que se eu criar coragem para dirigir, vou atravessar a fronteira e fazer aí na Bélgica!!!


Oi querida!
Tão feliz por você!
Eu fui reprovada duas vezes na prova prática aqui, e aí eu desisti. Admito ser um pouco recalcada por isso.
Nego até a morte, mas pra você ( e para os milhares de internautas que passarão por aqui rs) eu confesso que sempre quis saber dirigir.
Tem tudo a ver comigo sabe? É ser livre, independente, é poder resolver mil coisas sem depender de ninguém e aqui para nós, seria economizar no transporte escolar das crianças, que por mais que a gasolina suba, nunca vai ser tão caro ter nosso próprio carro do que pagar outra pessoa para fazer isso.
E agora meu marido comprou um carro. e ele quer comprar outro para ele e deixar esse pra mim, mas quem disse que eu consigo passar por tudo aquilo novamente?
Os instrutores do Detran foram muito grosseiros comigo, me deixaram nervosa e eu criei meio que um bloqueio sobre dirigir.
Meu marido tenta me ajudar, mas eu não consigo.
Curta bastante as suas aulas e fique tranquila no dia da prova. Se você aceita uma dica, eu te digo: esqueça o instrutor ao seu lado. na hora tem que ser só você e o carro.
Provavelmente aí não é como aqui no Brasil, mas caso aconteça, saiba que ele é treinado para te irritar e testar a sua reação sob stresse no trânsito. É uma pegadinha. Não caia nessa. faça o que você sabe e pronto!
Super beijo!!!


Aeeee!!! Parabéns!!! Bora atropelas alguns goblins estálqueres!!! \o/
Nossa, isso sim é que é facilidade em adquirir uma carteira de motorista. Muito prático!! Aqui tem que decorar quantos apitinhos os "azuizinhos" têm que dar pra tu arrancar quando a sinaleira (semáforo? Faról?) tá desligada e outras indiadas aí.


Tirei a minha faz uns 7 anos já e há uns 3 ou 4 eu não pego o volante. AIQUEMEDAAA!


Ai, a vida é tão mais prática do outro lado da fronteira, burocraticamente falando e comparando com a Holanda.
Eu nunca precisei de carro no BR pelos mesmos motivos que vc: morava perto de tudo, tinha transporte pra tudo e sempre tinha uma carona amada.
Mas foi eu chegar aqui que Querido&cia já fizeram uma pressão básica pra eu tirar a CNH.

Sucesso nas curvas belgas!


Luana, adorei! Aqui é igualzinho a única diferença é que são 20 questões e tenho q acertar 14! Graças a Deus nada é caríssimo, como no Brasil! Uma amiga minha tem uma auto escola é vi no FB dela que o preço de uma habilitação hj é quase DOIS MIL REAIS (em Fortaleza).
Deus que me livre e guarde!

Boa sorte!

:)


PARABÉNS LU!!!!!!!!!!!!!
Voce está no "meio do caminho" pra ser uma motorista!! :D
Não vejo a hora de tirar a minha carta tb!! :D

Beijão!


Menina, que beleza hein!!! Parabéns! Puts...fácil assim, é? hahaha Aqui na Holanda já vi e ouvi cada relato com estas provas hahaha oh vou me inspirar em vc e abrir o meu livro pra estudar! Já estou de volta mas ainda com preguiça de atualizar blog rs mas tô na área! Beijos


Ih, tô louca...será que dei os devidos parabéns??? Senão, aqui vai: Super parabéns!!!! Bjs


De todos os documentos que tirei na vida, o da carta de motorista foi o mais difícil: reprovei 4 vezes na pratica, na bendita baliza! Os delegados aprovadores- no meu caso, desaprovadores -me faziam tremer muito, imagine só então o que gastei de aulas em auto-escola com tanta reprovação! Tenho trauma até hoje de ver estes testes de direção.
Queria ter nascido na Bélgica...
Bj


Ebaaaaa,como se diz "parabéns " em flemish? E vai arrasar na prova prática tb,tenho certeza?


eEeEeEeEE #todascomemora

Nada melhor que ganhar a independência automobilística, né? Parabéns pela teórica e, agora, rumo à prática \o/

Lembro-me da minha primeira aula prática. Tinha tido algumas aulecas de direção com um ex namorado no ano anterior (quando tinha 17 anos) mas eram sempre na roça, sem trânsito, sem probs. Quando chegou a aula prática, com a auto-escola, o instrutor chegou aqui em casa com o carro, me mandou entrar no lado do motorista e disse ''agora rumo à t-63''. Tipo: uma das avenidas mais movimentadas da cidade. E eu QUÊ??? E ele ''coloca o cinto. verifica se a marcha tá em ponto morto. liga o carro. engata a primeira e sai devagar, rumo à t-63''. E eu ''moço, mas eu nunca dirigi! eu já vou sair dirigindo NA RUA, assim?'' e ele riu um monte e disse ''e vc quer aprender a dirigir onde? no corgo?'' (corgo = córrego, no linguajar goiano). E eu ''não, uai, num estacionamento, em uma rua deserta, sei la, mas não aqui e mto menos na t-63''. E ele ''minha filha, é a necessidade que faz o sapo pular. Se eu te ensinar a dirigir numa rua calma, você nunca será motorista. Agora, anda, liga esse carro e vam'bora''.

Foi traumático. Mas eu aprendi rapidinho e passei de primeira. Nunca mais esqueci a frase ''minha filha, é a necessidade que faz o sapo pular''. Bons tempos aqueles de auto-escola!


Uhuuuu! Ponto pra vc!
Ja aqui na Alemanha, é parecido mas nao é. rsrs Só me liberam das aulas, se já tenho carteira no Brasil (meu caso). Aí, posso estudar em casa pra teórica. E o teste de visao é um tantinho chato, mas dá pra passar tb. Além de ter que fazer um curso de primeiros socorros. Eu to esperando a minha liberação pra poder fazer a prova teórica aqui (mandei minha carteira brasileira pra avaliacao)
Aqui, as provas são em todas as línguas oficiais da UE. Chique, né?
A prática, igual aí. hehehehehe
Nao sei pq me deu vontade de falar da Alemanha. Vai entender...
Bjs!


Por que será que o Brasil não aprende? Por que dificulta tanto as coisas, né? O país é cheio de "Nove Horas" pra tirar a Carteira, e somos conhecidos pela violência urbana, mas o que mais mata ainda são os acidentes de carro >.<


parabens! arrasou!
mas...nao tem perigo de vc nao enxergar nenhum lance do transito nao, né?


Aeeeeeh, parabéns motora Luana!! =P

No Brasil eu tbm nunca tirei a carteira de motorista. Um: pq tinha muuuuito medo do transito do Brasil. Dois: Pq nunca presisei de carro, usava onibus pra tudo.

Mas aqui, o povo é um pouco mais respons'avel no guidon, e tbm não tem onibus pra tudo a toda hora (fueeem!!)

Tbm era mais fácil aqui pra fazer a habilitação, e tbm tem essa opção de fazer tudo sem ter q passar pela auto-escola carééésima...MAAAS agora a Itália resolveu mudar as leis, e resolveu obrigar o treino das aulas práticas tbm nas autoestradas e durante a noite. E só se pode fazer essas aulas, em uma auto-escola credenciada (fueeeem, de novo) --' Ninguém merece, né...

Beijo


Lu, parabéns pela conquista!
Imagino que a sua importância é muito maior pela questão da superação das próprias limitações do que por estar tirando a carteira em si...
Só me avise quando conseguir a de astronauta! Ok? Porque não vou me surpreender com a notícia de que consegue dar conta de um carro.

Sei que vai se sair bem no exame prático e talz... Mas eu sei que você é capaz de dar com a cara no vidro. Vai dirigir assim mesmo??? O.o "Ron to the rills" galere!!!!

Brincadeiras a parte, eu adorei o comentário da dona rainha no seu fb! Coisa de mãe mesmo! A minha é igualzinha! Que lindo!
Beijos


Nela! Claro!


Nossa Lu que legal! Eu sei bem o que è isso, porque eu tambem tirei minha carteira aqui... foi um sufocao, eu atè chorei no exame pratico... mas no final deu certo hahahaha
Aqui è bem parecido com a terrinha elfa... tirando o exame teòrico, que de 50 questoes voce tem que acertar no minimo 46! Muita gente nao passa no teorico, jà meu problema era a pratica hahahaha
Espero que voce seja mais coordenada que eu!!
beijinhos


Comemorando \o/.
beijos
Jussara


Pague os 1000 dinheiros elfos e preserve o seu casamento. Ninguém merece aguentar aprendiz pentelho no transito! Muito menos uma física.

Aqui em casa, pagaremos as aulas das duas crianças. Sem discussão.


Nossa, não sei se aí as coisas são práticas demais ou no Brasil que são complicadas demais... E quanto a tia grossa, eu teria metido a boca, não me contenho, HUAHUA. Boa sorte com as aulas práticas! Besitos.


A Inaie tem um bom ponto. Aqui em casa a japs também está tirando carta... e eu já falei que não ensino nada. Não sou capaz, não tenho paciência e não vou arriscar. Tenha pena do marido, Luana!!!! Hehehe!
Anyway... parabéns, querida! Boa sorte com tudo!
bjos


Ehhhh parabéns :)
Eu tive uma sortezinha de ter que fazer só a prova prática por aqui, pq já tinha minha carta lá do Brasil. Mas mesmo assim foi meio tenso né... No Brasil, na prova prática a gente anda só de segunda marcha e até uns 40km/h e aqui a prova durou 40min e peguei até estrada! E em alemão! Aliás, não sabia que aí pelas suas bandas também se falava alemão :)
Beijinho!


Nossa, que inveja. Fiquei meses presa na auto escola para tirar carteira e gastei um dinheirão. Tenho amigas que gastaram mais ainda, por terem que fazer a prova mais de uma vez. A única coisa que eu acho que não daria certo para mim seria a parte de treinar a prática com meu pai, por exemplo. Por causa dele fiquei eras sem dirigir depois de tirar a carteira e ainda tive que fazer uma segunda "auto escola" (para encarteirados medrosos). Graças aos céus só faltam duas aulas e podei ser feliz por aí.

Beijos.


Tipo, eu sei dirigir, mas não tenho carteira e só dirijo no interior onde o policiamento é menos rigoroso.
Pretendo entrar em uma auto escola aqui no Brasil mesmo, mas to de boa, nem a baliza me assusta, e eu acho ela super desnecessária por que nunca que vou estacionar meu carro em um espaço mínimo daqueles ¬¬


Ola Luana, tudo bem? Tenho uma perguntinha, voce esta recebendo meus novos posts na sua lista de leitura??? Bom fim de semana!!!!


oois, Luana!!!!!! putz, parabéns por ter passado!!!!!!!! eh o que a gente se assusta, é em ver que do outro lado do mundo tudo é mais fácil, mais prático, mais símplis, parece até que as outras pessoas tem um poder de compreenção absurdo! aqui é um enferno mesmo pra tirar carta, muitas pessoas que eu conheço, cansaram de reprovar, alguns até compraram a abilitação por causa disso.......... e ter carro deve ser mtooooo bom, pq ficar andando de busão te falo, de vez enquando é salgado, hein? mais quando sair um carro que fala, (((( quem sabe a cegaiada total como eu____, não chegue a pilotar nem que seja um gol bola?) kkkkkkkkkkkkk como eu sou boba..... bjs!


ooois luana!!!!! parabéns!!!! deve ser mtoooo bom ter um carro, tudo fica mais fácil pq andar de busão tem diasss que é um saco..... e é verdade sabe, como as coisas fora daqui são bém mais símplis! pq será que o brasil não desempaca? porra eu conheço mtas pessoas que reprovaram mais de 3 vezes por aqui na prova prática, foi um babado só, e eles acabam comprando a carteira ou dirigindo sem ela mesmo..... é errado? sim. mais pq q eles complicam tanto tbm? a fala sério! por isso q não vai pra frente. esse país precisa mesmo crescer, e muitooooo!


parabens!!!!!!! que legal...
Ivan esta tirando a dele aqui na Alemanha, foda viu... e caro!
eu nem vou tentar...
de novo parabens!!! bacan mesmo... beijos


Uia! Que diferente! Acho que eu até encararia essa prova tb heim!!! Morro de medo de dirigir, mas acho que 50% parte do medo da prova antes mesmo de ligar o carro!

Alias, APARECI! hahahaha, esqueci um pouco o blog...bem que me avisaram que depois que eu chegasse aqui eu teria preguiça de postar.
E no meu post falei de vc, hahaha


beijos


Parabéns!!!! :)

Gente grossa a gente encontra em todo lugar né? Ninguém merece!!!

Mais uma vez, parabéns!!!


Êêeeeeee! Parabéns!

Eu tirei a carteira no Brasil, mas confesso que só conseguia dirigir de madrugada, quando não tinha trânsito. Apesar de não precisar dirigir por aqui também, acho que seria uma boa ideia para fazer viagens de final de semana e ir conhecendo o país aos pouquinhos.

Sempre tem uma tiazinha mal amada que adora dificultar as coisas né? Vou te contar, quase rodei a baiana com uma aqui no hospital na semana passada, que se recusou a me entregar o sick note do meu marido... arrrhg!!! Nojenta!

Beijo!


Parabéns, Luana!!! Eu tenho carteira há um ano mas até hoje morro de medo de dirigir. Só de tentar em outro país eu ia surtar geral! E muito interessante como a parte prática é diferente do Brasil! Que beleza poder fazer a aula com alguém que a gente conhece, não pagar nada por isso, e ainda ter dois anos!!! Maravilha :)

beijos


Quero ir pra Bélgica tirar minha carteira aí, tá mais fácil do que aqui!

Saudades dos nossos posts conjuntos das estrepulias do Drangao-Da-Torre-Elfo-Que-Tem-Uma-Rerley-Deividson!!!


Aeee!!! Os Elfos que se cuidem a Luana está nas ruas!!! hehehehe
Coitado do Maridon que vai ter que dar uma de professor... comigo não deu muito certo, quase mato a minha mãe no grito porque ela quase me mata do coração...hahahaha melhor pagar mil dinheiros e manter todo mundo vivo (pelo menos eu né.. o instrutor eu já não sei...hahahahaha)
bjksss e boa sorte (pro Maridon!!!)


Parabénsss!!! Bem melhor poder fazer aula com quem quiser.


Genty, sério que é tão fácil assim por aí?
Olha, quem dera na pátria-amada-mãe-gentil não houvessem tantos mimimis, porque né? A vida seria infinitamente mais bonita.
Mas meu blog nem existiria, então... whatevs.

Congrats!
Kissu ;*


Ah, eu já estou com vinte anos e a meu presente de 18 ainda está pendente. Nada de habilitação até hoje. #chatiada
Confesso que quanto mais o tempo passa, menos vontade tenho de aprender e o principal motivo disso é bem óbvio: não tenho um carro. O problema é que sempre que vou pra casa dos meus pais, no interior, me arrependo amargamente de ainda não ter aprendido, porque acaba sendo necessário.
Já tive duas aulas clandestinas com o meu pai, mas ele sempre fica mais nervoso do que eu. O carro está a metros do poste e ele fica todo aperreado, querendo colocar a mão no volante, enquanto eu falo, inutilmente, "painho, eu estou vendo o poste, não vou bater!".
Enfim, é bem difícil não sentir necessidade de ter um automóvel (e saber guiá-lo - essa parte é bem importante, haha) quando se tem um transporte público de m* como esse de Natal e a tarifa de táxi mais cara entre as capitais do país. Sempre que saio à noite gasto MUITO mais com transporte do que com o consumo de comida/bebida, mesmo sendo tudo bem perto (não passo mais de 20 min pra chegar nos lugares mais distantes da minha casa, de táxi, quando o trânsito está normal).
Resumindo, tá na hora de arrumar um boy motorizado, hahaha! (as feminista pira com meu resumo).


Ana - como cada pais tem sua regulamentacao (era pra ser tudo igual, mas ne?) nao da pra voce tirar carteira aqui se voce nao for residente.

Sissi - Aqui nao tem opcao em Portugues nao... Quero dizer, eu podia ter pedido um tradutor com Portugues de Portugal, mas me sinto mais tranquila em ingles mesmo. Parabens pela sua carteira!

Carolina - So me avisar! =)

Karine - carro no Brasil eh realemnte caro! E mesmo assim povo compra, ne? Eu acho que carro eh pra quando precisa, como eu trabalho perto (5km) faco tudo de bicicleta...

Cris - Eh noiz!!! haha

Turismologa - Eh essa liberdade q eu quero ter... De poder dirigir quando eu quiser...

Graziella - eu nem acho evoluido, so acho menos complicado, ne? Eu nao sei se todo mundo que passa nesse teste sabe tudo que devia saber, mas enfim.. as regras sao deles.

Bah - Ja falei pros hidrantes e postes nao ficarem na minha frente.. ;)
Nao sabia que no Japao era do "outro" lado!

Rosa - o "HAHAHA" foi de odio sim! Minha primeira reacao eh sempre rir, de odio.. com vontade de matar!

Monique - Olha, nem eh... Na Suecia era super complicado, na Alemanha eu sei que tambem eh... Cada pais por aqui tem uma regra diferente.. E a lingua pode ser limitadora tambem, ne?

Cristiane - Aqui se dirige do mesmo lado que no Brasil - gracas, ne? Eh muita coisa pro meu pobre cerebro!
Tem um povo que eh muito grosso, ne? precisa?

Milena - "Que não vejo nada de perto, e a pessoa que fez o teste ainda me perguntou se eu nunca tinha frequentado a escola no meu país" hahahaha... Jura? E voce falou o que? "na minha tribo tinha escola sim!"

Linda - "E agora meu marido comprou um carro. e ele quer comprar outro para ele e deixar esse pra mim, mas quem disse que eu consigo passar por tudo aquilo novamente?" eu entendo! Tenho uma amiga que passou por algo semelhante e agora nao consegue dirigir de jeito nenhum! Mas olha, eu acho que com o tempo, devagar e sem estresse voce consegue... nao se sinta pressionada!


Amanda - Super pratico, ne? Semana passada ja peguei minha carteira provisoria... =)

Finding Netherland - voce vai tirar a sua logo?

Rebeca - 2 mil reais? pelamordedeus!!!

Danielle - como eh por ai? Eh complicado? Lembro que na Suecia era...

Eliana - pra voce que fala fluentemente fica mais facil, ne? Vai la!! tenta sim!

Josiane - Olha, eu li que aqui eles tambem fazem o maior terrorismo! vamos ver como vai ser, ne?

Madi - "proficiat"... =)

Nat - Olha, esse cara tem razao! porq eu so comecei a pegar a coisa mesmo quando parei de dirigir nos estacionamentos da vida e sai pra auto estrada... tremi! mas deu tudo certo.

Eve - Pode contar como eh ai sim, eu gosto de saber! =)


Jo - aqui tambem tem muito problema com acidentes, mas nao acho que tanto quanto ai.

Fulana - Como eu disse no meu texto, meu oftalmologista ja tinha me dito que poderia dirigir.. eu nao colocaria minha vida e a dos outros por um mero capricho.

Manu - Aqui tem uns horarios horriveis para onibus e trens... Mas nem eh por isso que vou tirar a carteira, ja que eu quase nao uso meios de transporte publicos. voce ja comecou o processo de tirar sua carteira?

Olivia - "Só me avise quando conseguir a de astronauta!" - hahahaha.. habilitacao para astronauta! adorei!

Gisa - nem me fala em chorar.. sera q me seguro?

Jussara - =)

Inaie - "Muito menos uma física." Ta insunuando o que? hein, hein?

Flavia - Eu ate tentei, mas ela deligou o telefone na minha cara!

Mr. Lemos - Maridon faz questao de me ensinar e ate que a gente tem ido bem... as vezes eu quero mata-lo, mas so as vezes

Larissa - curioso como em cada pais eh bem diferente! nao era pra ser tudo padronizado?

Paloma - Meu pai nem tentou me ensinar... nem eu e nem meus irmaos.. foi minha mae quem ensinou, ele nao tinha a menor paciencia..

Dani - "e eu acho ela super desnecessária por que nunca que vou estacionar meu carro em um espaço mínimo daqueles" hahahahhahaha... ne?

Dorinha - To louca pra passar nessa prova pratica logo e ficar livre disso.. aqui a carteira vale pra vida TODA!

Ana - Eh muito caro, eh? que droga... nao devia ser tanto!

Jeh - apareceu e sumiu de novo, ne?

Ju - gente grossa e idiotas.. tem em todo lugar!


RBP - Tem gente que parece que tira o dia pra ser grosseiro, ne? E o pior que eh atoa! Serio, sem motivos aparentes...

Marcela - medo de dirigir eu nunca tive! tomara que eu nao fique com medo.. ne? veremos

Gra - =)

ENTC - Maridon super me apoia e nao quer me deixar pagar escola de jeito nenhum... veremos

Bruxa - =).. obrigada

Mia - O meu blog existe e eu moro em terras narnicas.... sempre tem algo pra gente reclamar! =)

Liu - "Resumindo, tá na hora de arrumar um boy motorizado, hahaha!" hahahahaha... Beijo pras feministas!


Eu estou enrolando e enrolando e enrolando pra fazer minha carteira aqui. Até tenho os livros, mas me deprime um pouco. Se você faz a prova em holandês, eles te dão um livro com todas as questões que você precisa saber e você decora, se opta por fazer em inglês, só acha o livro com toda a teoria da merda toda e você nem tem ideia do tipo de questão que pode cair...um caos. Até comecei a ler em inglês, toda a teoria, mas oh que depressão...pior que ando com essa sensação que não saio do chão, nada eu faço direito, sem ânimo...rapaz, acho que isso é depressão...saco. Mas enfim, parabéns pra você, acho que pra gente, a teoria acaba sendo o pior mesmo, a prática só vai! Logo logo vai estar feliz e serelepe, buzinando pros coitados nas bicicletas em dia de chuva, hahahaha.


Oi, você poderia dizer quais o s doumentos precisou para fazer a prova? E me interesso pelo s livros se ainda tiveres.


Chica - voce ja tentou ver se tem algum site com dicas da prova? Alguem que ja fez? Eu achei alguns por aqui na Belgica e ajudaram muito!

Spa Urbano - Para fazer a inscrição você precisa apresentar a sua identidade Belga. No dia da prova voce paga a taxa e apresenta sua identidade novamente - ela so sera devolvida depois da prova.
Meu e-mail esta ali ao lado, eu ainda tenho os livros e posso vendê-los pra voce. =)


Oi,
você sabe se dá pra simplesmente transferir a carteira do brasil pra da bélgica???
seu marido, por exemplo, fez auto escola na bélgica ou só pediu "equivalência"?
Obrigada!!!


Oi Mayra
Se voce ja tem carteira de motorista no Brasil nao precisa fazer prova nem nada. Leve sua carteira original, uma versão traduzida (juramentada) e duas fotos na prefeitura da sua cidade e eles te darão a carteira belga. Foi assim com o meu marido.


nossa que maravilha!!!
muito melhor que aqui na itália!!!

a tradução deve ser pra francês??
(porque ainda nao sei se vou ficar em bruxellas ou outra cidade...)

obrigada!!!


Mayra, a traducao deve ser em Frances, Holandês ou Alemão. Isso vai depender de qual cidade voce vai morar...


Oi alguem tem o livro em português ? É porque não sei fala francês .


Oi Luana,
Devo ir pra Bélgica esse ano, ficarei 2 anos, mas provavelmente estarei indo com minha carteira provisória do Brasil, será que se eu trocar pela belga a validade será a mesma que está na minha atual carteira? (ela vence em setembro e eu irei em junho)
Vou pedir para a minha mãe me enviar a minha permanente quando der o tempo pra isso, se eu pedir para trocarem a minha provisória e depois fizer isso com a minha permanente terei algum problema?

Obrigada.

Amei seu blog!!!!!


Oi Clhoe, vc pode usar sua carteira de habilitacao brasileira aqui na Belgica por um ano. Depois voce precisa trocar pela Belga. Ouso dizer - e veja, nao tenho certeza - que voce so pode trocar a carteira definitiva. Nao acho que da pra trocar a provisorio, mas como te disse, voce pode usa-la aqui por ate um ano.

Espero ter ajudado.


Tem tradutor para português ?

Web Analytics

Copyright © 2009 Hunfs All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.