47

E onde estava o Boson?

Posted by Luana on 15:03 in ,
Voce quis dizer "onde estava o Bozo, Luana?" - Não! Bóson mesmo...


Provavelmente esse sera um post sem muito acesso... Eu ja aviso! Vou falar de física, vou falar de física difícil, daquelas que as vezes saem na revista Superinteressante mal explicadas e com especulações malucas. 

Ta tudo explicado ai em cima!
O meu twitter (@luanabacci, me segue na rua na fazenda ou numa casinha de sape) foi invadido hoje com noticias sobre a descoberta do bóson de Higgs.

Não sabe o que eh isso? Nunca ouviu falar?

Calma! Eu faco o favor de explicar pra você! Mesmo que ninguém tenha me pedido, olha como eu sou legal?

Tudo começa com um centro de pesquisa mega-blaster-ultra famosao, o CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire). Trabalhar no CERN esta para um físico, como trabalhar na Prada esta para um estudante de moda, ou como esta para uma sub-celebridade entrar para A Fazenda. Esse eh o maior laboratório de física de partículas do mundo e o fato de ter "nuclear" no nome não significa que eles façam bombas atômicas, pelamordedeus, ne? Tem que avisar, antes que venham os "Nuclear? Soy Contra!" me falar de Fukoshima e das bombas do Japão. Centro de pesquisas nucleares, usina nuclear, bomba nuclear... Não são a mesma coisa!

Continuando... 

No CERN fica o LHC - Large Hadron Collider - que o maior acelerador de partículas (e com maior energia) que existe no mundo. Seu principal objetivo é obter dados sobre colisões de feixes de partículas e pra isso acelera-se essas particular num anel de 27 km de circunferência. Tudo isso para tentar entender, cientificamente, algumas das perguntas mais antigas e difíceis de serem respondidas: do que somos feitos? De onde viemos? O que existe la fora? Quem vai ganhar a copa Libertadores hoje a noite?

Instalação do CMS  "Solenóide de Múon Compacto".
Átomo
Mas o que são partículas? Todo mundo aqui deve se lembrar das aulas (deliciosas!) de ciências na escola em que aprendíamos que a menor parte da matéria eh o átomo, certo? E que o átomo era feito de eléctrons rondando enlouquecidamente em volta de um núcleo feito de prótons e nêutrons. A gente aprende na escola que toda a matéria que conhecemos eh feita essencialmente dessas 3 partículas elementares... 

E, como quase tudo que a gente aprende na escola, isso não eh verdade!

Oi? Tem alguém ai ainda?

Bom, leitor imaginário, na verdade o eléctron eh de fato uma partícula elementar. Isso quer dizer que ate hoje não conseguimos dividi-la em coisas menores. Não houve colisão, faca, maçarico, dieta que tenha conseguido quebrar um eléctron.

Contudo, nêutrons e prótons já foram divididos em coisas menores. Em Quarks! Prótons são feitos de 3 quarks - dois Up e um Down - e nêutrons de 3 quarks - um Up e dois Down. Por algum tempo concluiu-se que toda matéria seria, então, composta apenas de eléctrons e quarks Up e Down, afinal, todos os elementos da tabela periódica são compostos por átomos feitos de eléctrons, prótons e nêutrons.

Mas, com pesquisas em física nuclear e de partículas descobriu-se outras partículas. Partículas que, aparentemente, não servem para nada que a gente use ou veja. Nada que a gente toca, sente, usa eh feito dessas partículas, de novo, toda a matéria, tudo que a gente tem e eh, precisa apenas de um arranjo - enooooooooooorme - de átomos compostos apenas de eléctrons e dois tipos de quarks.

Então, por que a natureza teria feito essas partículas adicionais? Na natureza nada existe ao acaso, nada existe sem função. E os seres humanos tem essa necessidade de descobrir o "por que" de tudo, não eh? Sera que não existem muitas outras? Onde elas estão? Como se alimentam? hoje, no Globo Repórter!

Cade o bóson que estava aqui?
Depois de muita e muita pesquisa, sabemos que existem 12 partículas e que elas apresentam alguns padrões e por causa disso classificamos essas partículas de acordo com seu comportamento, chamamos isso de tabela periódica de partículas elementares. Nessa tabela temos 3 divisões - Quarks, Léptons e Bósons.


Agora sim, ate o leitor imaginário foi embora...

Conseguimos pelo menos chegar na palavra "bóson". O que isso significa? Bom, eu poderia dizer que um bóson eh toda partícula que possui spin inteiro e obedece a estatística de Bose-Einstein... Mas dai eu teria que entrar em física estatística e o que são spins... ZZZZZZZZ

Vou dizer apenas que a luz, por exemplo, eh uma partícula do tipo bóson. 

Estamos saindo da Matrix?
 No LHC, no CERN, partículas (normalmente prótons) são aceleradas com uma energia muito, muito alta e então elas batem umas contra as outras. Nessa colisão as partículas "desaparecem" e viram anergia (alguém ai se lembra que E=mc^2? Ou seja, energia - E -  pode virar massa - m -  e vice versa?) e depois voltam a virar partículas, num arranjo totalmente novo. Elas não viram necessariamente prótons novamente, elas podem virar alguma dessas outras partículas da tabela acima. Para cada energia, uma nova gama de novas partículas. E por que não aumentar mais e mais essa energia para ver se novas partículas aparecem? Para aumentar a tabela periódica de partículas elementares? 

daqui

A teoria que explica como isso ocorre necessitava de uma partícula geradora, uma partícula pai... Uma partícula responsável por dar massa a todas as outras partículas e sendo assim determinar cada uma delas. Essa partícula tao especial ganhou o nome de seu idealizador, o físico inglês Peter Higgs (que ainda vive!) e foi apelidada por muitos como "a partícula de Deus", por ser ela a suposta geradora de toda a matéria, o universo, tudo que conhecemos. Quer chamar de partícula Gaia? Partícula Buda? Partícula Alah? Que seja...

Oi? Tem alguém ai ainda? Não me abandonem! Não me deixem só!

Mas o que eh massa? Massa eh uma característica que algumas partículas possuem. Eh a massa e o pote de sorvete que eu tomei ontem que deixa a gente gordo. Eh ela também que permite que corpos se atraiam. Eh por causa dela que a Terra se sente atraída pelo Sol e gira em torno dele, eh por causa dela que a Lua se sente atraída pela Terra e gira em torno dela. Essa atracão eh mutua, na verdade, mas quem tem a maior massa eh quem vai exercer maior atracão em cima de quem tem a menor massa. Isso acontece com tudo que tem massa, ate conosco, que vivemos pregados no chão do nosso planeta por conta da gravidade.

Não existe masa negativa... 

Voltando ao bóson de Higgs... Uma colisão dessa que eu expliquei acima dura a eternidade de 10-23 segundos... 

Isso eh = 0,00000000000000000000001 segundos... Ta rápido pra você? Lembre disso quando for reclamar que o final de semana passa rápido demais. hehe

Bom, de acordo com numero de colisões e energia esperava-se que a existência do bóson de Higgs aparecesse como uma "anomalia" no comportamento da curva. Explico... No lugar de uma curva que descresse com energia, apareceria um trequinho de nada, um "ponto fora da reta", como no esquema tosco que eu fiz abaixo no Paint.


So que esse trequinho de nada eh tao, tao difícil de ver que para isso seriam necessárias muitas e muitas e muitas medidas. Por isso foram feitas 40 milhões de medidas por segundo, 24h por dia, o ano todo...

Bom, depois e tantas e tantas medidas parece que conseguiram finalmente ver o bóson de Higgs. O bichinho eh anti social... Não gosta de se expor, não curte os Paparazzi. Eh muito caseiro, não gosta de baladas, só faz compras pela internet e manda entregar em casa. 

Não tirem fotos, por favor!
E pra todo o fuzuê em cima da descoberta de uma partícula anti-social?

Não lembram do começo do texto? Para entender de onde viemos e do que somos feitos. A teoria que mais se encaixa com as evidencias experimentais que possuímos hoje precisava da existência do bóson de Higgs. Uma vez ela de fato existindo, podemos seguir tentando explicar outras coisas bizarras do comportamento do universo...

Querem um exemplo? 

Eu disse que tudo que conhecemos, somos e vemos eh feito de elementos da tabela periódica, ne? 

Todos os elementos (matéria) que nos achamos que conhecemos.
Bom, eu menti!

Na verdade apenas 4% do que existe em todo o universo e além eh feito de elementos que estão na tabela periódica. A gente, a natureza, as estrelas, o sol, os planetas, a Valesca Popozuda... tudo feito com esses 4% de massa, todos provenientes da tabela periódica.

Contudo, existe uma misteriosa absurda quantidade de massa (96% do total) vagando pelo universo, que chamamos de matéria escura. E essa matéria escura possui uma energia misteriosa, que chamamos de energia escura, que age como uma anti gravidade e que eh responsável pelo universo estar expandindo aceleradamente ad infinitum. 

A verdade esta la fora!
Isso não eh inacreditavelmente empolgante?

Quem disser não vira meu inimigo natural para sempre e sempre! Hunfs

ATUALIZACAO

Não tem relação com o bóson de Higgs (ou tem, né?), mas o blog eh meu e eu atualizo com o que eu quiser! 

Corinthians campeão!!!


Certeza que você gritou muito ontem, pai! Te amo!

|

47 Comments


"...a maior massa eh quem vai exercer maior atracão em cima de quem tem a menor massa." = Hum, quem dera se aplicasse à vida sentimental,rs, daí eu conseguiria atrair mais magrinhos, já que eu que tenho a maior massa se comparada a eles, rsrs.
Piadas infames a parte, deixa eu ver se entendi:
Então todo aquele papo complexo(pra mim) na verdade é pra dizer que todas essas pesquisas estão tentando entender de onde viemos e pra onde vamos? É isso? (se não for tão simples assim, me desculpe, sempre fui péssima em Química, Física, até Biologia =S, mas se não for isso, pode traduzir tudo aquilo pra quem for mais "ignorante" como eu?rsrs)
OBS: Cientistas nunca levam a Bíblia em consideração, Ela não serve porque não há provas palpáveis de muitas coisas que estão escritas Ali? Seria mais ou menos essa a linha de pensamento?


Que massa!!!
Posso chamar de partícula de Gaia?
Tô num dia sexista fêmea total!
Amei a explicação... vou mostrar até pra minha baby one. Beijocas.


Você tem o poder de transformar um assunto complexo com uma leveza tamanha.

Muito interessante, mas até a Popozuda???
Eu admiro quem fica buscando essas coisas. Sério admiro mesmo. Mas no fundo minha mente limitada (preguiça de pensar nessas coisas que você pensa), prefere um lado mais filosófico existencial:
Quem somos? Homens (humanos). Nada mais do que homens.
O que somos? Ai pergunta para o criador, natureza e afins. Só eles sabem dizer o que somos. hahahahahaha Esses humanos pesquisadores tão tentando perguntar né. Mas como a criação não tem Nextel para ser mais direto, vão tentando descobrir.
Bjos


Wow lendo isso lembrei porque sempre odiei fisica e matematica...rsrs....brincadeira. Eu ate consegui entender um pouco, mas assim burrilda do jeito que sou pra isso, essa descoberta tem haver com a tal energia escura que faz o universo expandir infinitamente? Ou nao tem nada haver? Se nao tem nada haver, e possivel estudar a energia escura? O que eu entendo mais perto desse assunto e que conheco o CERN do livro do Dan Brown "Anjos e Demonios" e a tal anti-materia que quase mandou o Vaticano para os ares, sentiu o drama ne?!...rs
Beijinhos


Não consegui acompanhar o raciocinio ahhahah falta lógico como a americana disse sobre os brasileiros ahahhaa. Opa não falta lógica não porque eu não faltei a nenhuma aula de matematica aplicada e logica de programação, mas juro que a fisica não era meu forte. No fim eu acho que tipoooooooos entendi sobre o universo ad infinitum.

beijos


Nossa que saudade que deu das aulas de Física!! Adorei a forma simplificada que vc escreveu as coisas... se na faculdade tivesse sido assim tambem quem sabe eu nao tivesse abandonado o curso... huahuahuahua... sacanagem...


Agora queremos saber da anti-matéria... Vai ser o próximo post, né?


Argh!!! Tabela periódica, a última vez que vi uma foi no terceiro ano,em 1982,me preparando pro vestibular de..Direito.(Que que adiantou,né?eu devia ter cursado Errado ao invés de Direito..rss..)
Desculpa aí,Lu,mas não entendi nada,fiquei só na parte dos prótons e nêutrons,mas não por vc não ter explicado direito(vc é ótima e escreve muito bem),eu é que sou limitada mesmo.Tico e Teco não se conectam fora do mundo artístico,a parte que mais gostei foi aquela imagem verde do tal Bóson,daria um belo cenário pra um desfile hi-tech, e eu batizaria o evento de BÓZON FASHION SHOW-não ia ser demais?
De qualquer forma,sinto que meus neurônios entram em choque e algo acontece na minha massa cinzenta (matizada de pink) qdo.leio teus posts.Já tô até me sentindo mais inteligente hoje!
:))))


Wow, isso foi uma aula de física fantástica, professora! Não deixei de lembrar das minhas aulas de fisica, que tortura. Eu acho a física fantastica, sério! Mas tenho dificuldade para entender tudo, hihihi...
Parabens, arrasou! E olha, vc nao teve leitor imaginario nao. Eu li tudim! :)
Beijo!


emocao define!! =]

Vc imagina o q o Peter Higgs ta sentindo agora?!??!?!


Olha... tenho muita consideração por você e tal, só por isso li até o final. hahahha Brincadeira. Mas não entendi bulufas. Sou burrinha mesmo, liga não. Mas sabe o que eu pensei quando você falou da matéria escura e ainda colocou aquela fotinha?! Pensei: "a-há, lá é o "Nosso Lar". Filme espírita, sabe?! Enfim, tamanha a minha viagem. Mas acredito mesmo nisso. Ps: Não ria de mim, tá?! Beijinhos


Luana,
Do que são feitos quarks? Seria de boson?
:/


juro que gostei dessa amarga pilula de sabedoria! mas é certamente tudo que eu suporto sobre o assunto numa semana! vou ali tomar um analgesico! kkkk


Então! Me senti conversando com Sheldon Cooper e Leonard Hoffstader agora - imagine a minha expressão "Penny" falando "what?"...

Só entendi metade do que vc falou pq eles mencionam no TBBT; e o seu post só deixou MAIS LEGAL assistir o seriado!

Ah, e de manhã (no Brasil), eu estava indo pro fórum, por isso não te respondi...

www.falagrasi.blogspot.com


Nossa, que post chato. Parei na figura do Bozo. Aliás, li até onde você disse que trabalha com física nuclear. Olha, sou SUPER contra isso de nuclear, guerra, etc e acho um ABSURDO voc~e usar seu conhecimento para fazer o mal.

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

Tô te zoando, Luana! RELAXA ;)

Então, achei interessantíssimo o post. É cabuloso como, a cada dia que passa,a ciência descobre mais e mais coisas que não sabíamos (ou sabíamos mas não conseguíamos comprovar) antes, né? Fico pensando até onde tudo isso nos levará..
Caramba, não tinha IDÉIA de que só 4% das coisas do universo fossem feitas com os elementos da tabela periódica. NUNCA ensinaram isso no colégio. E olha que o colégio onde estudei nem é ruim assim, mesmo sendo de Goiânia, tá sempre entre os 15 melhores do Brasil nquela lista que o MEC solta depois de todo Enem.

Enfim.. Me corrija se estiver errada: dia desses estava assistindo TBBT e o Sheldon estava decidindo toda a vida dele no dado q era pra desocupar a cabeça dele, pra ficar livre pensar em coisas mais 'importantes'. Aí ele dizia algo sobre encontrar essa partícula de Higgs. Era isso mesmo? Bom, tbm não sei se vc assiste ou se vai lembrar, né..

Ps.: já pensou em dar aulas? Vc tem jeito de quem seria uma óóótima professora.

Valeu pelo momento 'ciência' do dia! hehe

Bjo


SIMMM, ISSO É MUITO EMPOLGANTE!
Juro. li, e reli várias vezes, e não porque não entendi, mas de tão animada que você explicou tudinho, hahaha! Achei demais.
E nos meus pesares de leiga, até que entendi. (acho!)
E muitas das minhas risadas com o Big Bang Theory se justificaram agora! Não pela "piada", mas por entender quando o Sheldon fala do Bóson de Higgs!

OBRIGADAAA pela leve explicação de algo que as pessoas ADORAM complexar!


O pior (?) foi que curti a leitura ate o final! Curiosamente achei tudo tao mais relacionado com quimica do que com fisica. Os spins, diagrama de Linus Pauling 1s2,2s2,2p6... Well, com a quimica e a fisica que eu conheco, anyways! =)


Oi Luana, o Bozon está em LINS...

Li a metade, depois só olhei as figurinas.
Tentei traduzir do "fisiquês" mas não deu certo...

Gostei da postagem!

Abração
Jan


hahaha... fui a pior aluna de física que existiu! De tudo só posso responder que quem vai ganhar a Libertadores é o Corinthians, se não for, pra que mesmo serve essa partícula de
bóson de Higgs?
bjs
Jussara


Muito bom o texto, Luana! Eu meio que já sabia de tudo, mas posto assim ajuda a organizar melhor as informações na cabeça. Espero que você escreva mais artigos desse tipo no futuro ;D


Boooommmmm, muito bom. Agora sim, claro como água barrenta. hahahahahaha brincadeirinha. Gostei demais do texto, bastante didático. Já está apta a substituir a professora Helena. Lembra dela??? Num é que ela voltou! hauhauhauahua (risadinha do mal)


Luana, que post MARAVILHOSO! :)
Sempre gostei muito de física, e tive sorte porque quando fiz o 2º grau, meus professores sempre iam um pouquinho "além" das explicações mais básicas a que estamos acostumados. E eu adorava quando surgiam essas explicações que iam além de simplesmente "decorar" fórmulas para resolver enunciados de questões, porque, poxa, como pode não ser interessante obter todas essas informações? Juro que quando você começou a falar dos quarks, eu lembrei de um colega meu que queria batizar o cachorro dele de Lépton. Hahahaha, sim, eu já era cercada de doidos naquela época.
Brincadeiras à parte, muito bom seu post mesmo, inclusive extremamente didático (você nunca deu aulas?), eu adorei.
E não tem como isso tudo não ser empolgante, interessante, intrigante! E viva a partícula mais antissocial do universo! ;)


Eu visitei o CERN no fim do ano passado. Muito bacana a estrutura toda..."Aceleração da Ciência" Visitei a estrutura simulada do acelerador de particulas, incrível. Tem brasileiros trabalhando lá, o que nos dá muito orgulho né!
Mas rola uma lenda que eles precisam mostrar algo urgente pra sociedade porque os investimentos foram absurdos e as primeiras tentativas foram muito frustradas. Mas é isso aí, a ciência precisa de tempo para dar conta da complexidade da natureza!


Lu,acabei de assistir o Jornal Nacional e quem eu vi?O Peter Higgs em pessoa!Fiquei felicíssima por explicar pra minha filha(antes do Willian Bonner)que eu já sabia da descoberta dessa partícula que se chama Bóson de Higgs através do teu blog!!!"Bah, mãe,como tu tá culta",foi a resposta dela, bége de espanto...
Aí expliquei que tive aula por teleconferência hoje cedo, direto de Nárnia do Sul..hehehe
Ela ganhou 2 hamsters do namorado e eu já sugeri os nomes pros bichinhos:Linus Pauling e Bóson de Higgs!
:)))


Oh meu Deus! O que a analfa aqui vai falar sobre esse post???
Eu li tudinho, palavra! Mas como não entendo patavinas do assunto, como vou poder debater com você? kkkk
Só posso te dizer que o assunto me interessa muito, de verdade, que eu sempre gostei de física, sempre fui curiosa sobre o assunto mas meu professor nos 3 anos do segundo grau( sim, na minha época não era ensino médio, era segundo grau)foi um Chileno chamado Rossé que falava enrolado e fazia rabisqueiras no quadro que ninguém entendia. Todos os alunos da turma tinham aulas particulares, incluindo eu, de outra forma era impossível passar nas provas.rsrs
E eu amava essa aulas aprticulares, mas a moça que me dava aula fazia isso para ajudar a pagar a faculdade de direito que ela fazia, então ela
estudava a minha matéria para me explicar, mas era impossível pedir que ela aprofundasse o assunto sendo que não era essa a sua área de atuação.
Enfim, se eu tivesse tido melhores oportunidades, quem sabe entenderia melhor né?
Eu sempre quis ser psicóloga, mas amo ler e aprender de tudo.
Os conhecimentos não ocupam espaço e são a única coisa que ainda não inventaram um jeito de nos roubar.
Tens minha profunda admiração querida.
Um beijo enorme!


"Uma colisão dessa que eu expliquei acima dura a eternidade de 10-23 segundos... "
mol. hahaha

sua física é um mol de vezes mais interessante que a do colégio! tão inutil só saber a formula pra aplicar em exercicios do vestibular! não seria bom se colocassem estudantes [como eu! que curte mais a pratica] pra criar? efim, briigaaaaaada pela explicação! muito bom entender do que o jornal vive falando... (:


Luana, se o meu antigo professor de física tivesse metade do seu talento, e 1/3 da sua coerência para explicar assuntos complexos, eu juro que teria achado física muito mais interessante!! Li o post até o final, e sempre tentei acompanhar o que rola pelo jornal, mas ficou muito mais fácil de entender por aqui!!! Bjuss

Giovana Calsavari Amêndola says:

Ah, como fiquei empolgada! Que explicação! Eu pensei em cursar física, juro, e acho que teria me dado bem... Esses assuntos me fascinam. Mas acabei ficando com a Engenharia mesmo. Abraços Luana.


É CAMPEÃO!
Ah,eu li tudinho, viu?
Agora estou no email certo, enfim acabou a ansiedade.
beijos preto e branco
Jussara


Olha só, vc conseguiu fazer com que um monte de gente se interessasse pelo assunto...Juro que se física fosse tão legal assim, acho que a gente tinha até virado colega hahaha Eu acho meio viajante, porque para os que vêem algo na fórmula além de meros números e sinais, tá valendo, mas eu não consigo VISUALIZAR a coisa acontecendo, até mesmo pelo fato de ter desistido de entender qualquer coisa relacionada à física no colegial hahaha Agora comparação tosca a minha, mas eu vou fazê-la mesmo assim: cara, quem quiser viajar, ver coisas do além, nem se precisa se drogar, é só estudar um pouco de física...comecei a ler o post ontem e parei porque estas letrinhas todas da tabela, fórmulas, prótons, neutros, eletrons começara a aparecer pra mim, me deram barato e invadiram o meu sonho HAHAHAHHAHHAH Bjs


Oi Luana

A nerd aqui amou o seu post!
Um dos meus colegas também é físico e ele fala desse assunto com tanta empolgação que até se emociona kkkkk
bjsss


NOOOOOOOOOOO!!!!

Conseguiram achar o boson de Higgs?????

Que maaaaasssssaaaaa!!!

Mas o LHC nao estava com problemas? Na ultima vez que vi alguem falando do assunto ele tava com problemas...

Eh serio que encontram mesmo???
Cara, se as pessoas soubessem o que essa descoberta significa pra historia da gente!!!

Agora dà licença que eu vou là pesquisar, porque esse boson me intriga desde esse dia aqui, ò:

http://ronnize.blogspot.it/2009/01/grande-descoberta.html

PS para os leitores: E voces achando que eu tava tirando onda com a Luana, nè??


Resumo do post:
BoSON = filho do Bozo kkkkkk

Desculpa a piada infame. Bjos!


Nada como assistir "Big Bang Theory" e ler o seu blog: aulas de física gratuitas, escritas de forma divertida e que, no final, eu não entendo nada! De tudo aqui descobri uma palavra nova: Boson. Já é alguma coisa...
Bj!


oi Lú..
não entendi muita coisa... mas aprendi um pouco...rsrsr
e como diz a Josiane... parecia com "Big Bang Theory"... igualzinha...rsrsr
beijos


Agora sério, final do mundo em 2012, e corinthias campeão da libertadores?! Além de um "apocalipse zumbi" que teve ontem com a greve dos ônibus em Recife.

Agora eu estou levando a sério essa coisa de fim do mundo...


ham ham... kd a tecla SAP? hihi
amadinha passei por aqui pra dizer que vc nao estava lendo os posts, pq eu só estava postando os titulos. sumi porque o Steve chegou e tb pq meu pai faleceu (hj faz 15 dias), Estou voltando pra blogosfera, com um novo layout (ainda fazendo a sintonia fina do mesmo), mas enfim, obrigada pela visita por la.
bjs e fica com Deus


Oi Lu. Assim que fiquei sabendo do Bóson lembrei de você! Também lembrei do Lattes, do Méson, do meu orientador, das aulas de química geral na escola e fiquei em crise!
Fiquei em crise porque senti que isso é mais do que eu conseguiria dar conta. Mesmo em um doutorado!
Seu post é bem humorado e facilita a compreensão de um assunto tão complexo. Estou sentindo que vem um Nobel em Física por conta disso!
Por fim, eu só acho que aquelas perguntas sobre de onde viemos, do que somos feitos, e blá blá blá que vc cita ali em cima, o LHC não dá conta porque a vida, o universo e tudo mais não surgiu em um ambiente controlado. Não desconsidero a importância dele, a sua importante contribuição.
E aguardo ansiosamente as próximas novidades! =)


Ô Sheldon! :O Hehe...
Tenho super, hiper, mega dificuldade em entender física... hunfs --'

Parabéns pelo primeiro titulo Libertadores, demorou 100 anos pra conseguir um! HAHAHA (zuei agora heim?!) ... Bricadeirinha!! ;)

Beijão


Descobri pq eu repeti de ano em física, química e matemática auhauauaa

Kisu!


Quer saber? Ter sido aluna de escola pública da periferia do universo não foi aquilo que eu chamaria de uma beleza de negócio. Eu aposto que amaria mexer com tudo isso aí, e estudar pelo menos 4% tudo quanto há nesse... e agora, como se chama a soma do universo com o que há além dele?!
Adorei o post, e, embora não tenha entendido 1000% do que vc disse, eu não dormi nem te abandonei! :D


PS: não vou me manifestar muito sobre o título... afinal, faço parte do lado verde da força, e demonstrar aqui minha dor de cotovelo não vai adiantar nada...


É tarde já, estou com sono, sou professora de Português e ainda assim adorei o post! Olha, era pra eu ter visto uma ligação entre o Bóson de Higgs (ai gente, é isso?) e a Libertadores? Rs...Porque eu vi!


Amei! Tabela periodica so 4%??? incrivel e nao sabia!! Vc eh demais beijos!!


cara, adorei o post física "for dummies". quero mais!


Como eu assisto The Big Bang Theory eu sei o que é o CERN !!!! hahahaha
E agora seu blog vai ser minha base teórica pra entender o resto das conversas que aparecem no seriado! hahaha
adorei!!!
bjssssssss

Web Analytics

Copyright © 2009 Hunfs All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.