31

China - Parte 6

Posted by Luana on 11:41 in
As comidinhas, ne? 

Olha, eu sempre gostei de comida Chinesa, quero dizer, eu gosto da comida chinesa que eh servida no Brasil, da que eu experimentei nos EUA, na Suécia, aqui em Narnia molhada do Sul... Dai cheguei la no pais XingLing doida pra experimentar tudo, ver se a comida de la eh melhor do que as que eu já havia provado.

Fato eh que eu quase não comi fora. Tinha almoço no congresso e no jantar eu preferia comer algo mais leve no meu quarto, algumas frutas, bolachinhas compradas no mercado próximo ao lugar onde fiquei. Então meu post sobre comida na China vai ficar devendo um pouco, certo? Esse blog não eh um guia e viagem, vocês já devem saber...  

Bom, eu achei a comida muito gordurosa. Tudo era frito, empapado no óleo. O cafe da manha do hotel tinha uma versão ocidental e uma versão chinesa. A versão ocidental tinha ovo cozido - urgh - e macarrão a bolonhesa - hein?

Eu preferi comer a versão chinesa... 


Era uns bolinhos cozidos, que existem em versão japonesa (Guioza) e são chamados de Jiaozi. Nao digo que são a melhor coisa para se comer logo cedo, mas era isso ou macarrão. Esses bolinhos vinham com carne de porco e cogumelos e eram muito saborosos. O cafe servido em todos os lugares que fui estava horrível e aguado. E eu não gosto muito de chá verde, mas pra quem gosta eh um prato cheio, tem chá verde em todo lugar.

A tipica mesa chinesa tem um disco no meio em que todos os pratos são colocados. Dai gira-se o prato e cada um vai se servindo com seu proprio Kuaizi (os palitinhos que no Brasil a gente conhece pelo nome Japonês de Hashi).

Jantar do congresso
Nem todo mundo (tipo eu) achou a coisa mais higiênica do mundo ficar compartilhando os mesmos pratos em que todo mundo colocava seu Kuaizi babado. Eu sei que cada um pega o pedaço que vai comer e tals, mas e o psicológico? Como fica? Eu sou dessas que fica imaginando nano gotículas de baba alheia caindo no prato, na comida que eu vou pegar. Fiquei com nojo, obviamente. A saída - dada por uma brasileira dentista, professora e pesquisadora da Unesp, que conheci no congresso - foi pegar a minha comida logo que traziam os pratos, antes que a galera pudesse pegar antes de mim... Funcionou e eu consegui provar as coisas.

Frutos do mar com legumes.
Bom, os pratos em geral eram feitos de carnes fritas com legumes. Também tinham vários pratos com frutos do mar, mas novamente, tudo frito. O tempero era muito forte, algumas vezes absurdamente apimentado, outras com gosto forte de tempero de Miojo, sabem? Tudo cheirava a miojo e gordura. 

No jantar no congresso teve um momento que chegou um prato de salada... Os chineses da nossa mesa ficaram muito animados e disseram que a gente tinha que provar um treco preto, que estava no meio da salada. Disseram que era um prato muito fino, muito chique, uma honra! Eu provei, ne? Peguei o pedacinho de coisa preta e provei... Quando comecei a mastigar senti um gosto bem ruim e uma consistência gosmenta. Era horrível! Perguntei o que era aquilo e me disseram que era Pidan, ou, ovo centenário.

O que eu comi não era assim, eram um pedaços pequenos, cortados.
Gente, eu tive que entoar um mantra divino, pensar num pote de sorvete da Häagen-Dazs, pra não vomitar ali. Serio. Eh um ovo de pato, galinha ou ganso que eh deixado em uma mistura de argila, cinzas, sal, cal (cal!!! Quer me matar?) e amido de arroz, por diversas semanas, ou por meses, dependendo do método de preparo. Ou seja, ovo podre... NOJENTO! 

Ai que coisa nojenta!

Num dos dias do congresso o almoço estava tao ruim que eu não consegui comer nada, ate o arroz era frito... Sai do restaurante e me direcionei ao McDonald`s mais próximo. Pedi um Big Mac. Era isso ou eu passava fome. 

Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e picles num pão com gergelim.
Os restaurantes e barraquinhas de comida eram sempre muito carregados de informação, muitas fotos, muitas comida a mostra. 
Caldos para comer com noodles.
Pessoa tampa a boca, mas não tampa o nariz e pega a sua comida com as mãos.
O prato tipico de Pequim eh o tal do pato laqueado. O bicho eh tao frito que não sobra la muita carne pra comer e ele eh normalmente servido como na foto abaixo, enfiado num espeto. Eh interessante a apresentação, mas não eh o que eu considero um prato apetitoso de se ver, não eh? 

Pato laqueado
De sobremesa sempre tinham frutas. Pela cultura local - e eu soube que na Coreia do Sul eh a mesma coisa - servir fruta eh algo muito nobre, chique. você só serve fruta para os convidados especiais. Eles tinham muitas cerejas, melancias, laranjas e bananas, todas deliciosas! No jantar do congresso também serviram uns bolinhos de arroz recheados com uma especie de geleia grossa, de damascos. Eu gostei bastante! 

Bolinhos doces de arroz, conhecido no Japão como Mochi.
Quanto as bebidas. Eu bebi praticamente Coca Cola (2 XingLings, lembram?), no jantar do congresso tinha um vinho muito do ruim e uma cerveja sem graça. Convenhamos, depois de morar em Narnia Molhada do Sul fica meio difícil achar cerveja de outros lugares boa. Não vi quase sucos naturais. Alias, eu achei tudo la (comida, bebida) muito industrializado, cheio de conservantes, empanados, congelado... Tudo pronto para ser frito.

Vinho a la Chapinha, serio!
A China eh um pais enorme e com gente pra dedeu. Vez ou outro alguém fala de alguma comida maluca que se coma na China (ou na Índia) e dai a gente fica achando que todo mundo come aquilo. Isso não eh verdade. Cada região tem suas comidas tipicas e cultura diferente. As pessoas que moram mais ao sul comem coisas mais diferentes, como insetos e cérebro de macaco, mas isso mais no interior. As pessoas que moram nas grandes cidades (lotadas, cheias de gente por todo lado, socoroooooo!) não possuem esses hábitos mais. A comida eh relativamente igual a nossa, carne de boi/frango/porco, com arroz ou noodles e legumes. A diferença eh em como eles preparam isso.

Acho que eh fácil de imaginar como eh... Pensem no Brasil e em como a comida muda com relação a região. Eu não teria coragem de comer buchada de bode, por exemplo (mas teve coragem de comer ovo podre, ne Luana? Se mata!).
Tem buchada de dragão?
Nos mercados se acha muitas marcas ocidentais. Alias, tinha mais marcas de chocolates belgas por la do que eu vejo nos mercados por aqui. A china eh um mercado excelente, não eh? Então as empresas estão mandando tudo que podem pra la. Se você não gosta de comida chinesa e esta na china não entre em panico, porque você vai achar de tudo pra comprar por la.
A comida mais gostosa que eu comi na China foi na verdade Japonesa... hahahaha
Fui jantar num restaurante Japonês com alguns brasileiros que conheci no congresso e ai foi so alegria. Peixe cru, sopas deliciosas... 

Pratos lindos, com copinhos com gelo seco, pra dar um visual mais legal ainda.
Sopa com legumes. Estava muito boa!
Uma ultima coisa sobre a comida na China. Cuidado com o que você pede, veja bem as fotos que eles costumam colocar, porque nem tudo eh traduzido corretamente. Alias, quase nada eh traduzido corretamente.

Isso la parece com um "burguer"?
A palavra em Flemish do dia eh Rot = podre

|

31 Comments


MEDO dessas comidas. E eu tô bem longe de ser chata pra comida, como de tudo menos mocotó. Mas ovo podre não dá né. E chegar ao ponto de escolher um BigMac pq todo o resto é gorduroso demais, tenso hein. Pelo menos eles tem outras opções (não chinesas) mais apetitosas.


Eu acho que não encararia muitas destas comidinhas não.. hahaha, sou muito chata pra comer!! Eu também adorava a comida chinesa servida no Brasil... nossa, quando lembro de um restaurante na Vila Olimpia, em que eu ia com os colegas de trabalho de vez em quando almoçar, me dá água na boca!!! Eu também costuma pedir de vez em quando China in Box por telefone e ADORAVA... Experiência gastronômica, na China, não é para os fracos, nossa, só de pensar nestas frituras...me dá até queimação :-), mas a parte das comidas, a China deve ser um país incrível para ser visitado! Ai que vontade de comer um Yakissoba agora...


Não quis comer as frituras e foi comer no McDonald`s,rsrs, mas entendo, se comido com moderação ainda fica bem menos gordurento do que fritura em si, eu acho.
Fiquei surpresa, achei que teria coisas bem estranhas pra contar sobre as comidas, e mais porquices dos chineses,rs Mas se estão comendo tanta fritura e enlatados, industrailizados, acho que não estão tão distante de como é aqui né?


Se fosse eu, seria McD's morning, afternoon e evening.LOL! Se tudo é gorduroso mesmo, pelo menos no McD's vc sabe o que está comendo e pagando,rs!!

Cultura é a maior diversão,rs!


q lindeza o teu blog. super informativo. uma delícia de ler. parabéns! ;)


e aquela coisa, costume né?! Lembro de uma reportagem que vi nao sei onde em que fizeram alguns ocidentais comerem comida chinesa (acho até que era esse ovo podre aí) e os chineses comerem queijo gorgonzola (aquele dos fungos azuis), e obviamente cada um achou a comida do outro nojenta e tal... é tudo uma questao de costume... E eu com certeza fico com o meu costume de comer queijo com fungos, sem sombra de dúvida!!


Fazem 7 anos que eu não como no Mc Donald's - sim, culpa do Super Size Me, daquela notícia de que foi encontrado amônia nos hambúrgueres (pelo menos, foi o que eu li) e que os hambúrgueres do Mc Donald's não apodrecem. Gente, NÃO APODRECEM! Desse modo, provavelmente eu iria MORRER.DE.FOME na China.

E que coisa esquisita essa de compartilhar COMIDA que os outros pegam com o hashi babado! Mas nem falo nada, né, pq sou fã de chimarrão, e chimarrão a gente compartilha a bomba... Menos meu pai, que faz um chimarrão pra ele e não divide nem com a minha mãe ou com os filhos.

www.falagrasi.blogspot.com


Menina, você é muito chatinha para comida. Mas eu sou também, então te entendo. Jamais na minha vida comeria algo dessa cor sem saber o que é. Que nojo, Luana! Ovo podre é pior que fígado! Deve ser, porque eu não quero estar viva para experimentar isso não. Inhecati! Agora, macarrão a bolonhesa no café da manhã foi duro! Eu fiquei imaginando a (falta) de noção deles sobre o ocidente. Compartilhamento de comida, ainda mais com quem você não conhece...afff, iria passar fome aí!


Enquanto eu morava aí na Zoropa, frequentei alguns restaurantes chineses. E sabe qual era a minha conclusão disso tudo? Eu odiava a comida chinesa pelo brilho de gordura que vinha. MEODEOS!!!! Eu terminava de comer e sentia meus lábios melosos, parecendo que havia passado brilho neles. Uma ou outra coisa eu comia bem, como a sopa de tubarão ou o pato com laranja que eram deliciosos de verdade. Até aquele pão que eles fazem vinha GORDURENTO, Luana!!! Como pode???


Ahhh,comida gordurosa e/ou muito esquisita(tipo cérebros,olhos de bicho,insetos e outros), tô fora! Sei que a comida faz parte da cultura de um povo e que temos de ter um espirito aberto ao viajar, mas não consigo, sou capaz de ter um piriri na mesa e fazer a maior desfeita se topar com algo tipo esses ovos podrinhos..hehehe..Em compensação, eu ia tomar LITROS de chá verde na China (aliás, acho q eu passaria só a chá mesmo),e torraria muitos xing-lings pra trazer todas as espécies de chá q encontrasse...:)))


Lu,
tenho um amigo chinês e o pai dele foi o dono de um dos mais famosos restaurantes chineses de São Paulo, o que ele fala é que a comida servida em restaurantes no ocidente são adaptadas para o nosso paladar e são as chamadas comidas de festa, portanto dificilmente você vai encontra-la facilmente na China, principalmente como turista.
Ah,adoro aquele bolinho do café da manhã e se come facilmente em São Paulo e só saber procurar.
bs
Jussara


Lu, está aberta a temporada de campanhas nos blogs! Vc topa divulgar #ReencontroFamiliar?

www.falagrasi.blogspot.com


Ai, me identifiquei nesse lance do ovo... não, não comi ovo podre chinês. But... uma amiga coreana resolveu me presentear com uma iguaria parecida, ovos verdes (!!!) sei lá, parecia que tinham ficado de molho num chá verde, aff. Nem sei como comi a coisa!
Como sempre... adorei o post. Buchada de dragão? Nãooooooooooooooo!!!


No Brasil eu era bem chegada naqueles restaurantes chineses de shopping (paulistana mór só come no shopis) mas por aqui eu frequento um restaurante chines vegetariano na praia que é delicia!!!!!!!!!! Mas é bem diferentão desses ai. Imagina eu sem entender os nomes e ainda que eles comem tudo que tem mãe, eu ia era morrer de fome, porque eu acho que nem o Mc da China tem veggie burguer certo?

beijos


Tenho vontade de comer uma buchada de bode... :P

Sobre iguarias chinesas, achei que vc ia falar de mto doce com salgado.

:P


vou mostrar esse post pra minha mae, que vai a China mes que vem e anda muito preocupada sobre o que vai comer por lá! e ja disse que nao vai comer no mc, porque nao confia no hamburger deles. kkk


dafuq?? macarrão à bolonhesa no café da manhã??
e queeee nooooojooooooooo você comeu um pidaaaaaaan!! ecaecaeca!! taí uma coisa que me deixa com nojinho, aflição, tudo que há de ruim nesse mundo! >__>
vou ser bem sincera e te dizer que de tudo que foi mostrado, só fui com a cara dos bolinhos de arroz (que nem de big mac eu gosto, hahah)
ó, como ainda pretendo fazer Engenharia, talvez ainda haja esperança pra mim! (ou não, nunca se pode dar crédito demais ao destino, né? murphy vive à espreita e eu super acredito em karma) mas não quero abrir mão de pelo menos um gato na minha casa.
deadpan é isso aqui, ó: http://en.wikipedia.org/wiki/Deadpan (mais ou menos o jeito da zooey deschanel, só que não gosto muito dela)


Oi Lu, como vai?
Ia comentar sobre as comidas servidas aqui são adaptadas para agradar ao nosso paladar, mas alguém já disse isso antes. =)
Mas sua história lembrou quando passei 10 dias em porto seguro e somente na hora do almoço que tínhamos o direito de comer no centro da cidade, onde haviam outras opções de comida. Nas prais retiradas que fomos só tinham comidas típicas, muita fritura e sanduíches naturais que eu não costumo comer por causa da maionese.
Voltei com menos 4 Kg porque só tomava refrigerante e sucos na rua.
Até hoje essas comidas que eu não consigo identificar o que tem dentro me provocam uma certa rejeição.
Beijos
Olivia


HAOIHAOAIHAOIUE

Tô rindo horrores do final: "A palavra em Flemish do dia eh Rot = podre" KKKKKKKKKKK

Ou seja, o final resume tudo sobre a experiência gastronômica na China! rs

Eu tbm AMO a comida chinesa que comemos no Brasil. Mas acredito que não seja a mesma comida chinesa que se come na China e, pelo que você falou, não é mesmo.

Quanta fritura, hein? Nossa... dá até medo. Chinês deve morrer de enfarto aos 35 anos. Credo!

Coca-cola por 2 xing lings é que deve ser uma maravilha... diz aí, pq coca é tão bom?! Ô vício impossível de largar!


La meu prato do dia todos os dias seria coca-cola e big mac. Eu sou muito chata com comida sei la se conseguiria comer. A comida chinesa do Brasil e muito gostosa aqui nos EUA eu nao acho tao boa quanto la, mas na China com tanta fritura, acho que nao ia dar pra mim nao...rs
Beijinhos


Eu sempre fiz compras por aqui nos mercados chineses, pelos vegetais e outras coisas muito mais baratas, os ovos eu já tinha visto em embalagens e não entendo bem como permitem que se venda por aqui deixa pra lá, mas então, tinha cobra em conserva e frita e umas gelatinas estranhas. Tudo tão cuidadoso que se não se estivesse lá escrito que era cobra vc se enganaria fácil e consumiria quem sabe pensando que fosse peixe.

Daí que eu achei que se fosse visitar um dia a China seria super fácil sobreviver a base de vegetais e frutas pra evitar consumir coisas que não são comida pra mim.
Bj


Que bacana isso !
Como eu só falo português e mesmo assim mal, eu nem consigo me imaginar em outro país, mas você que fala diversas línguas deve se divertir muito e tem é muita história para contar.
Obrigada por partilhar isso conosco!
Um abração!


Nossa, que engraçado. Não sabia que tinha tanta fritura, eles passam essa idéia de serem super healthy, e fritura é péssimo. Acho que iria emagrecer varios Kilos se fosse pra China, hahaha....
Beijão!


Fritura??? Eu achava que eles eram adeptos as cozidos.
Eu passaria fome, pois o que me vem a mente quando se fala em china, não é a comida do China in Box, é cachorro cozido, escorpião cozido, cobra cozida... hahahahahaha
Eu e minhas psicoses.
Bj


Nossa! Do que você comeu na China, gostei mesmo foi da comida japonesa, hehehe. Deu até água na boca, nham! E do Big Mac, claro, vício meu, oi? Do resto, eu passaria longe. Acho que a China é um ótimo lugar para fazer dieta, né? :P


muuuuuito legal esse post! como faz pra ir num congresso legal desses? hahaha


Oi Luana,

ahhh eu ja comi um ovo desses!!! Eca! Um chines que trabalha comigo preparou e trouxe em uma ocasiao especial! Ai ele veio com um pratinho para mim e me fez experimentar essa iguaria... mas eu nao consegui disfarcar o meu descontentamento...

bjsss


Adoro comida "chinesa", mas como você disse, essa que é servida fora da China! Mas já acho gordurosa, não daria para comer todos os dias!
Agora vou ver se sobrevivo 3 semanas com essas comidas... depois conto tudo! Vc não passou mal? Eu tenho o estômago um pouco frágil, dependendo do que como tenho que correr para o banheiro... Mas já o meu marido diz que é melhor não comermos nada cru (saladas, frutas, legumes) por causa da água que não é lá muito potável... Ele insiste em verificar se a água mineral não foi aberta antes e sempre sem gelo...


Como assim macarrao e bolinho de carne de porco no cafe da manha??? Serio que chines pensa que a gente como macarronada no cafe da manha?? Cara, que zueira!
Sabe o negocio do ovo podre? Entao, eles tem a maior fissura com esse troço. Uma vez um meu professor de ingles que tinha morado là pra esses lados contou que quando eles casam eles enterram um ovo. O ovo fica là atè que eles nao recebam uma visita de alguem que julguem importante o suficiente para ter a honra de comer o ovo. Quando o dia chega, os vizinhos sao chamados, os parentes, o prefeito, bla, bla, e vai todo mundo assistir a pessoa comer o ovo.
Pra nos ovo podre è uma nojeira, pra eles è algo quase sagrado!
Ahhh...a diferença de cultura!


Algumas comidas chinesas sãoa ceitáveis, mas como eu trabalhei com chineses posso garantir que eles comem qualquer coisa. E qualquer coisa MESMO.DEsde cachorros até fetos... tem que ter estômago mesmo. Mas não diferencia do café do japonês que tb come arroz e macarrão de manhã...

Kisu!


Sagwa também e cultura XD Reconheci um monte de comidas daqui por causa desse desenho. Aliás, estou nessa post por que você falou pra a gente ver as suas postagens sobre as viagens na França, e acabei aqui XD

Web Analytics

Copyright © 2009 Hunfs All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.