27

China - parte 4

Posted by Luana on 00:37 in
Vou continuar a historia fora de ordem mesmo, porque esse texto ja estava quase pronto num email e como hoje eu preciso estudar a culpa dói menos.

Essa parte da historia eh sobre meu ultimo dia de viagem, um depois da minha visita a muralha da China. Minhas pernas doíam MUITO e toda hora eu pisava em falso, de fraqueza muscular mesmo, mas eu já tinha planejado passeio pro dia todo, tive que ir...

Acordei cedo, tomei o cafe da manha maluco – porem gostoso – pela ultima vez (post sobre comida logo, logo vem ai), fiz check out do hotel e fui de metro ate o centro para visitar a praça da Paz Celestial e a cidade proibida. Eu queria ter conhecido o templo do paraíso, mas não deu tempo.
O metro em Beijing funciona bem ate… Tive que trocar de metros 5 vezes para chegar ao centro, mas havia bastante informação em inglês - todas comemora! \o/ - e era tudo muito simples de seguir. Eu não me perdi/confundi nenhuma vez e isso, senhoras e senhores, eh muito, mas muito difícil de acontecer… 
A passagem custa apenas 2 XingLings – o mesmo que a Coca, lembram? – e da pra usar por toda a linha. Os trens são novos e relativamente limpos maaaas… Sabem a estacão de metro da Se as 18:00? Poois eh, o metro em Beijing eh igual, só que em TODAS as estacões e a qualquer hora… Eh gente entrando e saindo, correndo, se empurrando e espremendo… Povo se enfia no vagão, todo mundo bem na vibe lata de sardinha, e dai eles todos começam a usar o celular, ou pra ouvir musica – sem headphone – e pra cantar junto, ou pra ligar pra alguém, ou pra ver TV ou jogar… Tudo coisa que nem faz barulho, neh? Isso sem contar quem resolve colocar a conversa em dia com, sei la, a mãe, pelo celular e fica aos berros… Alias berros define esse lugar… Se bobear Beijing quer dizer "berrando muito alto na montanha do dragão" em chines… Porque tudo tem um "montanha", "dragão", "tigre" na tradução das palavras por aqui… hahahaha

Isso eh no Japão, mas na China só faltou gente me empurrando desse jeito...
Depois de mais de uma hora trocando de metro e brincando de ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo com vários corpos chineses cheguei na estacão que sai bem em frente da praça da paz celestial - Tiān'ānmén Guǎngchǎng - que eh a antiga entrada da cidade proibida, construída em 1415 pela dinastia Ming E o que eu vi primeiro? A carona do Mao Tse Tung? Nadaaaaa… Uma quantidade absurda de gente, turistas, só que 99,9999999% eram chineses… Tanto que quando eu encontrava com algum raro turista ocidental conversava com eles – alias, era totalmente reciproco… "você fala inglês? Sim?? Gracas a Deus!!"… Dai sempre reclamávamos da quantidade de gente, do calor e da língua… hahahahaha

Saída do metro: gente, gente e mais gente
Cheguei ao local de onde o Mao (sou intima, chamo pelo primeiro nome) ficava la falando as baboseiras dele (nem to curto, Marx, beijo!) e subi ate onde ele ficava… Na verdade eu subi de mane mesmo… Tinha uma placa – eu acho que era bem engana turista – e dai falava "bilheteria para a Cidade Proibida". Fui la felizona comprar e vi que estava ¼ do preço que havia visto na internet… Milagre? Nada, eu comprei pro lugar errado… Depois encontrei dois estrangeiros na fila – quilométrica – verdadeira para a cidade proibida e eles disseram que caíram na mesma cilada… Deve ser de proposito mesmo… 

Eu subi la naquela casinha acima da foto do Mao Tse Tung.
Enfim, antes de ver o tal lugar tive que entrar em outra fila – comunista adora uma fila, vamos combinar, ne? – pra deixar minha bolsa, pois era proibido de entrar no honorável local com qualquer bolsa… Tive que pagar 2 XingLings pra isso… Hunfs… Uma Coca Cola desperdiçada!!! Antes de subir, outra fila (olha ai!) e uma policial veio me revistar… Porque toda segurança eh pouca no treco la do Mao… Dai finalmente subi e… nada… Tem o palanque, de onde tirei a foto abaixo e umas fotos na parede e só… Alias, fotos que você não pode fotografar de jeito NENHUM… A policia faz você apagar – não aconteceu comigo, eu nem tentei depois de ver o policial berrar (mais do que o normal) com um chines e arrancar a câmera das mãos dele…

Imagem panorâmica mostrando a praça da paz celestial; com o monumento aos Heróis do Povo, o mausoléu do Mao Tse Tung no centro, o museu nacional da China a esquerda e o Grande Salão do Povo a direita. 

Imaginem isso com vários chineses marchando, imaginou? Veja aqui.

A vista eh muito, muito legal! Mas precisava de tanta segurança e frescura pra isso? Enfim...
Depois de pegar minha bolsa de volta fui ate a fila (iuuuupi) ad infinitum de chineses muito enlouquecidos para comprar o ingresso para a cidade proibida… Quando eu achava que a fila estava andando e chegaria logo a linha vez brotava chines na minha frente… Eles deixavam, sei la, o vovô "Xuang Lee" e dai quando ele estava perto do guichê toda a família (tipo, a população da cidade de Itu) aparecia para comprar ingresso… Super gostei, só que não… 
Bom, entrei finalmente e foi aquele mar de gente, todos chineses, com raras cabecinhas loiras de gringos dos EUA ou da Zoropa… Guias levavam turistas chineses aos montes, e cada um tinha consigo um megafone, olha que legal? E todos berravam no megafone e explicavam, todos ao mesmo tempo, coisas para seus guiados… Se lingua se aprendesse por osmose eu ja era fluente, CERTEZA!!! 

Entrada verdadeira da Cidade Proibida e o mar de chineses.

Em um momento passou um casal da Franca e eles me disseram "porque eles berram tanto?" (em francês, logico, ja viu um francofônico falando inglês? Ra!) e eu concordei e ficamos dando risada… Que feio rir dos outros, não eh? Eu não gosto, mas nossa reação foi tao sincronizada que não deu como não rir… Diferenças culturais, de novo… 

Cidade proibida, primeiro prédio
Cada prédio tinha uma exposição dentro e era separado da população por vidro – embaçadíssimo, diga-se de passagem – e dai todo mundo se contorcia para poder ver, tirar foto, fazer pose de facebook… E dai isso atrasava o processo e ficava uma multidão na frente, todos se cotovelando – quando se sentir sozinho no mundo, vá pra china!! – ate o momento que eu desisti de ver o que tinha dentro dos prédios… Ou eram camas, tronos, tapetes… Cotovelada debaixo das costelas não vale tanto, serio… As vezes nem eram os cotovelos que acertavam minhas costelas, mas as cabeças dos chineses, porque eles são pequenininhos – em geral – ou eu que sou grande… 

Uma das minhas tentativas de tirar foto de dentro das casas, varias cabecinhas.

A cidade proibida (Shenyang) foi construída no final da Dinastia Ming e começo da Dinastia Qing, em 1409. Durante quase 5 seculos foi a morada da família real chinesa e eu ultimo imperador, Puyi (ja viram o filme "O Ultimo Imperador"?), saiu de la em 1912, com a proclamação da republica chinesa. O lugar eh muito, muito grande! Ja foi muito mais majestoso, mas a segunda guerra mundial (sempre ela) e os japoneses trouxeram muita destruição, junto com 19 mil caixas com pecas e riquezas saqueadas. 




Jardim dentro da Cidade Proibida


Quando sai da cidade proibida vi um parque lindo e tive que entrar.

Vista do parque Jingshan em frente a Cidade Proibida.

Desse parque se tem uma vista maravilhosa de Beijing… Olha só!! E a densidade de chineses por metro quadrado nem era toa grande! Tive que pagar mais 2 XingLings (mais uma Coca, snif) pra entrar nesse parque, mas era bonito a valeu a pena… 

Cidade proibida vista de cima do parque.

Saindo do parque eu tinha que dar a volta do quarteirao da cidade proibida para voltar a estacão de metro… Olha, quando um chines disser que eh so andar um quarteirao prepare-se… Voce vai andar quilometros… Vai ver "quarteirao" em chines quer dizer "berrando muito por quilometros em cima do tigre". 

Vista de Beijing.
Andei, andei… Tinham vários restaurantes, bem típicos… Andei, andei… E dai voltei finalmente no lugar onde tinha o metro… Dai olhei no relógio e QUE? Ja tudo isso??? Preciso voltar (laaaaaaaa) pro hotel, pegar minha mala e ir (laaaaaaa) pro aeroporto…Eu resolvi ir ao aeroporto de metro… Mesmo com os chineses aos berros, dentro do metro me esmagando, vale a pena pagar 100 vezes menos, neh?

A historia continua, ainda preciso contar varias coisas, como o chines que agarrou meu braco no meio da rua...

Aguardem...

E se você ainda não viu, tem o murphymeter ai do lado no blog, do lado direito.

Experimente dja!

|

27 Comments


Tipo assim, muito chinês, gritando, fila, cotoveladas... sei lá... eu ia chorar. Já tô ficando tensa aqui de volta ao Rio, imagino na C.H.I.N.A!
Mas, eu rio muito com a sua narração, Lu. Você é ótima!


Hahaha to morrendo de rir com sua viagem pra China, os nomes, os chineses os quarteiroes "pequenos", com certeza aventura nao faltou ne?! Aguardo ansiosa cenas dos proximos capitulos
Beijinhos


Adorei!!! Aguardando China 4 do mesmo modo que o novo livro da Guerra dos Tronos... anda logo. Me basta uma crise de abstinência!


Que máximooooo, ameiii!! Tô morrendo de rir das suas aventuras, haha! TÔ curiosa para saber do episódio do Chinês segurando seu braço, lol!!!!
Beijo!


"Eu não me perdi/confundi nenhuma vez e isso, senhoras e senhores, eh muito, mas muito difícil de acontecer… "... eu também tenho esse "probleminha". rs...
hahahah... estou adorando as suas aventuras na China! Aqui pelas Zoropa tenho visto também muitos grupos de chineses em férias. Eles ainda vão dominar o mundo!! Bjs


Vai ver que quando eles falam que precisa andar apenas um quarteirão, é em cima de um dragão voador ou nas costas de um tigre hahaha Mano, ainda bem que tu é grande...muito ninja a foto por cima das cabecinhas chinesas hahaha não sei como não te deram cameras pra vc fazer fotos pra eles hahahah Menina, até na china, chinês na tua cola???hahaha Vc deu voadora nele? hahahah Fiquei imaginando a cena dentro do metrô hahaha Boa semana.


Nem tenho o que dizer. Milhares de pessouinhas ouvindo som sem headphone no celular, ou jogando joguinhos, ou assistindo TV no metrô, ou conversando como se todos estivessem interessados em suas vidas pessoais??? Certeza que vc não veio pra Curitiba?

A diferença é que aqui temos duas opções de música: ou funk-sou-piriguete-sim-e-vc-que-é-gorda ou... rap-de-protesto-mesmo-eu-tendo-casa-comida-roupa-lavada-e-sem-ter-puliça-atrás-de-mim. Ninguém merece.

Sem contar que pra chinês, parece que tem tudo uma "mística", né? É drangao, é trigue, é peixe que voa...

www.falagrasi.blogspot.com


Ah! que legal... e pra dar risada então... é aqui mesmo...
adorei o comentário da Geisa Bolognani... "aguardando China 4"igual agauardar "Guerra dos Tronos"... eu assito este seriado e amooo... acabou a temporada agora... só ano que vem...
ainda bem que tera "China parte 4".. rsrsr
beijos


Essa viagem vai render... hehehehe

:P


hahaha Adorei!! Suas aventuras para a China estao rendendo mtas risadas!! E diminuindo minha possivel vontade de um dia visitar o pais hahahaha Bjusss


Aglomeração + calor, mistura insuportável pra mim...e me diz uma coisa, chineses são porquinhos tbm na higiene pessoal, tipo, muitos CC's nos metros? =S


O relato da visita é ótimo, mas não sei se eu não teria desisitido com tanta cotovelada no meio do caminho!
bjs
Jussara


Bahh,são muitas emoções para um mesmo dia,muita gente,muitos cheiros,berros,xing lings,q loucura,tô amando "viajar nessa viagem",mal posso esperar pelas próximas partes:comidinhas tem mais,né?
(tarados tb????)


adorei as fotos, mas...a restauração capitalista na China já ocorre mais de anos, de comunista sobrou o nome - tipo em Cuba...


Essa do metrô foi demais mas se tratando da população da china ja era de se imaginar, se eles falando em tom normal parecem que ja estão gritando imagina gritando de verdade mesmo rsrsrs
Adorei o jardim dentro da cidade proibida,as fotos estão lindas,bjkss


hahahahahahaha eu ja falei e falo de novo adoro seu humor. hahahahaha
Que lugar lindo... amei as fotos.
Beijos


você viaja taaanto, da ate uma invejinha branca u.u, e a china parece ser muuito interessante, adorei as fotografias tiradas, e a parte de ter muita gente em todo lugar (principalmente nos metrôs) até que é esperado né? um dos paises mais populosos e tals.

to curioso com a continuação dos relatos.


que viagem fantástica vc está fazendo! nunca pensei em conhecer a China, mas vendo as fotos, lendo seus textos, dá para ver que é um lugar muito interessante, diferente. É ótimo viajar para lugares assim pois aí realmente aprendemos muito, nem que seja na marra...rsrs... estou encantada, legal d+!


Sobre esse lance deles falar gritando, é bem por aí mesmo. Eles falando gritando uns com os outros aqui. É super engraçado!

Bjs


Eu já falei que tenho medo dos chineses? E com eles berrando ainda por cima? Eu sairia correndo, hahahaha. Mas as fotos ficaram lindas, mesmo. E tudo custava 2 xinglings? :P
Gostei!


Que inveja! Tenho vontade de conhecer taaaantos lugares, inclusive a China. Agora, a China é realmente muito populosa, haha. Deve dar um certo medo andar assim, sozinha, no meio dessa multidão tão diferente de nós..

E.. que loucura é aquela de fiscais EMPURRANDO gente pra dentro dos vagões? Nooossa, que medo! Não daria conta de entrar num lugar desses... #claustrofobia impera aqui..


Pior que já andei lendo que por lá é questão de sobrevivência mesmo: furar fila, empurrar, etc, se a gente não faz isso não vai em lugar nenhum! Imagina toda essa quantidade de "corpos" ocupando o mesmo lugar no espaço?
Vou para a China na metade de julho e passo 3 semanas lá. estou quase enlouquecendo com a língua, e morro de medo de comprar uma passagem para um lugar e me derem para outro, e vou parar lá no fim do mundo!!! Mas como vou com meu marido estou mais tranquila, pois ele já viajou bastante em países mais exóticos...
Mas sobre chamar o antigo presidente de MAO, fique tranquila, em chinês o sobrenome vem antes do nome, então esse é o sobrenome dele!
Estou aguardando aqui mais dicas/novidades/perrengues sobre a China!


Ka - Eu tenho problema com muita gente e ainda mais muita gente que não fala a minha língua! Jezuiiis!

Monique - Oi querida... Vem mais historia por ai.. =)

Ge - voce nao faz ideia do orgulho que eu senti em ser comparada com o Game of Thrones... hahahahaha...Olha! Alias, esperar ate o ano que vem eh muita falta de sacanagem, ne?

Tacia - Voce nem imagina! haha

Sandra - GPS interno com defeito, ne? Sei bem como eh...

Eliana - Eu tirei varias fotos acima de cabecinhas chinesas, mas como disse, eu acabei desistindo, porq era muita cotovelada.. tenha do, ne?

Gra - Pelo menos na China eles nao ouviam funk!!!

Ana - China 5, a missão! =)

Cristiano - Hoje no trabalho dei uma apresentação sobre ela e tive que reclamar da quantidade de gente! hahaha... nada cientifico, eu sei...

Aline - Olha, vai sim! Eu sou reclamona, tudo me irrita...

Jo - Eu estava bem longe dos sovacos deles, felizmente.. nao me lembro de sentir cheiro de suor

Jussara - Eu desisti!

Madi - Tarados tb.... aff!

Fulana - Querida, voce pode sair do comunismo, mas ele nunca sai de voce! Chines, Cubano, russo... adoram uma fila!

Renata - O jardim era realmente LINDO! Com laguinhos cheio de carpas

Cristina - Tem que rir pra não sair dando voadora nas pessoas, ne?

Dan - eh... mas veja bem, eu aqui achando q era mais ou menos como São Paulo.. Era pior!

MoiselleMad - Eh bizarro, mas legal também!

Gisley - parece que vão se matar, ne?

Cambaxirra - Viva os 2 XingLings!!!

Natalia - eu acho que daria um soco se um cara me empurra pra dentro do metro, ja pensou?

Milena - Pra quais lugares você vai, Milena?
Serio que o nome dele não era Mao? Eu achei tao pertinente.. hahaha...Bom, vou chamá-lo de Tse, então..


Oi Luana,

menina vc eh aventureira... acho que soh de ter olhado pelo metro eu teria decidido ir de taxi...
eu tenho agonia de lugares superlotados... serio, passo mal. E com gente gritando? Aiii...
mas ao ver as fotos, acho que valeu a pena tudo isso! Que lugares interessantes!
kkkkk eu lembro do ligue dja! kkkkk

bjsss


me arruma um elfo desses aí? já que não dou certo com homens e não sou chegada em mulheres, quem sabe um elfo....


Ahh que legal, amo saber coisas novas sobre lugares diferentes no mundo!! :D
Mas tenho que dizer que depois das suas aventuras, aqui contadas, não irei pra China! :D hehe


Beijão


Tenho muita curiosidade em conhecer a China... apesar desses pagodes serem muitos comuns com os do Japão... mas a Muralha é um sonho...

Kisu!

Web Analytics

Copyright © 2009 Hunfs All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.