21

A Pascoa - Utrecht

Posted by Luana on 22:00 in ,
Eu não sei se já contei, mas sMol fica do ladinho da Holanda (também conhecida por Narnia Molhada do Lado), da pra passar a fronteira andando de bicicleta da minha casa, super perto mesmo... Dai que na pascoa resolvemos ir de carro pros países baixos para visitar algumas cidades. 

Nossa primeira parada foi em Utrecht, para visitar um casal de amigos Neo-Zelandeses que conhecemos quando moramos na Suécia (olha que bagunça, ne? E viva esse mundo globalizado!).  

Utrecht eh antiga pra dedeu (o que por essas bandas nao eh?), tem sua origem na idade media (quem por essas bandas nao teve?), e foi uma cidade importante pro comercio/religião num seculo ai bem antigo (como toda porteira por aqui). Sem querer fazer pouco caso da cidade, eu adoro ler as historias e tals, saber o que se passou pelas ruas que eu visito hoje, mas qualquer dessas coisas vocês podem achar na internet e sera bem melhor explicado do que minhas palavras aqui... A cidade eh linda, com canais e muitos estudantes, por causa da universidade famosa... 

Eu tenho um carinho todo especial por Utrecht por causa de um de seus ilustres elfos: Dick Bruna! 



Ele eh o pai criador de um dos meus personagens mais queridos, a coelhinha Nijntje (em inglês Miffy). Ele ainda ta vivo!! Eu bem que queria ter feito uma visita a ele, mas me contentei em visitar a estatua de Nijntje no centro da cidade. 

Owwwwwnnn!!! Que linda!!!
Alguém ai achou a Nijntje parecida com a Hello Kitty? Os tracos? Pois eh, meus amigos, diz a lenda que a Sanrio copiou os tracos minimalistas da Nijntje para criar os personagens da turma da Hello Kitty. A Sanrio inclusive perdeu uma ação contra Dick Bruna por plagio, em relação a personagem Cathy, que eh um coelhinho. 

Eu não gosto da Hello Kitty, então saber que ela pode ser plagio da minha amada Nijntje só aumentou minha implicância... hahahahaha... Eu lia os livrinhos da Njintje desde pequena e ADORAVA!! 

#TEAM #NIJNTJE!!!!! S2 S2

Além de ver a linda Nijntje, nos tivemos um dia maravilhoso com nosso amigos e eu ainda achei uma estatua linda de cavalos.

No domingo de Pascoa fomos ver as tulipas, mas isso fica pro próximo post (prometo!).

A palavra em Flemish de hoje eh Kinderboeken = livros infantis

ATUALIZAÇÃO

Li o comentário da Liss e fiquei com a pulga atras da orelha... hehehehe

Então fui ver se era A ou O Nijntje. No site (fofo!) oficial da Nijntje fala assim:


"Ze houdt van schrijven en tekenen, van de natuur en van haar vriendjes en familie" - Ela gosta de escrever e desenhar, da natureza e de seus amiguinhos e família. No site Nijntje eh uma menininha.

Sera que isso mudou com o tempo? Sera que por todo mundo fora da Holanda achar que Nijntje era uma menina ela acabou de tornando? Isso eu pretendo descobrir! =)

Aguardem cenas do próximo capitulo!

|

21 Comments


Momento OOOOOOOOWWWWWWWWWWWNNNNNNNNNNNNNNNNN do dia!

E vamos vivendo perigosamente!

www.falagrasi.blogspot.com


So cute essa Nijntje, não conhecia... nem sabia desse embrólio com a SanRio. Gosto da Hello Kit!!!
(não me mata) quando pequena criei (euzinha rabiscava bem) uma versão nacional, a Rrelóuquiti... vivia fazendo tirinhas dela, kkkkk.
Ah, curti muito a estátua equestre.
Mais fotos, please! Tirou foto de alguma tulipa azul? Sou manicada por uma tulipa azul.


Utrecht é lindona mesmo, né? Meu marido adora trabalhar lá....mas que pena que não deu certo da gente encontrar dessa vez, mas na próxima nos veremos sem furos!!

Ah, só uma coisinha, o Nijntje na verdade é um menino, ele até tem a namoradinha chamada Nina. Por algum motivo as pessoas deduziram que Miffy era uma menina, mas se vc perguntar pra qualquer holandês que cresceu com ele, eles vão te responder com a boca cheia que Nijntje é um menino e eles nunca entenderam pq o resto do mundo acha que ele é uma menina....mas na verdade isso não faz diferença nenhuma rs....


Oi Lu, a semelhança é tão evidente que assim que vi a imagem da coelhinha, pensei que era parecida com a Hello Kitty.
Quando vc comentou no email que tinha visto muitas flores, desconfiei logo que tivesse ido pra Hollanda.
Lindo viu! Tenho amigos por lá! Na próxima vez posso falar de vc pra eles.
Olivia


ô Luana, quando é que cê vem visitar sua terra?
quero muito te ver, te dar um abraço. posso? posso??

ah, deiiiixaaaaaaaa


Ai que Pascoa mais fofa a sua. Neo Zelandezes?? Ja te disse que nos moramos 6 anos na NZ? E que e provavelmente pra la que vamos voltar?


Luana, belo este post...e informativo: eu não sabia do caso do plágio.

Abç Jan


Gra - Ela nao eh linda? =)

Ge - ahhh... eu quero MUITO ver a sua Rrelóuquiti!!! Mostra, mostra???

Liss - fui no site oficial pra ver... Eu sempre achei que era uma menininha! La no site ta falando que eh uma coelhinha.. Sera que mudou com o tempo? Que estranho! Ahhh.. Em julho volto prai, dai quem sabe a gente nao consegue se ver dessa vez?

Olivia - pois eh menina... a semelhança eh enorme! A Hello kitty eh a cara na Nijntje.. hunfs

Ju - no final de Julho tamozai... risos... Voce vai estar em Campinas? Me manda um email dai a gente ja vai combinando... =)

Inaie - eu sabia que voce tinha morado la, mas nao sabia que tinha sido tanto tempo! Esse casal de amigos fazia pos doc la na Suecia e agora trabalham em Utrecht... Uma delicia te-los encontrado!

Jan - Pois eh, quase ninguém sabe! beijos


Lú, esqueci de perguntar. Qual a pronúncia do nome da coelhinha?


Então, eu tbm fiquei grilada (nossa, que gíria velha haha) e fui pesquisar. Aparentemente a primeira edição do primeiro livrinho do Nijtje ele foi mencionado como menina, mas os livros que vieram depois ele já é mencionado como menino. Inclusive nos desenhos animados (que eu assistia várias vezes por dia quando era au pair) eles sempre falam HIJ...mas parece que com o sucesso no resto do mundo e com todo mundo considerando uma coelinha, agora ele (ou ela) voltou a ser uma menina.

Mas o autor disse recentemente que não faz a minima diferença, pois os tanto os livros quantos os desenhos são direcionados para crianças com menos de 5 anos e nessa idade não deveria existir nenhum tipo de sexualidade, nada que separa os gêneros. Assim, tanto meninas quanto meninos gostam independente do sexo do coelinho, não é que nem a Dora the Explorer que as meninas amam e os meninos odeiam desde novinhos só pq ela é uma menina...achei válido a justificativa do Dick Bruna...


Ei eu tinha um(a) bonequinho(a) de borracha do(a) Nijntje (miffy). :)
Não sei que fim levou... deve ter uns 25 anos que não vejo. hauhauhauahuahauhau Será que ainda encontro??


Muito fofa a Nijntje ^^ E achei mesmo que tinha uns traços da Hello Kitty, mas achei Nijntje bem mais bonitinha ^^
E não gosto da Hello Kitty tbm ><
E que linda aquela estátua de cavalos, tbm acho lindo demais cavalos *.*
E adoro estátuas,rsrs


Luana, vc que adora cavalos tbm, assistia o desenho Cavalo de Fogo? Tinha tantos cavalos lindos lá, lembro que tinha uma cidade dos cavalos, algo assim, o cavalo menos bonito era o Cavalo de Fogo, mas eu amava ele *.*


De fato, Utrecht é uma graça. Adorei quando estive lá.
E adorei ainda mais saber que Holanda é Nárnia Molhada do Lado.
Ri muito agora!!!!


Cara, devo ser de outro planeta! Nunca tinha visto esse (ou essa?) coelhinha antes!! Me sinto um E.T!


Essa coelha é mto linda e fofa diria que ela tem um jeitinho de made in japan e não de made in Narnia molhada do lado é um pouquinho parecida com a hello kitty sim.
Bjks e otimo findi Lú:)


Oi Luana,

eu nao estou muito lembrada dessa coelhinha, nao... Tem livrinhos de crianca dela? Ahh nao tive infancia!
Linda a estátua!

bjsss


Adorei o post! Tenho memórias dessa coelhinha, mas deve ser porque ela se parece mesmo com a Hello Kitty. Ou melhor, a Hello Kitty se parece com ela! Mas a coelhinha é beeeem mais fofa, hehe, acho que por ter esse ar nostálgico, infantil mesmo. Hello Kitty hoje é uma marca de coisas caríssimas consumidas mais por adultas retardadas que por crianças.


E eu e meus planos de viagem... vou só anotando roteiros por eqto. ;)

Bjs!


a minha infância recheada à turma da Mônica, que gosto até hoje, tinha um encantamento(quase uma fixação ) pelas cores da coelhinha (que não sabia o nome até agora). A estética dela me atrai até hoje. Adorei o momento nostalgia =) legal!


Olivia - Se você entrar no site oficial, que eu coloquei no texto, você pode ouvir como se pronuncia... =)

Liss - Pra mim eh A Nijntje, pega eu! hahahaha
E de fato, pra crianças não faz a menor diferença, ser menino ou menina...

silvinha - Se achar me fala!

Jo - Cavalos são minhas paixões! E eu tambem acho a Nijntje MUITO mais legal que a boba, chata e feia da Hello Kitty... hahaha... Cavalo de fogo foi um dos meus desenhos preferidos.

Ka - eu sou uma tonta, ne? hahahha

Gisa - Nadaaaa! Agora você conhece... =)

Renata - Eu acho ela super a cara de Narnia Molhada do Lado... =)

Anna - Tem livrinhos, desenhos... cadernos pra pintar... da uma olhada no site!

Cheshire cat - "Hello Kitty hoje é uma marca de coisas caríssimas consumidas mais por adultas retardadas que por crianças." - EXATAMENTE!

Eve - Vem pra ca! Eu moro bem pertinho dai podemos ir juntas... ;)

Alice - eu também sou apaixonada pela turma da Mônica.

Web Analytics

Copyright © 2009 Hunfs All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.